Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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“Brinca Comigo?”: relato de uma experiência de trabalho interprofissional e intersetorial em saúde mental infantil no contexto da pandemia
Antares Silveira Santos, Franklin Delano Soares Forte, Jonathan Cordeiro de Morais, Kathleen Elane Leal Vasconcelos, Sandra Amelia Sampaio Silveira, Lilian Nadja Silva Brito, Cibelly Alves Santos, Luciana Figueiredo de Oliveira

Última alteração: 2022-02-06

Resumo


Apresentação: Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto “Brinca Comigo”, desenvolvido durante o 1º semestre de 2021, em uma parceria entre um Grupo de Trabalho (GT Cuités) do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde interprofissionalidade (PET-Saúde-EIP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) atuante no bairro Cuités, em Campina Grande – PB, e as gestoras e professoras das escolas e creche do território. O projeto buscou desenvolver estratégias para o cuidado com a saúde mental das crianças durante a pandemia de Covid-19. Esse relato objetiva demonstrar o trabalho interprofissional e intersetorial na construção e execução do trabalho em grupo. Descrição da experiência: Inicialmente, foram realizadas três reuniões através da plataforma Google Meet® entre o GT Cuités, composto por docentes, preceptoras e estudantes das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, psicologia e serviço social, a equipe de saúde e equipes das unidades educacionais para construção dos objetivos e metas e definição do público-alvo do projeto: crianças que estavam no fim da primeira infância (5 a 6 anos) e seus pais/responsáveis, totalizando 22 crianças inscritas. As atividades foram planejadas e executadas pelo GT Cuités visando o desenvolvimento de competências interprofissionais: clareza de papéis; comunicação interprofissional; dinâmica de funcionamento da equipe e liderança colaborativa e em ações/atividades sujeitos/território centrado. Desse modo, foram definidas ações que tinham como foco principal a saúde mental, perpassando por diversos temas, como: a importância do exercício físico durante a pandemia; o reconhecimento das emoções; a relação entre as emoções/saúde mental e à saúde bucal; técnicas de relaxamento e a fitoterapia na abordagem do estresse a ansiedade. Com as crianças, tais temas foram abordados a partir de ferramentas e instrumentos lúdicos: como a contação de histórias, brincadeiras e confecção de brinquedos. A fim de facilitar estas atividades, foram elaborados kits com materiais educativos entregues aos responsáveis na UBS, para que as atividades que eram propostas e explicadas semanalmente, via Whatsapp®, fossem desenvolvidas em casa. Já com os pais/responsáveis, o diálogo sobre temáticas relacionadas à saúde e educação infantil foi realizado por meio de posts informativos e Webinários (lives no Instagram®) com pedagogas como convidadas/palestrantes. No WhatsApp®, aplicativo mais utilizado pelos participantes, também houve a abertura para perguntas, dúvidas e respostas. Impactos: A partir do feedback dos pais/responsáveis, obtido por meio de mensagens fotos e/ou vídeos, foi possível perceber que, para as famílias envolvidas, a realização do projeto facilitou a discussão e o entendimento de todos, e em especial das crianças, sobre os sentimentos diante das mudanças na rotina, possibilitou melhor diálogo entre os pais/responsáveis e as crianças sobre a Covid-19 e contribuiu para o desenvolvimento das crianças durante a suspensão de atividades nas creches e escolas. Considerações Finais: Evidenciou-se com essa proposta um caminho possível considerando a pandemia, com base no processo de trabalho interprofissional e intersetorial envolvendo os sujeitos em permanente construção dialógica, o que possibilitou o desenvolvimento de atividades na perspectiva da saúde mental centradas nas crianças e seus pais/responsáveis.