Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de experiência da implementação do Projeto Núcleo Interno de Regulação - NIR no Hospital Estadual Doutor Dório Silva no município da Serra/ES.
juliana da silva santos, Girlliany Gonçalves, Poliana Kuhn Agner, Graziela Ribeiro Fonseca

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


Apresentação: O Hospital Estadual Dório Silva, localizado no município de Serra/ES, possui 275 leitos, sendo estes divididos em: 116 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 15 leitos de unidade de cuidados intermediários e 70 leitos de unidade terapia intensiva, além de 14 leitos unidade de estabilização chamada de sala vermelha. Em 2020, o hospital que já possuía um Núcleo Interno de Regulação (NIR) recebeu o aporte da do Projeto do NIR, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)/Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (SESA), em maio de 2020. Este resumo trata do relato de experiência da implementação do NIR, no período de maio de 2020 a dezembro de 2021.

Desenvolvimento: A partir da portaria estadual nº 004-R de 03 de fevereiro de 2020, houve a implantação do projeto NIR na instituição. Esta passou a receber 03 (três) médicos e 05 (cinco) enfermeiros para a composição do núcleo, de modo a trazer mais robustez ao processo regulatório das internações e fortalecendo a gestão do acesso junto a rede. No início do processo, houve dificuldades em relação à receptividade da equipe local e na compreensão do projeto pela instituição e pelos próprios membros do projeto. Com o passar dos meses, o processo de trabalho foi organizado de modo a: 1- Priorizar a gestão de leitos como ferramenta de acesso ao serviço de saúde; 2- Modificar o processo de trabalho para aplicação da gestão de leitos nos serviços de saúde; 3 - Promover a gestão de leitos por meio de ferramentas operacionais.

Resultados: O primeiro resultado foi o apoio da direção em acreditar no projeto e a partir de então o engajamento da equipe já existente no setor, além de organização da estrutura física trazendo conforto para o dia a dia de trabalho. O que fez a maior diferença foi a organização dos processos e rotinas, dentre elas podemos destacar: construção de protocolos assistenciais, elaboração dos relatórios diários, monitoramento dos leitos disponíveis na instituição com conferência diária in loco nas unidades, atenção para situações que impactam no tempo de permanência hospitalar do paciente realizando triagem reversa, agilizando agendamento de exames (específicos) e pareceres; planejamento da redistribuição dos leitos institucionais, construção e organização dos indicadores, estruturação de huddles, visitas multidisciplinares e utilização da ferramenta do kanban que se tornou essencial no dia a dia no NIR.

Considerações Finais: Apesar de todas as nossas conquistas e das atividades realizadas, ainda há um grande caminho a ser percorrido, principalmente no que se refere a melhor pactuação na rede para otimização da utilização dos leitos hospitalares. Entretanto muito já foi conquistado com o conhecimento das atribuições dos membros da equipe, e sistematização dos processos de trabalho o que nos permitiu um melhor gerenciamento dos leitos e promoção de oferta de acesso aos usuários a rede.