Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA ATIVA: UM OLHAR DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE À NOVA MANEIRA DE APRENDIZADO
Gabriel de Lima Tomé, Luana Elen Calau Alves Marinho

Última alteração: 2022-02-11

Resumo


O contato prévio com as atividades práticas proporcionam um maior ganho de experiência e habilidade. Na medicina, em se tratando da metodologia ativa, é apresentado uma nova perspectiva de ensino para os acadêmicos, visando, justamente, esse maior contato com a prática clínica, consequentemente a maior desenvoltura dos futuros profissionais. Habilidades e Atitudes Médicas (HAM) foi definido como o eixo responsável por proporcionar essa experiência precoce, buscando apresentar para o estudante situações para a resolução de problemas e ganho de experiência no contexto clínico e nas relações médico-paciente. O trabalho  tem como objetivo relatar as experiências vividas pelos acadêmicos de medicina frente a disciplina de HAM e sua contribuição na formação profissional. A grade de HAM compreende, ao menos, uma aula prática por semana, procedida de uma palestra como forma de fixar melhor os conteúdos abordados em aula. Nesse sentido, o tutor desse eixo, incumbe-se de planejar uma determinada situação, seja uma conjuntura clínica, seja o tipo de abordagem profissional,  a qual será discutida pelos alunos no momento da aula. De início, a discussão tem como objetivo instigar os acadêmicos a debater o possível problema, mediante o levantamento de sintomas caso seja apresentado um determinado contexto clínico, ou das formas de abordagem quando se trata do segmento de atitudes médicas. Desse modo, a aula prossegue com a precepção do tutor, o qual, após a discussão inicial, irá simular a situação abordada, mediante a utilização de recursos, a fim de submeter os estudantes a atuarem de maneira prática, tal qual como se estivessem de fato realizando um atendimento clínico. Além disso, cabe salientar que em boa parte das aulas, há a presença de um “ator” o qual desempenha o papel de paciente inserido em uma simulação realística interpretando situações clínicas. Para tanto, os alunos, ao se depararem com tal situação, trabalham ativamente o contexto de atitudes médicas, por meio de uma abordagem adequada ao paciente, bem como a habilidade de resolução de problemas, buscando entender o cenário clínico do paciente e resolvê-lo. No eixo de HAM, os indivíduos em formação são constantemente trabalhados a desenvolver uma boa conduta médica, visando, sobretudo, entender o paciente como um todo e não somente no contexto clínico. Por esse motivo, a grade conta com a abordagem de ensino médico-paciente, a qual garante essa habilidade que propõem a formação de profissionais engajados, críticos e reflexivos. Infere-se, portanto, diante do que foi apresentado, que através das aulas realizadas na metodologia ativa ministrada aos discentes fortaleceu uma ampla educação médica, viabilizando a participação e o protagonismo estudantil na resolução da situação problema permitindo uma formação profissional humanizada comprometida com a saúde integral do paciente.