Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Provimento e Formação em Equipes Multiprofissionais Ampliadas no Espírito Santo: Relato de experiência de implantação de projeto Interprofissional.
Giovani Zanquetto Olmo, Thaís Maranhão, Agleides Arichele Leal Queirós

Última alteração: 2022-02-13

Resumo


Apresentação:

O Componente de Provimento e Fixação de Profissionais é um Projeto do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde e compõe o Programa Qualifica-APS. Por meio da integração ensino-serviço, promove a formação de profissionais de saúde para atuação no SUS, além de qualificar o cuidado na Atenção Primária à Saúde. Entre as modalidades de implementação está o Provimento para Equipes Multiprofissionais Ampliadas, um projeto inovador que propõe a ampliação do escopo de atuação do programa com a inserção de equipes com profissionais de diferentes categorias, que irão atuar em conjunto com as equipes existentes no Programa. Este resumo tem como objetivo relatar a experiência de elaboração e implantação de projeto de provimento com práticas interprofissionais na atenção primária em saúde.

Desenvolvimento:

A Equipe Multiprofissional Ampliada foi pensada com o objetivo de ampliar o escopo de atuação das equipes de atenção primária, além de garantir o acesso à saúde, e qualificar a assistência por meio de práticas colaborativas e do trabalho em equipe, operacionalizando o trabalho a partir da educação interprofissional. Foram propostas três ênfases de atuação das equipes: Saúde Mental; Saúde Funcional e Reabilitação; e Promoção da Saúde e Proteção da Vida. As ênfases serviram apenas de referencial para caracterizar a identidade das equipes, podendo ocorrer sobreposições de atuação em determinados momentos. O Provimento é uma estratégia bipartite entre Estado e municípios, ficando a cargo do Estado a seleção e o programa de formação de profissionais de saúde, e aos municípios a adesão e composição das equipes.

Resultados:

O projeto iniciou em novembro de 2021, com o lançamento do edital de adesão dos municípios e solicitação das vagas para prover os profissionais das equipes. Estes foram definidos a partir do perfil epidemiológico do território de atuação, e prioridades de atuação nas ênfases ofertadas pelas gestões municipais. No total, 42 municípios aderiram ao componente, solicitando 244 vagas para início imediato, além de cadastro reserva. Foram solicitados 17 assistentes sociais, 22 enfermeiros, 19 farmacêuticos, 32 fisioterapeutas, 23 fonoaudiólogos, 19 médicos clínicos, 2 médicos geriatras, 30 médicos psiquiatras, 18 nutricionistas, 2 profissionais arte-educadores, 14 profissionais de educação física, 5 profissionais de gerontologia, 34 psicólogos, 1 sanitarista, e 14 terapeutas ocupacionais.

A próxima etapa é a elaboração dos editais de seleção dos Docentes Assistenciais, e a seleção deste quantitativo de profissionais solicitados que, em conjunto com outros profissionais do município, irão compor as Equipes Multiprofissionais Ampliadas.

Considerações Finais:

O processo de transição demográfica e o perfil epidemiológico da população tem sido uma grande preocupação, bem como as sequelas e adoecimentos relacionados ao Pós-COVID e os seus impactos sociais. Destacamos a importância das equipes multiprofissionais atuarem nas linhas de cuidado à Saúde do Idoso, nos cuidados pós-pandemia; cuidados domiciliares, individual e coletivo de modo a responder às necessidades de saúde e as Determinações Sociais em Saúde, com práticas interprofissionais. Entre os desafios deste componente estratégico, encontram-se: a elaboração de curso de formação em serviço em práticas interprofissionais, bem como sua compreensão por parte das gestões municipais, docentes-assistenciais e dos profissionais selecionados.