Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO AMAZONENSE DE MANICORÉ
Júlia Fialho Cauduro, Fernado Lopes, Natasha Maranhão Vieira Rodrigues, Felipe Thiago Dias de Lima, Estevan Criales Lopez

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, portanto, não é apenas a ausência de uma doença ou enfermidade. Para atingir tal estado é necessário que as linhas de cuidado sejam individualizadas a cada região visto que possuem características singulares que influenciam diretamente na forma do cuidado, o que pode ser observado por meio da Análise de Situação de Saúde, um processo analítico-sintético que permite a caracterização, medição e explicação do perfil de saúde-doença a fim de produzir informação e conhecimento útil para orientar a ação em saúde coletiva.

No presente estudo foi realizada a análise do município amazonense de Manicoré, com o objetivo de realizar análise geral da situação de saúde do município de Manicoré-Amazonas e correlacionar os dados disponíveis em bases online do Sistema Único de Saúde.

Trata-se de um estudo analítico transversal da situação de saúde no município de Manicoré com utilização de dados secundários por meio de bases de dados governamentais. Utilizou-se as informações das bases DATASUS, bem como do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), SARGSUS (Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão), Portal da Transparência da Prefeitura de Manicoré, IDSUS (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde) e Fundo Nacional de Saúde.

Manicoré consiste em um município majoritariamente rural, com uma população estimada em 47.017 habitantes e densidade populacional de 0,97 habitantes/km², sua pirâmide etária apresenta base larga, sendo contrária à tendencia nacional de envelhecimento populacional. Dois instrumentos importantes para a avaliação de saúde do município são o Plano Municipal de Saúde, que subsidia ações de planejamento e monitorização das ações de saúde por quadro anos, e o Relatório Anual de Gestão, que descreve metas prevista e realizadas do Plano Anual de Saúde, o município de Manicoré apresentou ambos os documentos aprovados e disponibilizados. A organização do sistema de saúde de Manicoré e mediado via atenção básica para as demais unidades em que a unidade básica de saúde serve como mediadora para outros centros como o centro de atenção psicossocial (CAPS), hospital regional, centro municipal de fisioterapia e núcleo de apoio à saúde da família. A cobertura de saúde observada foi de 68,7%, valor que permaneceu estável nos dois últimos anos. O financiamento de Manicoré em 2020 foi com um total geral de 16.088.524,56 reais sendo que aproximadamente metade foi destinada para a atenção básica, é válido destacar o repasse para o combate ao coronavírus (COVID-19) que só em 2020 foram 4.470.040,71 reais a mais para auxiliar nos custos devido à pandemia. Destacam-se também, em 2020, 52 óbitos; em relação à mortalidade infantil houve leve aumento entre 2016 e 2019 em relação aos anos anteriores.

Ao analisar os dados obtidos durante a pesquisa em bases online, é possível concluir que a situação de saúde em Manicoré está longe de ser a ideal. O desamparo da população é consequente de uma cadeia multifatorial e ser majoritariamente rural, o que dificulta o acesso a serviços de saúde.