Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A GESTÃO DE PROCESSOS NAS DIFERENTES INTERFACES DE UM CONSÓCIO PÚBLICO DE SAÚDE
Maria Fernanda Manoel Imazu, Diana Mortean Flores de Moura, Rosana Marciano Spagnolo, TATIANA de Dio Benevenuto, VELERIA DIAS

Última alteração: 2022-02-04

Resumo


A Gestão de Processos em uma instituição visa gerar resultados e agregar valores. Uma vez que é destinada a prestar atendimento para todos, se depara com os desafios da interdisciplinaridade e especificidades de cada área. Nela, identifica-se e gerenciam-se os processos da instituição, de maneira a conferir melhor efetividade na execução e realização dos mesmos. Neste Consórcio esta Unidade é nova, instituída em outubro de 2020, hoje sendo parte integrante da Unidade de Gestão da Qualidade, Processos e Desenvolvimento Humano, está alocada na Diretoria de Recursos Humanos, para que o trabalho executado por esta, atinja todas as demais áreas de forma igualitária. Criada com o objetivo de promover uma cultura de desenho dos processos realizados no Consórcio, a melhoria da sua qualidade e efetividade, finalizando com ações de capacitação, aperfeiçoamento e orientação quanto a sua criação e estabelecimento da nova rotina. Durante o acompanhamento das áreas no ano de 2021 a Unidade se deparou com diferentes tipos de trabalho, profissionais, especialidades, e precisou levar em consideração as especificidades de cada uma, para que o desenho dos processos respeitassem as singularidades encontradas. Desta forma, os acompanhamentos foram realizados por meio das áreas de atuação e a metodologia aplicada estabelecida de acordo com a necessidade de cada uma dessas, sendo elas: oficinas para construção e apoio dos processos e também orientações e acompanhamento individual quanto à estruturação e revisão destes. Quanto as áreas atendidas, foram realizados acompanhamentos desde Unidades com foco no cuidado até áreas administrativas, sendo elas: Diretoria de Planejamento e Atenção em Redes de Saúde (Unidades de Cuidados, a Unidade de Controle e Monitoramento (UCM) e Unidade de Regulação) e Diretoria Administrativa (Unidade de licitação, compras e contratos). Estas áreas foram identificadas como de risco, pois impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado ao usuário, e por este motivo foram elencadas para o início das atividades desta Unidade. No decorrer dos trabalhos realizados foi identificado a diferença nas prioridades de cada área, e dentro de uma mesma unidade os diferentes olhares para uma situação. Assim foi possível observar durante a realização das oficinas e dos atendimentos individuais o quanto a interdisciplinaridade promove a integração das pessoas, das áreas e na configuração das atividades de trabalho, buscando auxiliar a estruturação dos processos internos afim de gerar benefícios para os trabalhadores e para o usuário.