Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-06
Resumo
Nós, estudantes do curso de graduação em Fonoaudiologia de uma universidade federal brasileira, iremos apresentar um relato de experiência para trazer à tona a importância da ética enquanto disciplina na graduação da área da saúde. A Fonoaudiologia é uma ciência cujo exercício prático apresenta-se de forma bastante ampla, através de diversas especialidades e diferentes áreas de atuação. Com um exercício profissional tão variado, o fonoaudiólogo generalista está sujeito a atender públicos pertencentes a diferentes faixas etárias, com realidades socioeconômicas e culturais distintas. Portanto, considera-se essencial que, durante o período de formação, o graduando tenha contato com informações de qualidade a respeito da ética enquanto saber filosófico e da ética profissional, buscando condutas mais respeitosas e adequadas a serem adotadas na atenção e cuidado à população. As aulas ocorrem semanalmente, sendo uma disciplina ministrada no segundo período do curso. Durante as aulas, somos apresentados a pautas sociais e chamados a expor nossas opiniões a respeito de discussões que abrangem diversos temas de alta relevância (desde os direitos das minorias, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), ética na pesquisa com seres humanos, etc.). As discussões são sempre orientadas pela docente e, por vezes, contam com a presença de professores convidados com o objetivo de enriquecer o debate Essas discussões surgem de maneiras diversas, podendo ser suscitadas a partir de apresentações de trabalhos realizados, nas aulas lecionadas, por notícias atuais ou músicas e filmes. Percebemos que esses momentos configuram uma parte preciosa da formação porque, enquanto futuros profissionais da saúde, é necessário que conheçamos os impasses vividos pelas minorias, suas reivindicações e direitos, como forma de garantir a esses sujeitos um atendimento que seja o mais ético, adequado e humanitário possível. Observamos entre nossos colegas, o aumento da atenção para questões sociais, econômicas e culturais relevantes para nossa futura atuação enquanto profissionais da saúde, além de interesse e engajamento ímpares nas discussões propostas. Foi possível notar, que com o passar do tempo, os próprios estudantes começaram a trazer para a sala de aula questões éticas para serem debatidas entre colegas e com a professora - o que demonstra o interesse dos alunos na análise, a partir da ética, de discussões voltadas para a sua futura atuação profissional. Baseando-nos na ideia do Imperativo Categórico, proposta pelo filósofo prussiano Immanuel Kant e sintetizada por “Age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por tua vontade em lei universal da natureza”, pode-se concluir que as ações do fonoaudiólogo, enquanto membro do corpo social, devem ser baseadas nas possíveis implicações dessas ações para a sociedade como um todo. As discussões a respeito da ética e de suas implicações para a atuação futura interessam muito aos graduandos, proporcionando uma maior interação entre o docente e os discentes durante o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de competências que nos habilitem a sermos mais humanos e respeitosos quando em contato com a população.