Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Práticas de Educação Popular integradas a pesquisa e a construção de territórios saudáveis e sustentáveis: iniciativas e experiências do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR)
Felipe Marques Silva, Pedro José Santos Carneiro Cruz, Danilo Fernandes Costa, Pedro Nascimento Araujo Brito

Última alteração: 2022-02-13

Resumo


O projeto de extensão "Práticas de Educação Popular integradas a pesquisa e a construção de territórios saudáveis e sustentáveis” vem construindo atividades conjuntas ao Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR), visando potencializar o diálogo entre as dimensões da extensão, pesquisa e ensino, na construção de saberes e práticas em torno do tema dos territórios saudáveis e sustentáveis. Este resumo objetiva apresentar as atividades desenvolvidas na vigência 2021/2022 do projeto. Dando continuidade aos VI e VII Seminários de Educação Popular e Construção do Conhecimento realizados em 2020 pelo EXTELAR, que discutiram os elos entre trabalho, ambiente e saúde, tendo como principal eixo a reafirmação do papel das comunidades no transformar de seus espaços, no sentido da construção de territórios saudáveis e sustentáveis, dois eventos foram criados: o Seminário Internacional de Educação Popular, fomentado de maneira conjunta ao VIII Seminário de Educação Popular e Construção do Conhecimento, o qual ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro de 2021, pelo Meet; abrangendo a temática Educação Popular (EP) nas Universidades, através de um minicurso, dois painéis, e um conversatório, com um total de 288 inscritos; e o IV Seminário Nacional de Pesquisa em Extensão Popular (SENAPOP) o qual, previsto para junho de 2022, abarcará 3 dias de encontro sob a temática: “A contribuição da Extensão Popular na Pesquisa Universitária no contexto atual”, tendo como programação: Grupos de trabalho, oficinas e minicursos, rodas de conversa, e vivências holísticas. Ambos eventos são importantes na promoção de novas perspectivas para a EP e sua aplicação nas ações de promoção da saúde e de práticas coerentes com a construção de territórios saudáveis e sustentáveis. Ademais, foi desenvolvida uma série de postagens, nas redes sociais, intitulada “Saberes e Práticas em Educação Popular”, com divulgações semanais de recomendações de leituras. Foram, ao todo, 12 indicações publicadas, em diversas temáticas com interface em EP, tais como, atenção primária, extensão, movimentos sociais, entre outros. O projeto vem apoiando a elaboração do segundo volume da série “Saberes em Educação Popular: autores e autoras da Paraíba”, focalizada na publicação de textos com a memória e a história de educadores populares paraibanos. E ainda, foram realizadas aulas públicas virtuais, com convidados nacionais, pautadas em discussões nos múltiplos aspectos da EP, a fim de promover a ampliação crítica acerca de temáticas em educação e saúde. Podemos destacar que com o desenrolar das ações, é perceptível a potencialização de debates acerca da educação na conjuntura atual, de forma que pela participação dos variados coletivos nos eventos e proposições levantadas pelo projeto, há uma notória mobilização teórico-prática para o transformar dos territórios mediante relações de cuidado com o protagonismo dos atores sociais locais e comunitários, bem como pela valorização da ação profissional coerente com ações participativas e humanistas.  De sorte que o projeto vem possibilitando a ampliação do olhar e das maneiras de promover uma atitude integral nas práticas sociais, profissionais e pedagógicas em saúde; estimulando para além do âmbito acadêmico e profissional, propiciando raciocínios incisivos e mobilizadores no processo de autognose e educação.