Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROGRAMA DE PROVIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ESPÍRITO SANTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DOCENTE ASSISTENCIAL
Mirela Dias Gonçalves, Thaís Maranhão, Agleildes Arichele Leal Queirós, Laís Coelho Caser, Sílvio José Santana, Giovani Zanquetto Olmo, Ana Laurita Nunes Maia, Clay Grazziotti Assef

Última alteração: 2022-02-13

Resumo


Apresentação: Os docentes assistenciais têm papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem em formações na modalidade ensino em serviço. Na perspectiva da educação permanente em saúde, estes têm como uma de suas atribuições, incentivar os profissionais a superarem desafios e buscar novos significados para sua prática, contribuindo para o desenvolvimento de competências e repercutindo na qualidade da atenção à saúde. A avaliação docente faz parte do processo formativo e se mantém como instrumento que oportuniza espaço de reflexão e diálogos entre os atores envolvidos no processo de como educamos e como somos educados, além de nos aproximarmos dos desafios internos e do querer aprender dentro do processo de trabalho. Em tempos de pandemia de COVID-19, houve  necessidade de readequar e incorporar  recursos e inovação nos processos educacionais. Este trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência da avaliação dos docentes assistenciais que atuam no Componente de Provimento e Fixação de Profissionais do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Estado do Espírito Santo (QUALIFICA-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).  Desenvolvimento: O QUALIFICA-APS iniciou em 2019 e conta atualmente com 1.102 profissionais de nível superior em enfermagem, medicina e odontologia, que atuam na  Atenção Primária em Saúde (APS) em 69 municípios do Estado do Espírito Santo. O Programa integra atividades de Educação Permanente em Saúde junto aos profissionais em formação, com encontros síncronos online (web) e presenciais, buscando o aprimoramento e o desenvolvimento de competências profissionais para um cuidado qualificado e no apoio aos municípios. Como parte do programa de formação, este conta com 47 docentes assistenciais: 24 médicos (as), 16 enfermeiros (as) e 07 cirurgiões (ãs) dentistas que acompanham os profissionais a partir das necessidades educacionais e com utilização de métodos ativos de aprendizagem. O programa oferece um Curso de Aperfeiçoamento em processos educacionais, com grupos pequenos e multiprofissionais que contribui para reflexões sobre o processo de trabalho educacional dos docentes. Estes possuem um Plano de Trabalho Individual que os auxilia no planejamento das ações educativas com os profissionais em formação, além de contar com um material didático pedagógico, produzido pela equipe de coordenação do Provimento, com vistas à metodologia ativa de ensino aprendizagem, e que serve como um documento norteador de suas práticas. O docente tem o papel de facilitador do processo de ensino e aprendizagem com o profissional de saúde e um articulador estratégico com as gestões municipais no apoio a estes, aproximando-se e contribuindo para modificação e melhoria na organização e qualidade dos serviços de APS municipais. O processo avaliativo docente é processual, sendo iniciado, no formato da proposta, de outubro a dezembro de 2021, constituindo em ferramenta importante para reflexão e aprimoramento das práticas educacionais realizadas no Programa. Para o processo avaliativo dos docentes elaborou-se três instrumentos semi-estruturados pela equipe de coordenação do Programa com apoio de equipe pedagógica do ICEPi, compondo os seguintes movimentos: 1) elaboração dos instrumentos de avaliação; 2) aplicação de instrumento de avaliação, pelos profissionais em formação, via formulário online, com anonimato; 3) realização de autoavaliação docente e 4) encontro online individual com cada docente e equipe de Coordenação do Provimento para discussão da avaliação e autoavaliação. Resultados: A partir dessa experiência, pode-se perceber maior envolvimento e integração das equipes de coordenação do provimento (médica, enfermagem e odontologia) para elaboração do instrumento de avaliação e autoavaliação docente. Houve apoio da equipe pedagógica do ICEPi e vários momentos de construção coletiva para finalizar o documento norteador. Ao enviar o instrumento online constatou-se boa adesão dos profissionais em formação, perfazendo um total de 657 respondentes, sendo estes: 222 da medicina; 266 de enfermagem e 169 de cirurgiões dentistas, o que correspondeu a 69%. O espaço de participação dos profissionais no processo avaliativo, ampliando a escuta na perspectiva docente e estimulando o educando à corresponsabilidade sob seu processo ensino e aprendizagem. No momento de autoavaliação observou-se que alguns aspectos levantados pelos docentes coincidiram com o que foi pontuado pelos profissionais e, que contribui para reconhecer os aspectos que precisam ser melhorados no processo e para o aprimoramento do fazer docente assistencial para uma atuação com qualidade. Percebeu-se que o momento de autoavaliação oportunizou o reconhecimento, por parte do docente, das competências a serem aprimoradas. Foram realizados encontros online com todos docentes assistenciais do programa, sendo: 24 da medicina; 16 enfermeiros e 07 cirurgiões dentistas. As reuniões foram realizadas individualmente com cada docente com duração de 30 a 60 minutos e realizadas por meio do aplicativo Zoom. Quanto ao encontro online individual do docente com a equipe de Coordenação do Provimento, promoveu um momento de reflexão e compartilhamento das práticas educacionais, tendo em vista as avaliações dos profissionais e autoavaliação. O momento do encontro da equipe de coordenação com relação à avaliação dos profissionais permitiu um olhar mais atento ao fazer docente assistencial, agregando valores  e tornando possível alinhar os aspectos que precisam melhorar. Nas situações nas quais percebeu-se necessidade de ajustes pedagógicos dos docentes, elaborou-se um plano de melhoria, a ser acompanhado pela equipe de Coordenação. A experiência teve impacto positivo para o processo de formação e abriu espaço para novos aprendizados, oportunizando a participação efetiva dos atores envolvidos no processo educacional. Observou-se um bom nível de satisfação dos profissionais com as atividades desenvolvidas pelos docentes nos encontros presenciais, síncronos online e na plataforma moodle. O uso de recursos tecnológicos para realização da experiência demonstrou-se como grande aliada nos processos educacionais em tempos de pandemia e necessidade de distanciamento social, favorecendo a qualidade do processo formativo. Considerações Finais: Diante dos aspectos analisados na experiência, considera-se a avaliação docente online como instrumento imprescindível para o processo formativo, tendo em vista o aprimoramento de competências educacionais para uma educação permanente em saúde de qualidade, além de proporcionar facilidades de avaliação do programa, que é de âmbito estadual. A participação dos profissionais na avaliação docente destaca a corresponsabilidade como competência importante e de grande valia no processo formativo. Vale destacar que o uso da tecnologia para avaliação online, tem papel fundamental e inovou no processo ensino e aprendizagem, minimizando limitações físicas e dando espaço para a inovação e novos aprendizados.