Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-20
Resumo
Apresentação: O comportamento do discente de medicina no ciclo básico em relação ao seu processo de aprendizagem é tema discutido frequentemente, dado que a grade curricular inicial possui uma base teórica muito extensa intercalada com poucas aulas práticas, o que pode acarretar em desmotivação e desistência no aluno ingressante. Diante disso, diversos os recursos didáticos foram disponibilizados para mediar o processo de aquisição de conhecimento, a exemplo da maquete, que consiste na representação de algo em formato tridimensional com escala real, ampliada ou reduzida e dos vídeos, que com o apoio audiovisual, permite a melhor observação do objeto produzido para e estudo e planejamento. O presente relato visa apresentar a experiência da utilização da maquete e a criação de vídeos curtos como metodologia ativa no curso de Medicina com o intuito de tornar mais significativo o aprendizado. Essa investigação-ação teve como objetivos: 1) relacionar conteúdos básicos teóricos com as práticas disciplinares e 2) envolver a atenção do aluno com o conteúdo desenvolvido na sala de aula. Desenvolvimento: No mês de novembro de 2021, em uma faculdade de medicina no Sul do Estado do Pará, foi solicitado aos alunos do 2º período que confeccionassem um rim devidamente colorido em modelo 3D em tamanho real de uma pessoa adulta com destaque para a glândula suprarrenal e um vídeo de 5 minutos com as descrições da origem embriológica, características celulares e histológicas, fisiologia e topografia da estrutura, vascularização e segmentação renal. Após a ação, na aula da disciplina SOI (Sistemas Orgânicos integrados) um espaço extraclasse foi criado, que permitiu a explanação em sala de aula dos conhecimentos adquiridos com a montagem e a contribuição dos docentes com aula expositiva sobre o tema apresentado, roteiro de estudos e esquemas e compartilhamento de material suplementar às aulas. Resultados: Após a realização da atividade, foi constatado que a introdução de estratégias didáticas variadas proporcionou maior participação e motivação da turma, redução da evasão escolar, contextualização da importância da Embriologia, Histologia, Anatomia e Fisiologia para a atuação do profissional de Medicina e abordagem de maneira mais precisa, crítica e reflexiva dos conteúdos de SOI nas aulas prática em laboratório. Considerações Finais: Desta forma, as atividades de educação em saúde com a utilização de metodologias de aprendizagem mais interativas, como a tecnologia das maquetes e o apoio de um vídeo educativo, contribuíram significativamente para o fortalecimento do conhecimento dos discentes no decorrer do semestre e para o melhor desempenho em outras disciplinas que estivessem indiretamente ligadas ao SOI.