Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Os Determinantes Sociais de Saúde e a territorialização na Atenção Básica: um olhar social dos estudantes de medicina para as práticas de saúde
Gabriel de Lima Tomé, Lázaro Xavier Afonso dos Santos Menezes, Alessandra da Costa Rocha, Beatriz Pinto de Souza

Última alteração: 2022-02-04

Resumo


A territorialização na atenção básica consiste no processo de conhecimento onde a vida de uma determinada comunidade acontece no intuito de organizar e direcionar os serviços de saúde para as diferentes áreas que constituem esse território. Esse processo leva em consideração os determinantes e condicionantes de saúde, em que através da ação dos agentes comunitários de saúde (ACS) dentro da população local, é possível, por meio de um serviço integrado, mapear e conhecer as necessidades locais de cada área desse território. Portanto, isso acontece visando analisar a inserção do estudante de medicina e seus impactos à dinâmica e a vida no território na Estratégia de Saúde da Família, proporcionando um maior contato com a vida em comunidade. Para tanto, são planejados encontros com o tutor responsável pelo eixo de integração ensino-serviço-comunidade, acompanhado por um agente comunitário de saúde. Através disso, o grupo realiza a territorialização, a qual possibilita conhecer os aspectos ambientais, sociais, demográficos, econômicos e os principais problemas de saúde da população de determinada área. Com isso, o conhecimento social-demográfico da área visitada proporciona o conhecimento acerca dos locais de vulnerabilidade, sobre os quais será possível desenvolver estratégias de educação em saúde para promover uma maior qualidade de vida à população. Ademais, também é desenvolvido um mapa da região visitada pelo grupo, buscando, além de conhecer os locais da comunidade, evidenciar e destacar as áreas de maior carência, bem como suas necessidades específicas. Ao final, esse mapa é disponibilizado para a Unidade básica de Saúde (UBS) encarregada por atender as demandas do bairro, a fim de contribuir com a ação dos profissionais de saúde daquele local. Além disso, tal estratégia auxilia o processo de trabalho desses profissionais, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da população adscrita daquele território. Com base nas visitas à essas áreas, os alunos também desenvolvem um diário de campo, o qual irá conter os relatos de experiência de cada dia de visita. Nesses relatos, busca-se ressaltar os pontos mais importantes e aprendizados adquiridos, além de servir como molde para o planejamento das estratégias de educação em saúde. O projeto de territorialização abordado é de grande importância para a população local e melhora na qualidade de vida da comunidade, uma vez que aborda os assuntos corriqueiros de educação em saúde, visando a melhora dos determinantes sociais. Por fim, os trabalhos de educação em saúde fornecem informações diversas para os indivíduos locais, contribuindo para o melhor entendimento do contexto saúde-doença daquele território. Essa agregação de informações além de gerar mais conhecimento, auxilia no processo de diminuição de casos epidemiológicos de doenças comuns àquela região, visto que a conscientização da comunidade, em conjunto com o diagnóstico das áreas irão mapear as situações de vulnerabilidade buscando resolutividade. Tal situação caminha de acordo com um dos pilares que regem a Atenção Primária à Saúde: Prevenção e Resolução dos potenciais agravos de saúde.