Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RESPIRO: SENTIDOS DO TRABALHO EM SAÚDE NO COTIDIANO DA PANDEMIA- uma experiência de apoio- formação
Eliane Chaves Vianna, Carlos Eduardo Colpo Batistella, Monica Vieira, Suze Sant’Anna, Maria Ruth dos Santos, Roberta Corôa, Patrícia Menna Barreto Ferreira, Michele Nacif Antunes

Última alteração: 2022-04-26

Resumo


Apresentação

O CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RESPIRO: SENTIDOS DO TRABALHO EM SAÚDE NO COTIDIANO DA PANDEMIA foi realizado através do Ambiente de aprendizagem Moodle e da Plataforma Zoom. Contou com 72 horas de carga horária, distribuídas de forma síncrona e assíncrona, sendo que os encontros síncronos foram realizados às quintas-feiras a noite para oportunizar o maior número de trabalhadores da saúde atuantes na pandemia de Covid 19.

Oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), foi cuidadosamente construído para acolher 30 alunos distribuídos igualmente entre profissionais com graduação (15 vagas- ENSP) e com ensino médio (15 vagas - EPSJV).

Nossa proposta foi partir da experiência de vida e trabalho na pandemia para discutir as penosidades e (re)-existências do trabalhador da saúde. O Curso Respiro não pretendeu instrumentalizar as atividades técnicas e especializadas nos serviços de saúde, mas construir um espaço de diálogo e troca entre os trabalhadores, uma pausa consciente e acolhedora para reflexão e compartilhamento de conhecimento, sentimentos e vivências do mundo do trabalho em tempos de Covid 19.

Desenvolvimento do trabalho

Objetivo: O curso pretendeu discutir as expressões de penosidades e (re)-existências no trabalho em saúde suscitadas pela pandemia, buscando refletir sobre as diferentes dimensões do trabalho e suas articulações na contemporaneidade.

Teve como estratégia pedagógica a metodologia participativa, a partir da perspectiva de “apoio-formação”, centralidade na escuta, acolhida e troca de experiências sobre as penosidades e (re) existências vivenciadas no processo da pandemia. Ao tomar como base a ideia de apoio-investigação, fundamento de nosso Projeto, o Curso pretendeu ser uma forma de apoio aos trabalhadores das instituições de saúde, por acreditar na importância e necessidade da troca de experiências, a fala e escuta como fontes de cuidado e apoio.

A proposta foi estruturada em sete eixos temáticos, divididos em 19 encontros virtuais síncronos de 2 horas cada (totalizando 38 horas síncronas) e 34 horas assíncronas (2 horas por semana).

Os momentos síncronos foram espaços de coexistência de saberes, encontros temáticos, vivências reconectivas, partilhas de sentimentos e inspirações, reflexão e problematização da bibliografia adotada e experiências entre as pessoas. Nos momentos assíncronos os participantes tiveram à sua disposição textos, filmes, vídeos e vivências que visaram mobilizar suas percepções, sentimentos, perspectivas e significações sobre os temas propostos, para produção de sínteses reflexivas de cada eixo.

A avaliação do curso contemplou a participação nas discussões nos momentos síncronos, nas atividades desenvolvidas individual e coletivamente, bem como da apresentação do trabalho final.

Resultados e/ou impactos:

Os momentos síncronos e o projeto final demonstraram que o curso atingiu o propósito de ser uma pausa consciente e acolhedora para reflexão, compartilhamento de conhecimento, sentimentos e vivências do mundo do trabalho em saúde e de que é possível desenvolver um processo formativo acolhedor, participativo e afetivo no ensino remoto emergencial.

Considerações finais;

Essa experiência nos ensinou que é possível inovar e como a construção coletiva é a saída para o que estamos vivendo, bem como para os processos formativos em saúde.