Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Acompanhamento multiprofissional do desenvolvimento motor e psicomotor de crianças nascidas durante a pandemia da COVID-19 em Mossoró-RN.
Loínne Carla De Aquino Domingos, ANA BEATRIZ DANTAS MENDES, Andressa Sonja Pereira de Castro, Felipe Bezerra de Andrade, Kaliana Cavalcante do Carmo Cabral, Marianne Raquel De Oliveira Maia

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


A consulta de puericultura realizada em equipe multiprofissional tem como finalidade analisar o desenvolvimento e crescimento da criança, em uma abordagem biopsicossocial. São observados tanto parâmetros antropométricos, aspectos motores, como também a interação social da criança. Durante as consultas de puericultura da prática profissional enquanto residente, foi observado que muitas crianças, principalmente as nascidas durante o período da pandemia, não têm no ambiente familiar o estímulo necessário para se desenvolverem de forma saudável no que diz respeito aos aspectos social, motor e psicomotor. Levou-se em consideração o contexto da pandemia de COVID-19, onde, por conta do isolamento, muitas famílias perderam a interação social, ficaram restritos ao ambiente doméstico, e, estressados, os pais e cuidadores não dedicam tempo e atenção suficientes aos filhos. Além de outras questões que surgiram ou foram acentuadas neste cenário pandêmico, como problemas domésticos, financeiros e de saúde (física e mental). Desta forma, neste trabalho buscamos elucidar como essas crianças estão se desenvolvendo nesse contexto e orientar os pais e cuidadores sobre a importância do estímulo para o desenvolvimento da criança. Para isto, utilizamos como recurso a caderneta de saúde da criança utilizada nas consultas de puericultura, que contém todos os dados colhidos na consulta e, de acordo com a necessidade de cada criança, orientamos os pais sobre os cuidados e estímulos necessários. Algumas questões que pudemos observar foi que, assim como acontece em muitos aspectos da saúde durante a pandemia, diferenças sociais e econômicas têm uma função clara em quem é mais afetado. Crianças provenientes de famílias em maior vulnerabilidade social e financeira são as mais afetadas. Outro fator que merece destaque é que as crianças que tem irmãos se desenvolvem de forma mais saudável. As famílias que comparecem a todas as consultas, cujas crianças acompanhamos de forma longitudinal, também sofreram impactos positivos. Crianças necessitam de todo um contexto favorável para se desenvolverem de forma saudável e sem atrasos, como afeto e estímulos oferecidos dentro do ambiente doméstico, brincadeiras e interação social, acompanhamento multiprofissional em saúde. A pandemia de COVID-19 restringiu (ou dificultou) isto para a maioria das famílias, principalmente para aquelas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Sendo assim, é de suma importância estudar e acompanhar o desenvolvimento das crianças nascidas neste contexto para que elas passem por este período pandêmico da forma mais saudável possível, sem grandes perdas em seu crescimento.