Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Oficina sobre estratégias de educação em saúde para promoção do uso racional de medicamentos para estudantes de farmácia
Lorena Martins de Lima, Felipe Moreira de Paiva, Estefânia Araújo Braga, Patrícia Débora de Sousa Vasconcelos, Victor Lucas Barreto Vieira, Lívia das Chagas Araújo, Vitória Maria Xavier Araújo da Costa, Islania Ketelin Martins Franklin

Última alteração: 2022-02-13

Resumo


Apresentação:

A promoção da saúde acontece quando há produção de saúde, no âmbito individual e coletivo, através da articulação de ações com as redes de proteção social, com ampla participação e controle social. Dentro desse conceito, também, engloba-se o fornecimento de tecnologias de saúde para a manutenção desta. Os medicamentos são tecnologias de saúde utilizadas com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas. O uso indiscriminado de medicamentos ocasiona um grande problema de saúde pública, que podem levar desde a obtenção de medicamentos a um maior custo até à falha terapêutica e reações adversas e indesejáveis. São vários os fatores que induzem ao emprego irracional dos medicamentos, tais como condições econômicas, sociais e até mesmo culturais. Agir nessas causas é necessário para diminuir as práticas de uso incorreto de medicamentos, aplicando estratégias de educação com o intuito de garantir a promoção do uso racional de medicamentos, mediante a democratização do conhecimento e da correta orientação sobre seu uso. A educação popular em saúde, desse modo, busca a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, através da problematização. Assim, a escolha de uma oficina como estratégia de educação em saúde, realizada com o auxílio de um docente, teve como objetivo discutir e gerar um conhecimento teórico sólido acerca do uso racional de medicamentos, através de dinâmicas para proporcionar aos participantes a ressignificação de pensamentos sobre a utilização de medicamentos promovendo a melhoria das condições de modos de viver e ensinar destes futuro profissionais da saúde.


Desenvolvimento do trabalho:

Trata-se de um relato de experiência acerca da realização de uma oficina em um Centro acadêmico na cidade de Fortaleza, Ceará, durante a semana em alusão à profissão farmacêutica, que ocorreu no dia 21 de setembro de 2021, levando cerca de duas horas para sua realização. O público-alvo foi composto por estudantes do curso de farmácia. A oficina abordou estratégias de educação para promover o uso racional de medicamentos e foi realizada por um grupo de discentes e um docente. A oficina foi dividida em três momentos, no qual a primeira foi uma dinâmica no qual os participantes se apresentavam, e depois os outros participantes tinham que repetir o que aprenderam sobre o outro. Essa dinâmica teve o intuito de deixar os participantes mais ativos e mais confortáveis para o processo de aprendizado. No segundo momento, foram abordados os aspectos teóricos sobre uso racional de medicamentos e promoção de saúde por meio de slides, com fotos das metodologias de educação em saúde, focando em aspectos mais técnicos e conceituais. No terceiro momento da oficina, realizou-se uma dinâmica sobre o uso racional de medicamentos, onde os conhecimentos adquiridos na oficina puderam ser colocados em prática através da atividade “verdades e mentiras”, onde cada participante deveria falar duas informações verdadeiras sobre si acerca do uso de medicamento e uma informação falsa. Em seguida, foi realizada uma discussão sobre as melhores práticas do uso de medicamentos.


Resultados e/ou impactos:

O intuito principal da oficina foi desenvolver nos participantes os conceitos sobre promoção da saúde e como estes podem ser utilizados, através de diferentes estratégias, para promoção do uso racional de medicamentos. A oficina trouxe uma abordagem a respeito das estratégias de educação em saúde para o uso racional de medicamentos, visto que o respectivo assunto é pertinente ao cotidiano, mas ainda assim não inteiramente consolidado. A esse respeito, o uso racional de medicamentos objetiva potencializar a saúde individual e coletiva. Esta se estabelece a partir do momento que um indivíduo recebe um medicamento de maneira a garantir doses adequadas, pelo período adequado e ao menor custo, partindo das necessidades individuais, como também da conscientização em relação ao processo conhecido como automedicação.

A frequente disseminação de publicações informativas vindas de diferentes fontes pode interferir na qualidade da educação a respeito de determinado tema. Partindo desse pressuposto, as questões a respeito do uso de medicamentos tornam-se mais frequentes e necessárias.

Desse modo, a realização da ação supracitada reforçou aos participantes o entendimento dos aspectos teóricos e o que se objetiva alcançar quanto à busca contínua pela promoção e educação em saúde. A participação e envolvimento dos estudantes durante a realização da oficina mostrou-se algo benéfico, sendo capaz de promover saúde e promover educação continuada com os futuros profissionais de saúde. Além disso, a inserção do momento mais lúdico, com abordagem totalmente voltada para o uso racional de medicamentos, permitiu ao público-alvo desenvolver uma maior interação entre si, onde todos se ajudavam e acrescentavam comentários importantes não só para o decorrer da dinâmica como também para levantar e sanar maiores dúvidas em relação aos mitos e verdades mais recorrentes do uso de medicamentos.

A participação e engajamento aconteceu de forma presencial, proporcionando aos envolvidos e aos presentes um momento rico em informação e aprendizado, refletindo a importância de se manter atento às necessidades e acontecimentos da população ao nosso redor a fim de alcançar esse meio e poder contribuir de forma positiva, o que democratiza o conhecimento e torna os indivíduos capazes de atuar em sociedade, sendo coresponsáveis pela promoção da saúde. Assim, ações como essa destacam o crescimento em conjunto, desde os participantes aos acadêmicos, estes trilhando sua jornada profissional capacitados e qualificados para exercer seu compromisso com a comunidade e a saúde.

A experiência da realização da oficina mostrou-se benéfica para os estudantes da saúde, que puderam colocar em práticas aspectos teóricos acerca da promoção da saúde para o uso consciente dos medicamentos.


Considerações finais

A experiência da realização da oficina demonstrou que a utilização de estratégias e ferramentas lúdicas contribui com o aprendizado dos indivíduos principalmente em temas voltados à saúde. Ademais, ações de educação em saúde colaboram com o desenvolvimento de responsabilidade pela própria promoção da saúde e da população. Assim, podemos utilizar dessas estratégias tais como: palestras, teatro, campanhas, jogos interativos, eventos e etc, para promover o uso racional de medicamentos, desmistificar informações e ampliar o acesso de modo educativo ao autocuidado em saúde, empoderando e capacitando a comunidade para tal. A partir disso, aspectos de promoção da saúde são colocados em prática e são capazes de estimular novas abordagens para o estímulo das melhores práticas para melhoria de condições de vida da população.