Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Grupos terapêuticos em saúde mental: A experiência da perda e do luto em pacientes de um município do extremo sul catarinense
Adrian Thives de Bona Sartor, Fabiane Perondi, Bruna Mascarenhas Santos, Gabriela de Castro Pasquini, Letícia Oliveira Marx, Luiz André Prange da Silva, Roger Flores Ceccon, Carlos Alberto Severo Garcia Jr.

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: O projeto de extensão relacionado aos grupos terapêuticos em saúde mental é vinculado a Escola de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá, e tem como objetivo apoiar o município de Balneário Arroio do Silva-SC no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e demais necessidades em saúde, promovendo ações de educação permanente e integração ensino-serviço. O objetivo desse trabalho é descrever como foram desenvolvidos os grupos terapêuticos de saúde mental com enfoque em pessoas enlutadas e com perdas de familiares. Desenvolvimento: Foram realizados dois grupos semanalmente no Ambulatório de Saúde Mental do município, com duração de uma hora cada e, devido à pandemia, comportam no máximo quatro participantes, além dos estudantes e do professor vinculados à UFSC. Os grupos iniciaram em agosto de 2021 e foram finalizados em dezembro do mesmo ano, conforme pactuação com a gestão do município. Impactos: Os grupos trouxeram impactos de duas formas: 1) possibilitaram aos estudantes o desenvolvimento de uma escuta qualificada e noções básicas sobre organização, condução e manejo de grupos; 2) auxiliaram no apoio ao processo de luto vivido pelas pessoas que participam dos grupos terapêuticos. Ainda, almeja-se um terceiro impacto, que a gestão local do serviço incorpore dispositivos de cuidado coletivo de forma permanente. Considerações Finais: Este projeto de extensão tem contribuído no fortalecimento do SUS no município de Balneário Arroio do Silva e na formação acadêmica com maior qualificação dos estudantes de fisioterapia e medicina, em maior integração entre ensino-serviço. Em tempos de pandemia, a realização de um projeto de extensão é um indicativo de resistência da universidade pública em conexão com a comunidade e suas necessidades.