Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Palestras sobre saúde mental em uma escola da rede pública de Manaus, em alusão ao Setembro Amarelo: um relato de experiência dos ligantes da Liga de Psiquiatria do Amazonas (LAPAM)
Rafael Mendes Izumisawa, Felipe Thiago Dias de Lima, Anna Luísa Oliveira dos Santos, Karina de Paiva Rodrigues, Eduarda Campos de Souza, Barbara Seffair de Castro de Abreu, Bruna Maria Pedrosa Moraes, Aecio de Souza Leite Neto

Última alteração: 2022-02-04

Resumo


O suicídio é uma das principais causas de mortalidade entre adolescentes e jovens no mundo e está grandemente associado a transtornos mentais, principalmente a depressão. Existem variados fatores identificados como sendo de risco para o desenvolvimento desse quadro, incluindo experiências traumáticas, situações de abandono, abuso físico ou sexual, prática de bullying, bem como elementos advindos da era digital, como vício em redes sociais e ataques cibernéticos. Na ação, objeto deste relato, uma equipe de seis discentes membros da Liga Acadêmica fora montada e dirigiu-se a uma escola pública municipal, onde adolescentes de 10 a 14 anos foram convidados a assistir às palestras, nos turnos matutino e vespertino. Por meio de uma apresentação em Power Point, abordou-se o tema “depressão e suicídio”, explanando possíveis fatores desencadeantes, diferenças entre depressão e tristeza, como identificar os sinais do distúrbio e possíveis ideações suicidas, e ainda o estigma em torno transtorno depressivo. Foram realizadas algumas atividades dinâmicas de maneira lúdica. Em uma delas, os alunos deveriam desenhar a própria mão em uma folha de papel, escrever seu nome e passar para o colega sentado imediatamente atrás. Em seguida, cada um foi instruído a escrever algo positivo sobre o dono da mão desenhada. Ao fim, os desenhos retornaram aos seus respectivos donos com elogios e dizeres, como “você é incrível e “você é especial”, dentre outros eivados de gentileza e empatia. Esse cenário indicou que esses jovens entenderam a importância de uma rede de apoio. A ação como um todo levou a muitas reflexões a todos os que participaram, ao tirarem dúvidas e relatando a identificação de sinais em si mesmos ou em outras pessoas do seu convívio. Dentre os relatos esteve a angústia relacionada às redes sociais, sobretudo, com a presença de comparação e sentimento de inferioridade com o que, muitas vezes, não é a realidade. Alguns jovens relataram estarem em tratamento para ansiedade e outros possuíam familiares também em acompanhamento ou relutantes acerca do diagnóstico. Como encerramento, entregamos cartões amarelos em formas de coração e instruímos os alunos a pensarem em alguém que sentiria sua falta, caso partissem. Aproveitamos o momento para reiterar que todos tinham motivos para viver e todos tinham muita vida e futuro pela frente. Os alunos se mostraram dispostos a falar sobre o tema, dando indícios de que saúde mental deixa de ser tabu a cada dia. Levando em consideração os objetivos da ação, os alunos aprenderam a observar os sintomas da depressão, fatores que podem desencadeá-la e como buscar ajuda, conhecimento este que implica na abordagem e prevenção da atitude mais extrema resultante da doença: o suicídio. Muitos alunos abordaram os palestrantes ao final da ação com intuito de conversar, o que deixa clara a necessidade da instauração de uma rede de apoio psicológico dentro das escolas, visto que tal escuta deve ser especializada. Toda a experiência envolvida na apresentação e  na escuta dos adolescentes contribuiu  na formação dos alunos palestrantes, além de a execução efetiva de uma campanha nacional tão importante quanto o Setembro Amarelo.