Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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“Brinca Comigo?”: relato de uma experiência de trabalho interprofissional e intersetorial em saúde mental infantil no contexto da pandemia
Última alteração: 2022-02-06
Resumo
Apresentação: Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto “Brinca Comigo”, desenvolvido durante o 1º semestre de 2021, em uma parceria entre um Grupo de Trabalho (GT Cuités) do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde interprofissionalidade (PET-Saúde-EIP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) atuante no bairro Cuités, em Campina Grande – PB, e as gestoras e professoras das escolas e creche do território. O projeto buscou desenvolver estratégias para o cuidado com a saúde mental das crianças durante a pandemia de Covid-19. Esse relato objetiva demonstrar o trabalho interprofissional e intersetorial na construção e execução do trabalho em grupo. Descrição da experiência: Inicialmente, foram realizadas três reuniões através da plataforma Google Meet® entre o GT Cuités, composto por docentes, preceptoras e estudantes das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, psicologia e serviço social, a equipe de saúde e equipes das unidades educacionais para construção dos objetivos e metas e definição do público-alvo do projeto: crianças que estavam no fim da primeira infância (5 a 6 anos) e seus pais/responsáveis, totalizando 22 crianças inscritas. As atividades foram planejadas e executadas pelo GT Cuités visando o desenvolvimento de competências interprofissionais: clareza de papéis; comunicação interprofissional; dinâmica de funcionamento da equipe e liderança colaborativa e em ações/atividades sujeitos/território centrado. Desse modo, foram definidas ações que tinham como foco principal a saúde mental, perpassando por diversos temas, como: a importância do exercício físico durante a pandemia; o reconhecimento das emoções; a relação entre as emoções/saúde mental e à saúde bucal; técnicas de relaxamento e a fitoterapia na abordagem do estresse a ansiedade. Com as crianças, tais temas foram abordados a partir de ferramentas e instrumentos lúdicos: como a contação de histórias, brincadeiras e confecção de brinquedos. A fim de facilitar estas atividades, foram elaborados kits com materiais educativos entregues aos responsáveis na UBS, para que as atividades que eram propostas e explicadas semanalmente, via Whatsapp®, fossem desenvolvidas em casa. Já com os pais/responsáveis, o diálogo sobre temáticas relacionadas à saúde e educação infantil foi realizado por meio de posts informativos e Webinários (lives no Instagram®) com pedagogas como convidadas/palestrantes. No WhatsApp®, aplicativo mais utilizado pelos participantes, também houve a abertura para perguntas, dúvidas e respostas. Impactos: A partir do feedback dos pais/responsáveis, obtido por meio de mensagens fotos e/ou vídeos, foi possível perceber que, para as famílias envolvidas, a realização do projeto facilitou a discussão e o entendimento de todos, e em especial das crianças, sobre os sentimentos diante das mudanças na rotina, possibilitou melhor diálogo entre os pais/responsáveis e as crianças sobre a Covid-19 e contribuiu para o desenvolvimento das crianças durante a suspensão de atividades nas creches e escolas. Considerações Finais: Evidenciou-se com essa proposta um caminho possível considerando a pandemia, com base no processo de trabalho interprofissional e intersetorial envolvendo os sujeitos em permanente construção dialógica, o que possibilitou o desenvolvimento de atividades na perspectiva da saúde mental centradas nas crianças e seus pais/responsáveis.