Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Vacinômetro: sistema de informação para acompanhamento, em tempo real e via internet, dos quantitativos de vacinados contra a COVID-19 no município de Manaus-Amazonas.
João Carlos Oliveira, Cleudivania Lopes da Silva, Claudenir de Oliveira Maia, Mário Sérgio Scaramuzzini Torres, Saymon Erickson da Silva Souza

Última alteração: 2022-02-07

Resumo


Introdução:

A vacinação contra a COVID-19 tornou-se uma das ferramentas mais importantes de combate à doença e, felizmente, o Brasil é um dos países que aderiu a este procedimento, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), executado pelos municípios. A cidade de Manaus aderiu a este movimento em janeiro de 2021, e desde então a vacinação movimenta a sociedade: cidadãos, profissionais de saúde e de apoio à saúde, órgãos de controle, imprensa e organizações não-governamentais, para citar alguns exemplos. Tal movimentação coloca o processo de vacinação em constante evidência e isso traz a necessidade da transparência na divulgação de procedimentos e dados. Para que tal processo possa ser adequadamente compreendido e gerenciado pelos atores envolvidos, o uso de Sistemas de Informação é uma abordagem efetiva e confiável.

Objetivo:

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), através de seu Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), desenvolveu um painel de dados (dashboard), chamado de Vacinômetro, visando possibilitar o acompanhamento e a consulta em tempo real, via internet, por qualquer cidadão, do quantitativo de vacinas contra a Covid-19 aplicadas pela Divisão de Imunização.

Método:

Aplicou-se o método Tradicional da Engenharia de Software para o desenvolvimento de um sistema informatizado visando solucionar um problema real. Utilizou-se a linguagem de programação PHP, banco de dados MySQL e arquitetura web cliente-servidor. A estrutura do dashboard foi organizada segundo a estrutura preconizada pelo PNI e organizações independentes, trazendo, desta forma, transparência ao processo.

Resultados:

Garantia de total transparência ao processo de vacinação na cidade de Manaus e visualização, em tempo real, via internet, por qualquer cidadão, do número de pessoas vacinadas por dose (se primeira, segunda, terceira e agora a quarta dose), total de vacinados por dia, além de percentuais da imunização na capital – da geral estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ferramenta, que pode ser acessada pelo link https://vacinometro.manaus.am.gov.br, apresenta ainda um gráfico com o comparativo das doses aplicadas, a cada dia de atendimento, nos pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA).