Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Aspectos teóricos e práticos da Medicina Baseada em Evidências: um relato de experiência
Marcus Vinícius Athan Castanho, Pedro Thiago de Cristo Rojas Cabral, André Luís e Silva Evangelista, Arnaldo Ramos de Oliveira Netto, Rachel Cardoso Nunes, Rodrigo Tikara Kawai, Janaína de Oliveira e Castro, Heliana Nunes Feijó Leite

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


Apresentação: O Comitê Permanente em Educação Médica da IFMSA Brazil UFAM(Projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas) visa identificar e atuar nas lacunas do currículo e da formação dos futuros médicos localmente, todavia sempre com uma visão global. Com a atividade “Palestra à MBE: Aspectos teóricos e aplicação prática”, objetivou-se apresentar a Medicina Baseada em Evidências sua importância na otimização da prática clínica, engajando os acadêmicos de Medicina na prática da escrita acadêmica, provendo exemplos de como aplicar o conhecimento teórico à prática clínica. A MBE se traduz pela prática da medicina em um contexto em que a experiência clínica é integrada com a capacidade de analisar criticamente e aplicar de forma racional a informação científica de forma a melhorar a qualidade da assistência médica. Não obstante, esse trabalho se trata do compartilhamento do sucesso desse evento e da avaliação do impacto do mesmo, tanto para os autores desse resumo que coordenaram o evento, bem como para os participantes que tiveram a oportunidade de participar. Desenvolvimento: A atividade começou a ser trabalhada no dia 07/10/2021, visto a importância de apresentar dos acadêmicos de Medicina ao mundo da pesquisa científica. Por conta da pandemia causada pelo COVID-19 e a suspensão das atividades práticas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para o ano de 2021, o Comitê Local (LC) IFMSA Brazil-UFAM teve suas reuniões e ações presenciais também, visto que usufruía da estrutura da faculdade de medicina para realização de atividades. Diante dessa conjuntura, o Comitê Permanente de Educação Médica, por meio de seu diretor local e dos coordenadores locais (19 discentes), optaram pela realização de ações virtuais como forma de incentivar discussões e capacitar seus membros nas mais diversas temáticas sobre o contexto da educação médica. A divulgação da palestra foi iniciada no dia 22/10/2021 se estendendo até o dia do evento por meio das redes sociais (instagram e grupos do whatsapp) do comitê local, onde foi divulgado também um link do Google Forms para a realização da inscrição dos participantes. Por ser um evento virtual e utilizar uma plataforma gratuita, não houve gastos para sua organização. O evento foi realizado como uma palestra no dia 28/10/21 das 20h às 22h (GMT -4) por meio da plataforma Google Meet, na qual o médico Lucas Ponte, membro certificado da American College of Surgeons, Sociedade Brasileira para o Progresso da ciência, Young Leaders of the Americas Initiative e praticante da Medicina Baseada em Evidências, discorreu sobre temas basilares da MBE, bem como interagiu com os participantes criando um ambiente de aprendizado mútuo, com várias dúvidas e discussões tendo sido colocadas em pauta. A reunião foi dividida em 9 tópicos: Apresentação, Reflexões, Fake News, Medicina Baseada em Evidências, Estratégia PICOT para Formulação da Pergunta de Pesquisa, Tipos de Viés, Validade Interna e Externa, Protocolos e Listas de Checagem e Mensagens de reflexão. Ao apresentar o tema e promover as reflexões, o palestrante concedia aos participantes a oportunidade de questionar seus conhecimentos quanto à pesquisa, bem como o porquê de se realizá-la levando em consideração as evidências e aplicando à prática clínica. Baseado no estudo da Royal College of Physicians and Surgeons of Canada, a expertise clínica está intrinsecamente ligada a 6 características do médico: profissional, comunicador, colaborador, gestor, defensor da saúde e estudioso. Essa última é a base da Medicina Baseada em Evidências. Ele realçou que para tomar decisões clínicas são necessários os conhecimentos do médico sobre evidências, habilidades e atitudes, além de aliar isso à legislação e aos valores e expectativas do paciente. Com isso, a MBE se torna uma parte indivisível dos cuidados em saúde e na tomada de decisões clínicas. Foi apresentado também o conceito das notícias falsas e as influências na pandemia de COVID-19 e uma introdução ao conceito de “avaliação crítica”, sendo o processo de análise cuidadosa e sistemática da pesquisa para julgar sua confiabilidade e seu valor e relevância em um contexto particular. Seguindo na apresentação, definiu o viés de seleção, que ocorre quando existem erros durante a seleção dos participantes para compor a amostra de uma pesquisa, e o viés de análise, sendo qualquer situação que prejudique a análise dos resultados e adicione mais esforços para atingir o objetivo do estudo. Ao passo que ele delimitava esses termos, também ampliava as fontes de conhecimento e pesquisa dos participantes, estimulando-os a exercitar as teorias repassadas e a buscar cada vez mais estudos acerca do tema. O penúltimo tópico sobre as pesquisas se tratava das validades: interna (qualidade do estudo: quanto seus resultados são confiáveis) e externa (se os resultados de um determinado estudo podem ser aplicados na rotina diária). Para finalizar, foi feita uma explicação teórica seguida da realização de exercícios para fixar a utilização do método PICO, que auxilia na pergunta de pesquisa, essencial para a prática da Medicina Baseada em Evidências. O método PICO envolve variáveis como a população, intervenção, comparação e resultados, a fim de otimizar o entendimento do público, o médico então desafiou todos a interpretarem casos e formular as perguntas, sendo esse o momento de maior proveito dos participantes para fixarem o conhecimento adquirido. A fim de incentivar o consumo de conteúdo verificados, o palestrante apresentou os Protocolos, além disso forneceu aos participantes encorajamento em seu último slide, sendo muito elogiado no chat da plataforma. Resultados e Impactos: Foram contabilizadas 20 avaliações de impacto, revelando o mesmo número de participantes. Para se obter a avaliação de impacto da atividade sobre os estudantes presentes na palestra, foi realizado um questionário através da plataforma Google Forms composto por 17 questões, abrangendo tópicos de identificação, avaliação individual e avaliação da palestra por meio da metodologia Customer Satisfaction Score (CSAT) com uso da escala Likert (1 a 5). Participaram alunos de 7 Estados diferentes, preenchendo o formulário da avaliação de impacto por meio da plataforma Google Forms com a palavra-chave “pesquisa”, a qual foi passada a eles durante o evento. Em suma, o evento teve um impacto positivo nos participantes, visto que a menor avaliação foi de 4 na escala de Likert e todos os participantes relataram que suas dúvidas acerca do tema foram sanadas. Assim, por meio da exposição de conhecimento pelo palestrante bem como pela troca de experiências e opiniões entre os participantes, houve uma sensibilização quanto à importância da pesquisa científica e do entendimento de artigos científicos na questão de saber aplicá-la na prática clínica. A partir do que já foi exposto, é possível verificar o impacto da ação para a maior parcela dos estudantes ouvintes. As avaliações positivas predominaram, demonstrando a aplicabilidade do conteúdo ministrado para a realidade atual. Considerações finais: Tendo em vista o cenário atual da medicina no qual estamos inseridos, táticas para melhorar o desempenho, aprendizagem e métodos de diagnóstico são fundamentais para manter a manutenção de uma boa efetividade de novos conhecimentos adquiridos na graduação, ainda que distantes das salas de aula devido à pandemia. O sucesso da ação foi muito gratificante para o comitê organizador, incentivando todo o time envolvido a participar na coordenação de eventos futuros, além de entender a necessidade de identificar problemas relevantes do paciente e promover a aplicabilidade social das conclusões, além de visualizar a perspectiva de trabalhar esse tema com mais frequência no futuro.