Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-04
Resumo
A Gestão de Processos em uma instituição visa gerar resultados e agregar valores. Uma vez que é destinada a prestar atendimento para todos, se depara com os desafios da interdisciplinaridade e especificidades de cada área. Nela, identifica-se e gerenciam-se os processos da instituição, de maneira a conferir melhor efetividade na execução e realização dos mesmos. Neste Consórcio esta Unidade é nova, instituída em outubro de 2020, hoje sendo parte integrante da Unidade de Gestão da Qualidade, Processos e Desenvolvimento Humano, está alocada na Diretoria de Recursos Humanos, para que o trabalho executado por esta, atinja todas as demais áreas de forma igualitária. Criada com o objetivo de promover uma cultura de desenho dos processos realizados no Consórcio, a melhoria da sua qualidade e efetividade, finalizando com ações de capacitação, aperfeiçoamento e orientação quanto a sua criação e estabelecimento da nova rotina. Durante o acompanhamento das áreas no ano de 2021 a Unidade se deparou com diferentes tipos de trabalho, profissionais, especialidades, e precisou levar em consideração as especificidades de cada uma, para que o desenho dos processos respeitassem as singularidades encontradas. Desta forma, os acompanhamentos foram realizados por meio das áreas de atuação e a metodologia aplicada estabelecida de acordo com a necessidade de cada uma dessas, sendo elas: oficinas para construção e apoio dos processos e também orientações e acompanhamento individual quanto à estruturação e revisão destes. Quanto as áreas atendidas, foram realizados acompanhamentos desde Unidades com foco no cuidado até áreas administrativas, sendo elas: Diretoria de Planejamento e Atenção em Redes de Saúde (Unidades de Cuidados, a Unidade de Controle e Monitoramento (UCM) e Unidade de Regulação) e Diretoria Administrativa (Unidade de licitação, compras e contratos). Estas áreas foram identificadas como de risco, pois impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado ao usuário, e por este motivo foram elencadas para o início das atividades desta Unidade. No decorrer dos trabalhos realizados foi identificado a diferença nas prioridades de cada área, e dentro de uma mesma unidade os diferentes olhares para uma situação. Assim foi possível observar durante a realização das oficinas e dos atendimentos individuais o quanto a interdisciplinaridade promove a integração das pessoas, das áreas e na configuração das atividades de trabalho, buscando auxiliar a estruturação dos processos internos afim de gerar benefícios para os trabalhadores e para o usuário.