Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A aplicabilidade das tecnologias educacionais na Planificação da Atenção à Saúde: um relato de experiência.
Samara Ercolin de Souza, Isadora Siqueira de Souza, Evelyn Lima de Souza, Larissa Karollyne de Oliveira Santos, Ilana Eshriqui

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


Apresentação:

O projeto “A Organização da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) em Rede com a Atenção Primária à Saúde (APS)”, conhecido como PlanificaSUS, tem como objetivo implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), fortalecendo o papel da APS e da AAE na organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades da PAS podem ser compreendidas como momentos de discussão e mudança no modus operandi das equipes e dos serviços. Para tal, a PAS reúne um conjunto de ações educacionais, baseadas no princípio da andragogia e em metodologias de aprendizagem ativa, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidade e atitude, necessárias para a organização e a qualificação dos processos de trabalho. Desta forma, diferentes componentes de capacitação em saúde são partes essenciais da estratégia proposta pelo projeto PlanificaSUS para qualificação da atenção à saúde em 24 regiões de saúde participantes, distribuídas em 18 unidades federativas (UF) do Brasil. Assim, esse relato de experiência destaca a construção e aplicabilidade das tecnologias educacionais do PlanificaSUS a fim de apoiar a implementação da PAS em âmbito nacional.

Desenvolvimento do trabalho:

A execução do PlanificaSUS acontece em uma etapa preparatória e uma etapa controle, intercaladas por etapas operacionais com temáticas desenvolvidas que fortalecem o papel da APS e um modelo de AAE inovador, considerando sua integração em RAS com a APS. Cada etapa tem a duração aproximada de 90 dias. Para ser uma estratégia sustentável, as capacitações do PlanificaSUS são direcionadas a três principais públicos-alvo: profissionais locais que assumem o papel de tutor do projeto nos serviços de APS e AAE, profissionais da gestão estadual e municipal, e profissionais de saúde da APS e AAE. Assim, o processo de capacitação para cada temática abordada oferece um conjunto de tecnologias educacionais, a saber: 1) Webinar de Lançamento: evento online síncrono, realizado por meio de uma aula magna, simbolizando o marco de uma nova etapa do projeto ao abordar a temática vigente;2) Plataforma de Ensino à Distância (EaD): cursos autoinstrucionais direcionados para o desenvolvimento dos conhecimentos específicos dos processos de trabalho propostos em cada etapa. São disponibilizados cursos específicos para os tutores e para os gestores, e; 3) Workshop e Oficina Tutorial: é por meio destes espaços que tutores desenvolvem habilidades e atitudes ao mesmo tempo em que apoiam a implantação da metodologia nas regiões de saúde. O público-alvo desses momentos são todos os profissionais da APS e da AAE. O workshop é o momento de alinhamento conceitual, reflexão e sensibilização para as melhorias do processo de trabalho. Na sequência, acontecem as oficinas tutoriais, momentos em que os tutores, profissionais locais de nível superior que tem experiência no serviço na APS e/ou AAE, apoiam os profissionais das unidades, a organizarem e refletirem sobre seu próprio processo de trabalho, identificando onde estão, onde querem chegar e como vão chegar. Reconhece-se que as oficinas são espaços de interseção entre serviços e ensino de grande importância para a formação em saúde e para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas ocorrem de modo horizontal.  O conhecimento ali construído, a partir da reflexão sobre o vivido em um cenário de aprendizagem, pode se difundir por intermédio dos sujeitos que por ali passam como aprendizes. A partir da afirmação de Paulo Freire “quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender”, integrado a aplicação da pirâmide de William Glasser, disponibilizamos estratégias de ensino como oportunidades de aprendizado passivo e ativo compreendendo e respeitando a forma de aprender de todos os atores em diversos cenários do Brasil.

Resultado:

Foram realizadas a etapa preparatória e três etapas operacionais temáticas do PlanificaSUS entre julho de 2021 e janeiro de 2022. Como produtos dessa capacitação em larga escala foram realizados três webinars de lançamento e disponibilizados dez cursos EaD com carga horaria de até seis horas cada; desses, quatro cursos introdutórios para ambos os públicos-alvo (Introdutório à PAS, RAS, Condições de Saúde e Processo de Tutoria), três cursos para tutores e três cursos para gestores relacionados às temáticas trabalhas das nas etapas operacionais já executadas (APS e AAE nas RAS; Território e Gestão de Base Populacional; e Integração e Comunicação entre APS e AAE).

Todos os cursos EaD foram disponibilizados em livre acesso (proadi.ensinoeinstein.com), com alcance de 1.223 alunos em 4 meses de lançamento, dentre tutores, gestores e, por ser um Recurso Educacional Aberto (REA), soma-se um público diversos para além do Projeto distribuídos em todas as regiões do país. Destaque para a região Sul do país (n=447, 36% dos 1.223 alunos); seguida pelas regiões Nordeste (n=245, 20%); Norte (n=195, 16%); Sudeste (n=184, 15%) e; Centro-Oeste (n=152, 12%).

Para cada uma das etapas temáticas, foi construído: um “guia para workshop” contendo atividades de facilitação de grandes grupos, estrutura libertadora e rotina de pensamento visível do Projeto Zero de Harvard; um “guia da etapa” que tem como objetivo apoiar tutores e gestores no planejamento, execução e acompanhamento da implantação dos processos de trabalhos no território, e; um “Guia para Monitoramento de Indicadores”, direcionado para os profissionais de saúde da APS e AAE e gestores, visando o alinhamento sobre a importância da cultura de monitoramento e avaliação de processos trabalhados na PAS por meio de indicadores pactuados, como os de desempenho do Previne Brasil. Todos os guias foram disponibilizados em livre acesso em uma plataforma que reúne as tecnologias educacionais e de monitoramento da Planificação a todo o Brasil, o e-Planifica (planificasus.com.br), que conta com quase 2.256 profissionais cadastrados até o momento.

 

Considerações Finais

A presente experiência demonstra a aplicação de diversas tecnologias educacionais do projeto PlanificaSUS, subsidiando a instrumentalização de gestores e profissionais para a implementação da PAS em suas regiões. O fato de considerar atores locais como protagonistas e diferentes espaços para execução das atividades possibilita a customização destas considerando as necessidades locais. Reforçamos com esta experiência a necessidade e potência do processo de ensino-aprendizagem conectado com a prática (seja na gestão ou na rotina dos serviços). Mesmo diante de possíveis limitações de acesso à internet e informatização em alguns contextos, as estratégias parecem ser viáveis, ainda que necessitem de adaptações para aplicação em âmbito nacional.