Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Previne Brasil: estratégias de um município mineiro
NAYARA RÚBIO CAMPOS, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO, Marynna Kelly Pinto Campos, Marynna Kelly Pinto Campos, Maria Aparecida Morais Silva, Maria Aparecida Morais Silva, Valquiria Aparecida da Luz, Valquiria Aparecida da Luz, Lilia Aparecida Silva Barbosa, Lilia Aparecida Silva Barbosa, Ludiane Felipe da Silva, Ludiane Felipe da Silva, VANESSA DE SOUZA AMARAL, VANESSA DE SOUZA AMARAL

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


  1. 1. RESUMO

O monitoramento e a avaliação da qualidade na Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido um tema relevante e de forte interesse de gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Aliado a implementação do Programa Previne Brasil em 2019, surge o desafio de organizar o processo de trabalho na APS, buscando desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade do cuidado individual e coletivo, além da gestão da informação.

O Programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979/GM/MS, estabelece o modelo de financiamento de custeio da APS no âmbito do SUS, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS/2017, que organiza um modelo misto, constituído pelos seguintes componentes: capitação ponderada; pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Frente a estes componentes, os gestores e profissionais dos municípios se responsabilizam quanto à melhor alocação e utilização dos recursos públicos, de forma racional, eficiente e respeitando os critérios previstos na Lei 8.080/1990.

O município de Diogo de Vasconcelos, pertencente à Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, tem traçado estratégias para o alcance dos indicadores presentes na organização deste novo modelo de financiamento da APS e desta forma, tem atingido um rol de destaque no Estado de Minas Gerais.

  1. 2. DESCRIÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS

Diogo de Vasconcelos possui uma população estimada de 3.779 habitantes, está localizado ao longo da Estrada Real, aproximadamente a 171 km da capital mineira.

O modelo de atenção predominante no município desde o ano de 2012 é a APS. Diogo de Vasconcelos conta com 02 equipes da Estratégia Saúde da Família, 02 equipes de Saúde Bucal e 01 equipe de Nasf-AB. Como retaguarda para a APS, o município dispõe de 01 Policlínica com diversas especialidades, 01 Clínica de Fisioterapia, 01 Farmácia de Todos e 01 Pronto Atendimento Municipal 24 horas.

Uma das motivações para elaboração deste trabalho foi a importância do papel da equipe no desempenho do Previne Brasil e para a consolidação da APS no sistema de saúde no município.

Neste sentido, a gestão iniciou em fevereiro de 2020 um processo de trabalho com a equipe voltado aos indicadores do Pagamento por Desempenho, elencados da seguinte forma pelo Ministério da Saúde:

  1. proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação;
  2. proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
  3. proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
  4. cobertura de exame citopatológico;
  5. cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente;
  6. percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre;
  7. percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

 

 

3.1- Caminhos para o Fortalecimento do SUS

 

O primeiro caminho trilhado pela gestão foi de capacitação das equipes. Para isso, a coordenação de APS do município criou uma apostila sobre os indicadores do Previne Brasil baseada no Ministério da Saúde. De forma clara e objetiva, a apostila informava sobre a importância de cada indicador; considerando a relevância clínica e epidemiológica das condições de saúde ainda prevalentes no Brasil, com centralidade na pessoa e na situação dos serviços de saúde, abrangendo áreas como a saúde da mulher, da criança, doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis, saúde bucal, saúde mental, imunização e indicadores que avaliam a experiência da pessoa atendida.

O segundo caminho foi a expansão dos serviços de internet para as zona rurais. Diogo de Vasconcelos possui uma população predominantemente rural. O município atua com 10 Agentes Comunitários de Saúde, sendo 07 trabalhando em comunidades rurais. Com a implementação do “Programa Informatiza APS”, a gestão buscou a adoção de serviços de internet que garantissem a autonomia dos arranjos locais, sabendo que a escassez de dados induz à má gestão de recursos e podem gerar iniquidades.

O terceiro caminho foi a instituição do programa na rádio “Fortalecendo o SUS”. Conhecer as representações sociais que a população tem em relação ao processo saúde/doença é um dos grandes desafios da gestão e foi por meio de um espaço na rádio local que a gestão e os profissionais de saúde puderam aproximar desta “cotidianidade” da população e abordar temas relacionados aos componentes do Previne Brasil, utilizando do modelo comunicativo mais eficiente e democrático, enquanto formador de cidadania, e o mais adequado a realidade do município.

Por fim, o quarto caminho foi a instituição de um horário protegido para a  educação permanente. Definida por um conjunto de ações educativas que buscam alternativas e soluções para a transformação das práticas em saúde por meio da problematização coletiva, a educação permanente surgiu como uma estratégia para alcançar o desenvolvimento da relação entre o trabalho e a educação, contribuindo para melhorar a qualidade da  assistência.

Este espaço é uma constante revisão das práticas e discussão do processo de trabalho e idealizador das estratégias do Previne Brasil.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A Atenção Primária à Saúde assume dentro do SUS uma dimensão política norteadora para garantir a acessibilidade e os direitos dos usuários dos serviços de saúde. E é neste cenário que surge o Previne Brasil, como instrumento estimulador de um processo contínuo e progressivo de melhoria dos indicadores de saúde da população.

A proposta do programa tem como princípio fundamental a estruturação de modelo de financiamento que coloca as pessoas no centro do cuidado, a partir de composição de mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Diante do novo modelo de financiamento o município de Diogo de Vasconcelos buscou a melhoria da cobertura da APS, principalmente entre as populações vulneráveis, estruturando um serviço que fomente o atendimento às necessidades das pessoas e o caracterizando conforme o perfil desta população, a exemplo disso, é a criação do espaço na rádio que aproxima o serviço de saúde com as comunidades, sendo possível até mesmo criar uma identidade para o Previne Brasil.

Quanto à avaliação do programa pela gestão, algumas deficiências podem ser destacadas. Dentre elas, pode-se listar a rotatividade de profissionais de nível superior no município (médicos e enfermeiros), o que dificulta o vínculo com a comunidade e o cuidado longitudinal; a alocação de recursos materiais e insumos e a presença de conflitos por disputa entre equipes.

No entanto, tais distorções podem ser identificadas e trabalhadas, mediante um processo efetivo de avalição da gestão municipal, desta forma, o impacto esperado, é que ocorra melhoria no desempenho da APS, aumentado consequentemente os recursos a serem transferidos aos municípios.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Uma Atenção Primária forte se faz com princípios e atributos sólidos e coerentes, com financiamento potente que prioriza a equidade, com transparência.

Neste sentido, é fundamental assegurar que o vasto esforço empreendido pela APS de Diogo de Vasconcelos, seja fortalecido nos seguintes espaços:

  • Atuando na gestão: nos sistemas de informação (ESUS), na educação permanente, no monitoramento e avaliação de metas
  • Atuando na "ponta": na oferta de serviços; nas mídias (rádio), buscas ativas, no trabalho em equipe.

 

Por fim, é importante ressaltar que o município se submeta aos processos dinâmicos que a saúde o impõe e esteja em contínuo aperfeiçoamento, na busca constante pelo fortalecimento do SUS.