Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CANVA em e-book digital fílmico: o uso de meios digitais na inovação da socialização da promoção à saúde do trabalhador na Pandemia
Claudia Marques Santa Rosa Malcher, Larissa dos Reis Farias, Izabelly Biase Damasceno dos Santos

Última alteração: 2022-02-11

Resumo


Apresentação. A ascensão da tecnologia modificou o mundo e as relações na sociedade, proporcionando em diversos âmbitos, inclusive na educação, muitos benefícios de tal aparato. Nesse contexto, com os desdobramentos da pandemia de COVID-19, percebeu-se também que as ferramentas tecnológicas precisavam ser ainda mais inseridas no contexto educacional para garantir o distanciamento seguro entre as pessoas e a continuidade do ensino permanente. Diante disso, o CANVA foi uma ferramenta tecnológica que possui múltiplas utilidades e que se destacou na pandemia por permitir aos usuários criar apresentações, gráficos de mídia social, infográficos e pôsteres entre outros conteúdos visuais. Aqui nesse relato de experiência o CANVA é apresentado como um fruto de enorme êxito por parte dos docentes e pela monitoria para promover a socialização de produtos dos trabalhos do módulo de Atenção Integral à Saúde (AIS) com ênfase na saúde do trabalhador, sendo que essa ferramenta foi de suma importância, uma vez que foi capaz de apresentar entre o corpo discente suas produções, de forma visual e dinâmica, aperfeiçoando ainda mais o intercâmbio de conhecimentos entre os educadores e os educandos. Tal plataforma digital ainda traz como vantagem possuir boa parte de suas funcionalidades de forma gratuita e fácil manuseio.

Objetivo. Demonstrar como a utilização do CANVA pôde aprimorar a aprendizagem e proporcionar aos discentes e docentes uma nova forma de divulgar seus projetos a partir da confecção de um e-book fílmico inovador.

Desenvolvimento do trabalho. O presente relato de experiência utilizou a metodologia descritiva para descrever a experiência da monitoria de AIS no final do semestre na busca de uma ferramenta digital capaz de agregar de forma atraente os produtos digitais elaborados pelos discentes do 4° semestre do módulo Atenção Integral à Saúde, da Universidade Federal do Pará (UFPA), na temática “Saúde do Trabalhador” promovendo assim, a socialização de seus produtos durante o ensino híbrido, no qual atividades presenciais estavam limitadas. O módulo de AIS IV visa à formação dos discentes acerca da saúde do trabalhador, sendo que ao longo do semestre estimula a produção de intervenções que promovam a saúde desse público. Nesse sentido, com as restrições impostas pelo cenário pandêmico, os discentes não conseguiram aplicar presencialmente suas intervenções. Assim, com o fito de contornar esse cenário, a monitoria de AIS IV buscou alternativas digitais para a elaboração de um mural digital por meio da plataforma “CANVA” para a socialização do conhecimento adquirido. Este mural traz como destaque a possibilidade de visualização como em um “filme”, garantindo apresentação dinâmica ao observador. O processo de elaboração com o CANVA permitiu a utilização de efeitos, cores e inserções de imagens cuidadosamente trabalhados pela monitoria que diferenciaram cada trabalho dos grupos de alunos, destacando sua identidade e individualidade. Ao longo dos processos de elaboração de materiais pelos subgrupos, a monitoria foi construindo um material geral que ao final tornou público todos os trabalhos catalogados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países devem aproveitar o poder das tecnologias digitais para a implementação de políticas que garantam o acesso e a cobertura universal e reduzam iniquidades em saúde, e aqui percebemos que esse acesso foi expandido na área da educação com a integralização de mais um semestre no Curso de Medicina, auxiliando a superar a capacidade do sistema de resposta da Universidade em situação de emergência da pandemia, ao mesmo tempo que se aproximou da comunidade na produção do cuidado, e fortaleceu a vigilância à saúde do trabalhador. Destaca-se que apesar de que vivemos na “Era da Informação” e do “Conhecimento” que a cada dia nos mostram um mundo novo, o homem é sempre insubstituível pois é a ele quem cabe a tarefa de ser criativo e ter boas ideias sobre o que se almeja das máquinas. Dessa forma, para somar ainda mais aos meios tecnológicos, em caráter educacional, a tecnologia escolhida precisa ainda estar imersa em princípios que privilegiem a construção do conhecimento e o aprendizado significativo de forma interdisciplinar e humanista, não sendo encarada apenas como mais um fim de uma jornada, e sim, mais um meio de ajudar o aluno a aprender de uma maneira mais eficiente. Essa busca foi consolidada aqui na valorização da integração ensino, serviço e comunidade e na troca de experiência desse relato da monitoria que uniu tanto aqueles que nasceram imersos no meio tecnológico, como os que ainda estão a estabelecer esse contato tecnológico. Ao final do semestre, assim com essa somatória de conhecimentos, habilidades e atitudes, ocorreu o intercâmbio de experiências entre os discentes e os docentes, os quais, por meio de um link público puderam conhecer e apreciar todas as construções realizadas pela turma, que eram diversas, como: cartilhas informativas, folders e banners digitais, extremamente interessantes que inspiravam o esforço e o conhecimento adquirido ao longo do semestre. Para a monitoria o trabalho foi enriquecedor e gratificante, pois fortaleceu o objetivo de tornar as novas tecnologias mecanismos, de fato, promotores do conhecimento, e proporcionando no papel dos avanços tecnológicos para o fortalecimento da saúde. Como limitação, na construção no CANVA é importante mencionar que houveram 15 diferentes intervenções voltadas para áreas e patologias específicas do trabalhador, gerando um excesso de páginas acima de 100, que são o máximo permitidos pelo CANVA, mas, essa situação não se tornou um empecilho, sendo contornado, brevemente, com a elaboração de um novo link para a continuação dos trabalhos, nomeado como “parte 2”.

Resultados: A criatividade da monitoria foi notória ao propor a plataforma CANVA tornando agradável a apresentação dos trabalhos dos alunos em aspecto de filme. Houve a satisfação dos docentes e discentes em realizar a busca de seu produto digital em uma identificação personalizada e identificada por cores, efeitos e imagens. A pandemia tem favorecido o preenchimento da uma lacuna para o maior uso de tecnologias de informação e comunicação no curso de medicina para a promoção à saúde.

Considerações finais: Apesar do distanciamento social que limitou as atividades presenciais dos grupos acadêmicos e, até mesmo, da monitoria, novas formas de compartilhar conhecimento emergiram e tornaram-se recursos benéficos para a formação universitária. Logo, é possível concluir que a dinâmica tecnológica representa um avanço para a construção do conhecimento e formação de futuros médicos engajados no meio digital.