Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-09
Resumo
Introdução: O consumo de substâncias psicoativas por adolescentes é um problema de saúde pública não somente no Brasil, mas em vários países. Tal comportamento pode trazer riscos à saúde, sendo associados à problemas sociais, físicos, psicológicos, entre outros e podem resultar em depressão, transtornos de ansiedade e até em suicídio. Os problemas causados pelo consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes são responsáveis ainda pela evasão escolar e déficit no aprendizado. Assim, a escola tem um papel fundamental na prevenção primária do uso de álcool e outras drogas nessa fase do curso de vida. Com este estudo objetivou-se desenvolver uma análise crítica acerca das intervenções sobre o combate de álcool e outras drogas no ambiente escolar. Método do estudo: Trata-se de um estudo reflexivo. A pesquisa foi realizada em janeiro de 2021, embasada na literatura sobre a temática em questão. Os critérios adotados foram materiais que tratassem sobre a prevenção do consumo de drogas psicoativas na escola. Excluindo-se, literatura que abordasse prevenção educativa de outros agravos à saúde. Os materiais selecionados foram de 2014 a 2020, disponíveis nas bases PsycINFO (American Psychological Association) e no ERIC (Education Resources Information Center, por se acumularem uma variedade de publicações sobre o tema. Os descritores usados para a busca foram: Adolescent; Drogas Ilícitas; Alcohol Drinking; Alcohol Drinking, combinados com a expressão AND ou de forma isolada. Ao todo, foram selecionados 7 artigos. Resultados: Atividades educativas são de extrema importância no combate ao abuso de substâncias entre adolescentes. A escola possui espaços físicos para o desenvolvimento dessas intervenções, bem como, a possibilidade de atrelar a temática à várias disciplinas como estratégia para falar sobre o assunto. Mais ousadamente, a escola tem a liberdade de desenvolver projetos de extensão ou de pesquisa juntamente com profissionais da saúde, que podem contribuir com a prevenção do uso dessas drogas entre os discentes. Além da prevenção do uso de drogas por adolescentes é necessário focar em intervenções que alcancem os alunos vulneráveis e os que já fazem uso de substâncias químicas. O envolvimento de toda a comunidade escolar e da família nesses projetos e programas de prevenção ou redução do uso de drogas configura um fator positivo e determinante para sua efetividade. Os recursos podem ser destinados a alcançar ainda, os profissionais e pais que estão diretamente envolvidos, para que possam ser capacitados, uma vez que os docentes não recebem orientações para trabalhar a temática em sala de aula. Considerações finais: percebe-se ainda muita limitação para trabalhar sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas na escola. Identificar o problema e capacitar os envolvidos é o primeiro passo para desenvolver projetos e programas voltados especificamente para cada problema, uma vez que cada cenário tem uma realidade e precisa de adaptação para um resultado positivo das ações.