Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO: REFLEXÕES E DESAFIOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES UNIVERSITÁRIOS
Carina Corrêa Bonates Campos, Natânia Candeira dos Santos, Elaine Antunes Cortez, Claudia Mara de Melo Tavares

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


Apresentação: A utilização de novas tecnologias de ensino à distância fez-se necessária a partir da crise pandêmica mundial, a qual por natureza impositiva, trouxe às instituições, aos docentes e aos discentes a necessidade de reinvenção em métodos, estratégias e abordagens didático-pedagógicas para a manutenção das atividades de ensino. Para a prática docente, o emprego de novas modalidades de ensino trouxe, além da aplicabilidade já previamente necessária dos processos de ensino e aprendizagem, uma necessidade de ressignificação. O processo de transformação digital na educação remete a paradigmas positivos e negativos advindos desta nova modalidade, exemplificados através do avanço das tecnologias pelo aprimoramento da infraestrutura tecnológica das instituições de ensino, porém, em contrapartida reflete a desigualdade no acesso igualitário, eficiente e produtivo dos discentes que além de toda mudança, confrontam-se com desafios psicossociais no contexto do isolamento atrás de suas telas. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência conduzida no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, através da prática profissional supervisionada, no qual as mestrandas acompanharam 53 alunos da Graduação em Enfermagem na disciplina de Saúde Mental I. Resultados e/ou impactos: As aulas ocorreram em formato 100% remoto, semanalmente, através da plataforma Google Meet, com atividades síncronas e assíncronas. Primeiramente, foi trabalhada a fundamentação temática e conceitual base para as aulas, com posterior realização de situações-problema na dinâmica do Arco de Maguerez. Com a finalidade do desenvolvimento criativo, tanto para a construção de sínteses como para o uso em processos artísticos para promoção da saúde mental, houve a exploração da literatura associada ao material audiovisual. Assim, o conteúdo programático da disciplina focou em comunicação terapêutica e relacionamento interpessoal, emoções e sentimentos tais como empatia, ansiedade, estresse, tristeza, dentre as quais possam alterar o ciclo vital. Enfatiza-se, que mesmo os discentes sendo estimulados incessantemente através da interação visual e dinâmicas, quanto pela necessidade de exposição das tarefas propostas, estes permaneceram, ao longo da disciplina, com suas câmeras desligadas, o que se dá tanto por questões de infraestrutura como por demandas pessoais que possam gerar desconforto. Finalmente, mediante a construção de um portfólio individual, os alunos vivenciaram a disciplina através de atividades de discussão teórico-práticas de situações-problema; dicionário de emoções (emocionário); encontro terapêutico on-line esquematizado por duplas onde puderam sentir o local de paciente e também de terapeuta; desenvolvimento de trabalho criativo livre e autoavaliação, sendo em todas as ocasiões aplicadas a metodologia ativa como proposta de ensino. Considerações finais: A construção da aprendizagem significativa pelo meio remoto se faz pela promoção do protagonismo dos discentes através de suas bagagens de vivências e experiências, estimulando processos construtivos de ação-reflexão-ação, que gerem seu engajamento nos processos de ensino e aprendizagem pelo desenvolvimento de um pensamento crítico, reflexivo e analítico. Nesta perspectiva, a proposição da utilização de metodologias ativas no ensino remoto sugere a melhoria na comunicação verbal, a efetiva interação entre docente e discente, a aprendizagem significativa para execução de tarefas e para a formulação de questionamentos através de sua própria visão crítica, gerando o protagonismo dos educandos.