Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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ATENÇÃO: SINAL LARANJA! NÃO DEIXE O SOL PARAR A SUA VIDA - AÇÃO EM SAÚDE SOBRE O DEZEMBRO LARANJA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE MACEIÓ-ALAGOAS
Última alteração: 2022-02-08
Resumo
Introdução: Câncer de Pele (CA) é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Há diversos tipos e subtipos descritos em uma classificação universal. Dentre os cânceres de pele não melanoma, o carcinoma basocelular corresponde a 80% deles, seguido pelo espinocelular, e o melanoma, neoplasia melanocítica maligna. A patogênese decorre de processo multifatorial, envolvendo mutações e exposição a fatores de risco mutagênicos, sendo o principal, a radiação. Com o aumento da incidência, campanhas de prevenção visam o rastreio, uma vez que o exame físico dermatológico e o autoexame, reduzem a mortalidade, devido ao diagnóstico precoce e ao tratamento da doença avançada. Objetivo: Explicar sobre a campanha do Dezembro Laranja no combate ao CA de pele, informando sobre a importância de medidas de prevenção e proteção. Metodologia: Trata-se de relato de experiência ocorrida em uma escola de ensino fundamental, localizada no município de Maceió, Alagoas. Buscou-se atribuir uma linguagem lúdica, no intuito de instruir e motivar os alunos sobre o tema. Para tal, usou-se questionário alusivo ao Dezembro Laranja, concebido em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, retratando a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. A prática foi aplicada em um conjunto de 25 estudantes, divididos em 2 grupos, respondendo às assertivas propostas em verdadeiro ou falso; ao final, houve uma explanação sobre CA de pele. O público alvo foi discentes do 7° ano do ensino fundamental da rede pública, com faixa etária por volta de 12 a 15 anos. Resultados ou Impactos: Prevenção contra o câncer de pele é feita a partir do controle de fatores de risco, a citar: alertar a respeito do uso de bonés, de óculos com proteção UV, de filtro solar e evitar a exposição prolongada aos períodos de maior radiação. Sabendo-se disso, foi dialogado sobre os principais tipos de câncer de pele, como também o modo de detectar e buscar um atendimento médico, seguindo os critérios de assimetria, bordas, coloração, diâmetro e evolução (regra do ABCDE). Considerações Finais: Atividade possibilitou a discussão de informações pertinentes para a prevenção do CA de pele, bem como a percepção dos estudantes para necessidade do cuidado consigo e do coletivo, contribuindo para formação educacional e de futuro agente social no combate ao câncer de pele.