Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A importância da odontologia na atenção primária á saúde: Revisão de literatura
Vanessa Maria Fernandes Pavão, Thaís Maranhão, wellick de Melo Santos, Ariadne Aparecida Gonçalves Resende, Brenda Lorrayne Rodrigues da Silva, Otávia Schwartz Fitaroni Azevedo, Liendew Nery Pereira

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


Apresentação: Há mais de 30 anos do seu nascimento, a partir da Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS), visa garantir aos seus usuários a integralidade de todas as ações e serviços com a completa assistência à saúde no sistema público. Dentre as ofertas, a odontologia é essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sendo assim no ano 2000 o programa saúde da família incluiu a saúde bucal e o cirurgião-dentista. O papel do dentista no programa consiste em identificar, prevenir e resolver os problemas da população referente á saúde bucal, para garantir a qualidade e bem-estar para toda a população de forma equânime. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 11% da população nunca visitou um dentista, os motivos são diversos como: odontofobia (medo de ir ao dentista), ausência de serviço ou existência em condições precárias. Dessa forma há muitos desafios a serem vencidos ainda na odontologia pública do Brasil.

Objetivo: Compreender e analisar dados da literatura acadêmica acerca das contribuições e benefícios do dentista na Estratégia de Saúde da Família.

Desenvolvimento do trabalho: Revisão da literatura nas bases de dados eletrônicos: Scientific Electronic Library (SCIELO), portal PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), buscador do Google, Google Acadêmico. Foram lidos artigos, monografias e dissertações sobre o tema, localizados a partir das palavras chaves: equipe de saúde bucal na atenção básica, saúde da família, estratégia Saúde da Família e SUS, no período entre (1995-2019), na língua portuguesa. De um total de 50 trabalhos, foram selecionados 26 estudos que respondiam a seguinte questão: qual a importância do dentista na equipe de saúde bucal do SUS?

Resultados: Observou-se nos estudos a necessidade de ampliação de equipes de saúde bucal nas ESFs, uma vez que há grandes vazios assistenciais nesta área no setor público e falta de condições econômicas para a população acessar a estes serviços na rede privada. Dessa forma, o trabalho que é realizado pelos dentistas nas unidades é transformador nas vidas dos usuários, pois as doenças da cavidade bucal como, por exemplo, as cáries dificultam as pessoas a conseguirem ter ou manter-se em um trabalho, causam dores, entre outros. Dessa forma, o papel do dentista é tratar as doenças bucais, devolvendo para as pessoas saúde e bem estar.

Considerações Finais: A integração da saúde bucal na estratégia saúde da família é essencial para a população brasileira, pois permite tratar o indivíduo como todo, reduzindo as doenças bucais que normalmente acometem as pessoas e atrapalham suas vidas sociais, modificando assim o quadro epidemiológico da sua comunidade. Então é necessário que sejam realizados mais pesquisas na área para poder fornecer mais evidências científicas, ajudando os órgãos competentes e os profissionais que cuidam da saúde oral a desenvolver um plano de tratamento mais adequado para os usuários do SUS, com a intenção de fornecer uma saúde igualitária e de qualidade para todos que necessitam da saúde pública em nosso país.