Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O ensino da Ética Profissional na graduação em Fonoaudiologia sob a perspectiva do acadêmico.
Lucas Trabak Bosi de Sousa, Fernanda dos Santos Malavolte, Mel Fonseca de Almeida, Vanessa da Silva Candeias, Kessilim da Silva Correa, Ana Clara Honório Borges, Isabelli Nobre Cabral, Margareth Attianezi Bracet

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


Nós, estudantes do curso de graduação em Fonoaudiologia de uma universidade federal brasileira, iremos apresentar um relato de experiência para trazer à tona a importância da ética enquanto disciplina na graduação da área da saúde. A Fonoaudiologia é uma ciência cujo exercício prático apresenta-se de forma bastante ampla, através de diversas especialidades e diferentes áreas de atuação. Com um  exercício profissional tão variado,  o fonoaudiólogo generalista está sujeito a atender públicos pertencentes a diferentes faixas etárias, com realidades socioeconômicas e culturais distintas. Portanto, considera-se essencial que, durante o período de formação, o graduando tenha contato com informações de qualidade a respeito da ética enquanto saber filosófico e da ética profissional, buscando condutas mais respeitosas e adequadas a serem adotadas na atenção e cuidado à população. As aulas ocorrem semanalmente, sendo uma disciplina ministrada no segundo período do curso. Durante as aulas, somos apresentados a pautas sociais e chamados a expor nossas opiniões a respeito de discussões que abrangem diversos temas de alta relevância (desde os direitos das minorias, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), ética na pesquisa com seres humanos, etc.). As discussões são sempre orientadas pela docente e, por vezes, contam com a presença de professores convidados com o objetivo de enriquecer o debate Essas discussões surgem de maneiras diversas, podendo ser suscitadas a partir de apresentações de trabalhos realizados, nas aulas lecionadas, por notícias atuais ou músicas e filmes. Percebemos que esses momentos configuram uma parte preciosa da formação porque, enquanto futuros profissionais da saúde, é necessário que conheçamos os impasses vividos pelas minorias, suas reivindicações e direitos, como forma de garantir a esses sujeitos um atendimento que seja o mais ético, adequado e humanitário possível. Observamos entre nossos colegas, o aumento da atenção para questões sociais, econômicas e culturais relevantes para nossa futura atuação enquanto profissionais da saúde, além de interesse e engajamento ímpares nas discussões propostas. Foi possível notar, que com o passar do tempo, os próprios estudantes começaram a trazer para a sala de aula questões éticas para serem debatidas entre colegas e com a professora - o que demonstra o interesse dos alunos na análise, a partir da ética, de discussões voltadas para a sua futura atuação profissional. Baseando-nos na ideia do Imperativo Categórico, proposta pelo filósofo prussiano Immanuel Kant e sintetizada por “Age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por tua vontade em lei universal da natureza”, pode-se concluir que as ações do fonoaudiólogo, enquanto membro do corpo social, devem ser baseadas nas possíveis implicações dessas ações para a sociedade como um todo. As discussões a respeito da ética e de suas implicações para a atuação futura interessam muito aos graduandos, proporcionando uma maior interação entre o docente e os discentes durante o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de competências que nos habilitem a sermos mais humanos e respeitosos quando em contato com a população.