Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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POTENCIAL ESTRATÉGICO DA GESTÃO DOCUMENTAL NA QUALIDADE DE SERVIÇOS PÚBLICOS HOSPITALARES: ESTUDO DE CASO
Anny Alice Maniezzo, Julia Maria Vicente de Assis, Paula Karyne Nunes Silva, Josiane de Souza Rosa, Fabiany Lago Barbosa Hollen, Hélder Cássio de Oliveira, Mara Regina Rosa Ribeiro, Gímerson Erick Ferreira

Última alteração: 2022-02-07

Resumo


APRESENTAÇÃO: Indicadores são instrumentos de mensuração que sintetizam informações em um único valor, permitindo a representação quantificada da qualidade de determinado produto ou serviço. A gestão documental pode ser considerada importante indicador de maturidade e desenvolvimento institucional. No contexto hospitalar, a gestão documental pode ser considerada parte integrante da gestão da qualidade, uma vez que propicia o gerenciamento da vida informacional da organização. Assim, a gestão de documentos compreende atividades de produção, tramitação, classificação, avaliação e arquivamento de documentos, contribuindo não só para o gerenciamento dos dados informacionais, mas também para a administração do hospital, fundamentada em norma operacional específica. Desta forma, este estudo tem como finalidade analisar a produção documental do setor de qualidade de um hospital universitário federal (HUF) da região centro-oeste brasileira. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. A coleta de dados no Setor de Qualidade do referido HUF ocorreu em janeiro de 2022. As variáveis foram: status dos documentos, tipo de documentos, produção de documentos, área da publicação dos documentos na instituição e produção referente a Covid-19. Em consonância ao disposto na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, o estudo faz parte de um projeto registrado e aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número CAAE 09495919.9.0000.5541, ainda que nesta etapa de seu desenvolvimento não tenham sido envolvidos seres humanos. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: A análise da produção documental foi realizada por meio de indicadores, visando a série histórica que compreende o período entre 2015 e 2021. Os resultados revelaram que, do total de 864 documentos publicados, 519 (60,07%) encontravam-se vigentes no hospital, 102 (11,81%) em revisão, 207 (23,96%) estavam obsoletos e 36 (4,17%) foram cancelados. Destaca-se que, entre os documentos vigentes, 344 (66,28%) são da área assistencial, 62 (11,95%) da área administrativa, 58 (11,18%) da área de ensino e pesquisa e 55 (10,60%) foram específicos sobre Covid-19, totalizando 519 publicações. Os tipos de documentações mais produzidos no hospital neste período foram os procedimentos operacionais padrão (59,25%), seguido dos protocolos assistenciais (15,78%) e manuais (11,11%). No decorrer da pandemia da Covid-19, os tipos de documentos mais produzidos sobre a temática, foram procedimentos operacionais padrão (19), mapeamentos de processo (18) e planos (10). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O processo de mensuração dos indicadores da gestão de documentos ainda é incipiente na instituição, dado o início recente no Setor da Qualidade, o que pode sinalizar que não é atribuída a real importância e potencial estratégico deste processo na atenção hospitalar. Tal fator culminou, inclusive, em uma limitação deste estudo, pois devido à incompletude dos dados de anos anteriores, necessários ao cálculo, houve dificuldade na análise do contingente documental em processo de aprovação. Sugere-se a realização de estudos posteriores quanto a temporalidade dos documentos, tempo médio gasto no processo de aprovação, além da possibilidade de implantação de um sistema a fim de otimizar o gerenciamento de documentos e recursos da instituição.