Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Intervenção educacional precoce no combate ao consumo de substâncias psicoativas: um estudo de caráter reflexivo.
Gabriela Oliveira Parentes da Costa, Rogério Pinto de Sousa, Fernanda Lorrany Silva, Antonia Almeida Araújo, Naianne Georgia Sousa de Oliveira, Socorro de Maria Rodrigues Sousa, Michelle Santos Macêdo, Fernando Lopes e Silva-Júnior

Última alteração: 2022-02-09

Resumo


Introdução: O consumo de substâncias psicoativas por adolescentes é um problema de saúde pública não somente no Brasil, mas em vários países. Tal comportamento pode trazer riscos à saúde, sendo associados à problemas sociais, físicos, psicológicos, entre outros e podem resultar em depressão, transtornos de ansiedade e até em suicídio. Os problemas causados pelo consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes são responsáveis ainda pela evasão escolar e déficit no aprendizado. Assim, a escola tem um papel fundamental na prevenção primária do uso de álcool e outras drogas nessa fase do curso de vida. Com este estudo objetivou-se desenvolver uma análise crítica acerca das intervenções sobre o combate de álcool e outras drogas no ambiente escolar. Método do estudo: Trata-se de um estudo reflexivo. A pesquisa foi realizada em janeiro de 2021, embasada na literatura sobre a temática em questão. Os critérios adotados foram materiais que tratassem sobre a prevenção do consumo de drogas psicoativas na escola. Excluindo-se, literatura que abordasse prevenção educativa de outros agravos à saúde. Os materiais selecionados foram de 2014 a 2020, disponíveis nas bases PsycINFO (American Psychological Association) e no ERIC (Education Resources Information Center, por se acumularem uma variedade de publicações sobre o tema. Os descritores usados para a busca foram: Adolescent; Drogas Ilícitas; Alcohol Drinking; Alcohol Drinking, combinados com a expressão AND ou de forma isolada. Ao todo, foram selecionados 7 artigos. Resultados: Atividades educativas são de extrema importância no combate ao abuso de substâncias entre adolescentes. A escola possui espaços físicos para o desenvolvimento dessas intervenções, bem como, a possibilidade de atrelar a temática à várias disciplinas como estratégia para falar sobre o assunto. Mais ousadamente, a escola tem a liberdade de desenvolver projetos de extensão ou de pesquisa juntamente com profissionais da saúde, que podem contribuir com a prevenção do uso dessas drogas entre os discentes. Além da prevenção do uso de drogas por adolescentes é necessário focar em intervenções que alcancem os alunos vulneráveis e os que já fazem uso de substâncias químicas. O envolvimento de toda a comunidade escolar e da família nesses projetos e programas de prevenção ou redução do uso de drogas configura um fator positivo e determinante para sua efetividade. Os recursos podem ser destinados a alcançar ainda, os profissionais e pais que estão diretamente envolvidos, para que possam ser capacitados, uma vez que os docentes não recebem orientações para trabalhar a temática em sala de aula. Considerações finais: percebe-se ainda muita limitação para trabalhar sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas na escola. Identificar o problema e capacitar os envolvidos é o primeiro passo para desenvolver projetos e programas voltados especificamente para cada problema, uma vez que cada cenário tem uma realidade e precisa de adaptação para um resultado positivo das ações.