Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Ensino na Vigilância em Saúde da Esquistossomose: Relato de experiência do Projeto Aplicativo da Residência em Saúde Coletiva do Espírito Santo, 2022.
Jamile Mendes dos Reis, Nayara Paula Bermudes Giovaninni, Ingrid Ney Kramer de Mello, Marília Savergnini Emídio, Ighor Antunes Zappes, Kelen Borchardt da Silva, Thalita Farias Oliveira, Juliana Rodrigues Tovar Garbin

Última alteração: 2022-04-26

Resumo


 

Resumo:As atividades dos Programas de Residência em Saúde Multiprofissional do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (SESA/ES) iniciaram em 2020. A residência é uma especialização lato sensu que enfatiza a integração entre a teoria e prática. O ICEPi utiliza a metodologia ativa de ensino, visando desenvolver a aprendizagem critica reflexiva dos profissionais. Nesse processo, o projeto aplicativo (PA) é uma das ferramentas utilizadas na metodologia e visa realizar intervenções no campo de prática a partir das experiências dos residentes, utilizando como referencial o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) de Carlos Matus. Esse processo de aprendizagem propicia o desenvolvimento do perfil de competências da formação em serviço. Assim, esse trabalho descreve a experiência educacional dos residentes do Programa de Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância.

Objetivo:Relatar a experiência da utilização do Planejamento Estratégico Situacional na elaboração do projeto aplicativo na Vigilância em Saúde da SESA/ES.

Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido pelos residentes situados na Região de Saúde Metropolitana, no período de 2020 a 2021, sobre os aspectos práticos vivenciados pelos residentes. Devido a pandemia Covid-19, as tutorias para a elaboração do PA ocorreram via remota. A primeira etapa foi a elaboração do diagnóstico situacional queidentificou os principais agravos e doenças no território. A próxima etapa foi a priorização dos problemas por meio de uma matriz decisória. Dentre os problemas priorizados, a esquistossomose foi selecionada devido um município da Região de Saúde apresentar taxa de notificação elevada comparado ao estado e País. Após essa etapa, foram identificados os principais atores sociais da SESA/ES, e classificados por seu valor e interesse. Durante as tutorias, constatou-se a necessidade de maiores informações sobre a esquistossomose e posteriormente foi realizado o levantamento de informações nos sistemas de notificação, com a construção de tabelas e mapas. Em seguida foi realizada reunião com os atores sociais classificados com maior valor e interesse para discussão. A reunião contribuiu para elucidação dos nós críticos dos problemas, por meio da metodologia da "árvore explicativa”. O macroproblema priorizado foi: Alta prevalência de Esquistossomose em Santa Maria de Jetibá/ES. Os nós críticos foram: Falta de implementação dos fluxos existentes de notificação; qualidade laboratorial e tratamento; ausência de um diagnóstico socioambiental; e falta de capacitações dos profissionais e gestores. As ações elaboradas pelos residentes incluíram: elaboração de fluxograma para os municípios; inclusão de campos obrigatórios na ficha de notificação; análise espacial; elaboração de material técnico e capacitações dos profissionais.

Resultados: A experiência proporcionou aos residentes conhecer e oferecer conteúdo técnico cientifico sobre a esquistossomose no contexto da Vigilância em Saúde, bem como a reflexão e discussão dos processos institucionais com a proposição de ações transformadoras.

Considerações finais:Este relato demonstrou a potencialidade do PA como ferramenta no processo de formação e o PES como estratégia de ensino nas residências multiprofissionais, considerando o processo de trabalho e educação em saúde, e sua contribuição para o SUS.