Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Análise do perfil e das principais demandas de pacientes em atendimento odontológico de urgência em uma Unidade Básica de Saúde de Serra-ES.
Júlia Franco de Azevedo Barros, Laisa Kindely Ramos de Oliveira, Elisa Prezotto Giordani, Lara Masson Peixoto Pignaton

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


INTRODUÇÃO:

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica - PNAB, um dos papéis do cirurgião-dentista na Atenção Primária em Saúde – APS, é o atendimento de urgências odontológicas, já que é uma das portas de entrada para o cuidado continuado e integral. Essa ação no escopo de atuação da equipe de Odontologia reforça os princípios da integralidade e resolutividade da APS. Para que o atendimento desta demanda seja eficiente, faz-se necessário uma boa estrutura, além de um processo de trabalho organizado e capacitação dos profissionais. Sendo assim, para que esses atendimentos sejam mais eficazes, objetivos, específicos e resolutivos, é de suma importância a detecção das principais necessidades dos usuários, definindo as queixas mais comuns e motivos que o fazem buscar um atendimento em demanda espontânea.

OBJETIVOS:

Portanto, os objetivos do presente trabalho são realizar um levantamento das principais demandas e ocorrências que levam os usuários a procurarem o atendimento de urgência em uma Unidade Básica de Saúde – UBS e analisar o perfil desses pacientes.

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado na UBS de Planalto Serrano Bloco B, no município de Serra-ES, que possui três equipes da Estratégia de Saúde da Família, sendo que apenas uma conta com cirurgião-dentista e auxiliar em saúde bucal. Trata-se de um estudo retrospectivo, de caráter quantitativo, executado a partir da análise dos atendimentos odontológicos de urgência registrados nos prontuários do sistema e-SUS APS durante o ano de 2021.

RESULTADOS:

Foram registrados 411 atendimentos de urgência. O grupo predominante foi de usuários do sexo feminino entre 20 e 34 anos de idade. No campo vigilância em saúde o maior número de atendimentos foi registrado como não identificado (212), seguido de dor de dente (152) e abscesso dentoalveolar (32). Entre as principais queixas e condições avaliadas, utilizando-se como método de padronização a Classificação Internacional de Doenças (CID10), as mais prevalentes foram cárie dentária (K02), doenças da polpa e dos tecidos periapicais (K04) e fratura de dentes (S025). Os procedimentos mais realizados foram o selamento provisório de cavidade dentária, acesso à polpa dentária, medicação intracanal, curativo de demora e exodontia. Muitos desses não são conclusivos, sendo necessário o retorno para continuidade do tratamento ou encaminhamento ao especialista.

CONCLUSÕES:

De acordo com os resultados, pode-se concluir que a dor de origem pulpar foi o principal motivo da procura dos usuários, sendo a cárie dentária a principal condição avaliada, apresentando alta prevalência no território estudado. Desta forma, a investigação epidemiológica das principais queixas que levam o paciente a procurar o atendimento de urgência permite uma melhor organização do fluxo de atendimento, a otimização do cuidado, o direcionamento dos pacientes à demanda programada e a organização de estratégias de prevenção específicas, permitindo um atendimento mais completo, objetivo, humanizado e integral.