Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Promoção da saúde além das palavras – A experiência de construção de um mural coletivo entre estudantes da especialização de Ciência, Arte e Cultura na Saúde
Sheila Soares de Assis, Fernanda Sant’ Ana Pereira-Silva

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


Com a finalidade de colaborar na formação de profissionais com um olhar ampliado sobre a saúde, dotados de uma visão holística do indivíduo e da sociedade, buscamos na disciplina intitulada Tópicos Especiais em Promoção da Saúde (TEPS), ofertada no curso de especialização em Saúde, Arte e Cultura na Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ), uma abordagem conceitual e de questões que acreditamos ser de importância para a construção de um olhar ampliado em torno da saúde e sua promoção.

A promoção da saúde se configura como um conceito polissêmico e dotado de interfaces diversas que extrapolam o campo da saúde. Ao logo da disciplina não temos a pretensão de dar conta de toda a multiplicidade de sentidos e interpretações que permeiam o campo, mas sim de proporcionar aos estudantes uma visão ampliada sobre o conceito expresso na literatura e a convergência deste como suas vivências. Certos de nossas limitações, inclusive temporal, ao longo da disciplina visamos proporcionar o contato com os conceitos e perspectivas diversos, bem como das questões que impactam diretamente a promoção (ou não) de saúde.

O curso de especialização em Ciência, Arte e Cultura teve início no ano de 2010 e possui como público profissionais dos mais diversos campos, entre eles destacam-se professores do ensino básico, profissionais de saúde de especialidades diversas como, por exemplo, nutricionistas, enfermeiros psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Além disso, temos ainda em nosso corpo discente artistas, jornalistas, design e outros profissionais que possuem como foco a articulação dos três campos centrais que configuram o curso, Ciência, Arte e Cultura. O curso tem duração total de 510 horas e é ofertado bianualmente. Com a pandemia de SARS-Cov-2 que vem assolando o mundo desde de 2020, as aulas do curso que eram presenciais passaram a ser ofertadas de forma remota.

A alteração no formato da oferta das disciplinas do curso impactou diretamente o planejamento das aulas de Tópicos Especiais em Promoção da Saúde (TEPS), visto que no formato presencial era valorizada a realização de atividades colaborativas com a geração de produtos como modelos, vídeos e outros recursos que para sua construção era necessária a interação presencial entre os estudantes. Portanto, houve a necessidade de que as aulas fossem reestruturadas e as atividades já programadas repensadas para sua readequação.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto pandêmico, especialmente, se configuraram como grande aliada dos docentes. Assim, o relato de experiência que aqui apresentamos está amparado nessa ideia. Como primeira atividade proposta na disciplina TEPS buscamos emergir as diferentes ideias que os estudantes apresentam sobre o conceito de “promoção da saúde”.

Para tal, na edição remota propomos a construção de um mural colaborativo entre os estudantes. Cada um poderia realizar mais de uma postagem e poderia anexar arquivos de diferentes formatos (imagens estáticas, vídeos, som ou texto). O mote para a confecção do mural foi responder a seguinte pergunta: O que você entende por promoção da saúde? Ao todo 12 estudantes participaram da atividade e durante uma semana (24 de fevereiro de 2021 – 3 de março de 2021). A plataforma escolhida para a realização da proposta foi o https://padlet.com/. O site conta com funcionalidades gratuitas e possibilita que diferentes pessoas contribuam com o material. Uma estudante da turma foi escolhida para administrar a conta do mural da turma. O layout e plano de fundo do mural foi pactuado entre os discentes no dia que a atividade foi proposta.

O material construído contou com 14 postagens que refletem a percepção do grupo em relação ao conceito de promoção da saúde. As publicações puderam ser agrupadas nas seguintes categorias: 1) determinantes sociais da saúde; 2) expressões artísticas e culturais; 3) conceitos; 4) grupos, interações e inserção social e; 5) informação e comunicação em saúde.

As postagens que se relacionam aos determinantes sociais da saúde se dirigem à uma crítica ao modelo econômico e social excludente, o capitalismo. Na visão dos estudantes, a promoção da saúde pressupõe em uma redução das desigualdades e fortalecimento da cidadania. Exemplo disso, foi uma postagem que consistia em ilustração seguida da seguinte frase “A promoção da saúde consiste em um instrumento capaz de reduzir e mitigar as desigualdades”. Já a categoria expressões artísticas e culturais se traduzem em postagens que refletem a uma atenção à saúde humanizada. É importante ressaltar que a atenção à saúde não é sinônimo de promoção da saúde, mas, indiscutivelmente, se caracteriza como uma dimensão importante em seu conceito.

Os estudantes também estabeleceram relação entre a promoção e diferentes conceitos como, por exemplo, o cuidado. Além disso, a diversidade de grupos e a importância desses para a construção da promoção da saúde foi lembrada durante a realização das atividades. Os estudantes sinalizaram para a importância de ações e um olhar voltado para a diversidade dos grupos sociais visando a interação e inserção social, pilar essencial da promoção da saúde. A informação e comunicação em saúde também foi reportada na atividade. Os estudantes sinalizaram para o importante papel das diferentes mídias, especialmente, no contexto pandêmico e também no dia a dia da sociedade para a saúde individual e coletiva.

Embora não tenhamos conseguido esgotar o conceito de promoção da saúde na construção do mural devido a amplitude do tema trabalhado, consideramos que a realização da atividade foi um momento importante para a reflexão dos estudantes sobre a questão. Além do mais, após o desenvolvimento do mural houve a oportunidade que cada um explicasse oralmente a postagem que trouxe para o produto colaborativo. Sinalizamos que em um momento como o qual estamos vivendo em que medidas de isolamento social ainda são necessárias, atividades virtuais que propiciem a interação, reflexão e produção coletiva são instrumentos essenciais na formação de profissionais com uma visão holística, humanizada e enfoque dialógico. Aliás, a formulação do mural colaborativo emergiu temas geradores para discussão nas aulas seguintes da disciplina e propiciou ainda base para que os estudantes pudessem construir o trabalho final de TEPS, onde deveriam propor um projeto de promoção da saúde integrando os conceitos abordados na disciplina.

Assim, a experiência, bem como o material gerado foram cruciais para que os docentes pudessem averiguar o conceito inicial formulado pela turma em relação ao tema central da disciplina e também na possibilidade de ampliar a interação entre os estudantes.