Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-04-26
Resumo
Resumo:As atividades dos Programas de Residência em Saúde Multiprofissional do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (SESA/ES) iniciaram em 2020. A residência é uma especialização lato sensu que enfatiza a integração entre a teoria e prática. O ICEPi utiliza a metodologia ativa de ensino, visando desenvolver a aprendizagem critica reflexiva dos profissionais. Nesse processo, o projeto aplicativo (PA) é uma das ferramentas utilizadas na metodologia e visa realizar intervenções no campo de prática a partir das experiências dos residentes, utilizando como referencial o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) de Carlos Matus. Esse processo de aprendizagem propicia o desenvolvimento do perfil de competências da formação em serviço. Assim, esse trabalho descreve a experiência educacional dos residentes do Programa de Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância.
Objetivo:Relatar a experiência da utilização do Planejamento Estratégico Situacional na elaboração do projeto aplicativo na Vigilância em Saúde da SESA/ES.
Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido pelos residentes situados na Região de Saúde Metropolitana, no período de 2020 a 2021, sobre os aspectos práticos vivenciados pelos residentes. Devido a pandemia Covid-19, as tutorias para a elaboração do PA ocorreram via remota. A primeira etapa foi a elaboração do diagnóstico situacional queidentificou os principais agravos e doenças no território. A próxima etapa foi a priorização dos problemas por meio de uma matriz decisória. Dentre os problemas priorizados, a esquistossomose foi selecionada devido um município da Região de Saúde apresentar taxa de notificação elevada comparado ao estado e País. Após essa etapa, foram identificados os principais atores sociais da SESA/ES, e classificados por seu valor e interesse. Durante as tutorias, constatou-se a necessidade de maiores informações sobre a esquistossomose e posteriormente foi realizado o levantamento de informações nos sistemas de notificação, com a construção de tabelas e mapas. Em seguida foi realizada reunião com os atores sociais classificados com maior valor e interesse para discussão. A reunião contribuiu para elucidação dos nós críticos dos problemas, por meio da metodologia da "árvore explicativa”. O macroproblema priorizado foi: Alta prevalência de Esquistossomose em Santa Maria de Jetibá/ES. Os nós críticos foram: Falta de implementação dos fluxos existentes de notificação; qualidade laboratorial e tratamento; ausência de um diagnóstico socioambiental; e falta de capacitações dos profissionais e gestores. As ações elaboradas pelos residentes incluíram: elaboração de fluxograma para os municípios; inclusão de campos obrigatórios na ficha de notificação; análise espacial; elaboração de material técnico e capacitações dos profissionais.
Resultados: A experiência proporcionou aos residentes conhecer e oferecer conteúdo técnico cientifico sobre a esquistossomose no contexto da Vigilância em Saúde, bem como a reflexão e discussão dos processos institucionais com a proposição de ações transformadoras.
Considerações finais:Este relato demonstrou a potencialidade do PA como ferramenta no processo de formação e o PES como estratégia de ensino nas residências multiprofissionais, considerando o processo de trabalho e educação em saúde, e sua contribuição para o SUS.