Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A inserção da pesquisa na graduação de Enfermagem: reflexões em torno da identidade profissional
Yasmin Saba de Almeida, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Elaine Antunes Cortez

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: A graduação é um marco para a formação da identidade profissional, neste âmbito, a educação e a pesquisa científica são vistas como retratos dessa identidade manifestada, influenciando em sua construção. A configuração da identidade da Enfermagem é concebida pela história, os saberes e a prática profissional, iniciando-se antes mesmo do ingresso do trabalhador no campo clínico. Assim, em um mundo de trabalho que exige do profissional uma capacidade crítica, reflexiva e construtiva, a inserção precoce da pesquisa em Enfermagem se torna uma estratégia relevante para a formação dos enfermeiros. Apesar disso, é possível observar um distanciamento por parte dos alunos, quanto a busca pela iniciação à pesquisa durante sua formação, afetando, assim, o desenvolvimento e construção da identidade profissional. Logo, o objetivo deste estudo é refletir sobre a inserção dos estudantes da graduação de Enfermagem na pesquisa e as interligações com a construção da identidade profissional.

Desenvolvimento do trabalho: O estudo possui abordagem qualitativa, exploratório-descritiva. Trata-se de um recorte de dissertação, que se insere na linha de pesquisa 'O cuidado em seu contexto sociocultural'. Em particular, trata de um estudo do tipo bibliográfico, no qual se realizou pesquisa literária, abrangendo leitura, interpretação e síntese de artigos publicados nos últimos cinco anos.

Resultados: A pesquisa como princípio científico contribui para o avanço da profissão como ciência, visto que propicia a reflexão, inovação e transformação do indivíduo e da realidade em que se encontra inserido. A integração da pesquisa no processo de formação dos enfermeiros é capaz de gerar maior autonomia no processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, sobretudo a competência investigativa, permitindo-os, futuramente, desenvolver e relacionar a pesquisa a sua pratica cotidiana profissional, levando a uma assistência em saúde mais qualificada. Apesar disso, ainda há barreiras para a plena inserção da pesquisa no currículo formativo, como o fato dos estudantes não a verem como um elemento que configura parte de suas identidades.

Considerações finais: Como Enfermagem possui papel vital dentro do cuidado em saúde, a integração da competência investigativa como parte da identidade profissional torna-se fundamental, devendo esta ser mais estimulada no âmbito do ensino superior. A inserção precoce da pesquisa na formação dos enfermeiros há de permiti-los desenvolver maior autonomia e capacidade de enfrentar os desafios do cotidiano de trabalho, tornando-os profissionais mais qualificados e empoderados.