Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DE VOLTA PARA O MEU ACONCHEGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO DE SAÚDE COLETIVA NO SER(TÃO) NORTE RIOGRANDENSE
Josemaria Medeiros Batista, Natallia Oliveira Barros, Natallia Oliveira Barros, Yallen Dantas Araújo, Yallen Dantas Araújo, Leonardo Giovanni Araújo Batista, Leonardo Giovanni Araújo Batista, Liliane Oliveira Medeiros, Liliane Oliveira Medeiros, Anaysa Santos Bezerra Araújo, Anaysa Santos Bezerra Araújo

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


APRESENTAÇÃO

O presente estudo foi desenvolvido a partir das reflexões realizadas por alunos e preceptoras durante o período de estágio curricular em saúde coletiva de quatro alunos do curso de nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), campus Santa Cruz, no Rio Grande do Norte (RN) e da Universidade Federal de Campina Grande ( UFCG), Campus Cuité na Paraíba(PB)  todos residentes no município de Caicó/RN que em virtude da pandemia do COVID-19, foram autorizados a realizar seus estágios na sua cidade de moradia.

Com o avanço da Pandemia, o ensino nas Universidades passou a acontecer de forma remota, impossibilitando a realização dos estágios. Com o início da vacinação, foi firmado entre as universidades e o município um convênio para que o estágio de saúde coletiva fosse realizado na cidade de Caicó e a supervisão realizada de forma remota. Desta forma, foi possível dar prosseguimento a formação e reduzir o número de estagiários nos locais de estágio de Santa Cruz e Cuité, municípios sedes das universidades. No decorrer do estágio, foi discutido entre estagiários e preceptoras a importância e os desdobramentos da realização do estágio na cidade de origem dos alunos, bem como o impacto em sua  formação e na futura atuação profissional.

Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência de quatro alunos de nutrição, durante o estágio curricular de saúde coletiva, realizado na Cidade de Caicó/RN, durante a Pandemia do COVID-19.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a vivência de estagiários do último período do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e da Universidade Federal de Campina Grande ( UFCG), Campus Cuité/PB durante o estágio  de Saúde Coletiva  na cidade de Caicó/RN.

Os alunos desenvolveram suas atividades no CAPS III, Residência Terapêutica (RT), Secretaria Municipal de saúde e em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), supervisionados pela nutricionista do município e pela Residente ( R1) em Atenção Básica da Escola Multicampi  de Ciências Médicas(EMCM)  da UFRN durante o período de dezembro a fevereiro de 2022.

Tanto no CAPS III quanto na RT, foram realizadas atividades de educação nutricional por meio de oficinas culinárias para os usuários dos serviços, com objetivo de promover a alimentação saudável, conforme a compreensão dos indivíduos envolvidos nas atividades.

No âmbito da atenção básica, participaram da construção do fluxo da linha de cuidado para pessoas com sobrepeso e obesidade, acompanharam o atendimento ambulatorial de pacientes encaminhados para atendimento nutricional, bem como de pacientes em acompanhamento para realização de cirurgia bariátrica e elaboraram uma caderneta de saúde para esses usuários.

Nas UBS, aproximaram-se do território por meio de atendimentos individuais, discussão de casos e atividades coletivas com a equipe multiprofissional, tendo a oportunidade de conhecer as demandas e as dificuldades enfrentadas diariamente pelos profissionais, em virtude de condições de vida e de saúde da população adscrita. Bem como a atuação dos residentes em atenção básica.

Além disso, foram realizadas visitas técnicas á vários dispositivos de saúde como CER, CAPS AD, Central de Regulação, Centro Clínico, Equipe Técnica e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, possibilitando uma visão ampliada de vários serviços de saúde do município, conhecendo sua cartela de serviços, público alvo e fluxos.

RESULTADOS

A partir da vivência dos alunos e das preceptoras evidenciou-se um grande envolvimento dos estudantes nas atividades propostas, bem como o interesse em conhecer melhor os serviços, vislumbrando facilitar sua atuação profissional futura. Vivenciar o estágio no município onde residem e para onde pretendem  retornar para exercer sua profissão  impactou positivamente a experiência do estágio, uma vez que propiciou conhecer a realidade local dos serviços , assim como os desafios, fragilidades e potencialidades para ofertar uma atenção à saúde adeq   uada às necessidades dos seus usuários.

Conhecer o território e reconhecer-se com integrante deste, considerando-o para além da questão física, mas enquanto território vivo e em movimento, que contempla e conecta dispositivos de saúde, profissionais e usuários em toda sua complexidade, fomenta uma atenção centrada nas necessidades do sujeito e consequentemente uma maior resolubilidade para suas necessidades de saúde.

No que se refere ás atividades realizadas nos dispositivos de saúde mental, os alunos demonstraram interesse por se tratar de uma área com a qual não tinham tido nenhum contato durante a graduação.  Apesar do caráter multiprofissional preconizado para o atendimento em Saúde Mental, e do profissional nutricionista compor as equipes multiprofissionais desses serviços, estes não são comumente campos de estágio ofertados para alunos de nutrição, o que afasta esta categoria profissional destes dispositivos tanto por não os compreenderem como campo de atuação do nutricionista quanto por não sentirem-se preparados para atuar nestes serviços.

Para os estudantes participantes desse estudo, a aproximação com uma área pouco abordada na graduação, bem como conhecer a rede de saúde mental do município e elaborar atividades voltadas para atender as especificidades desse público., foi considerados pelos estagiários um diferencial em sua formação no sentido de prepará-los para atuar em serviços que não são explorados nas disciplinas da graduação e nem tão pouco nos campos de estágio comumente ofertados.

Dessa forma, apesar das limitações enfrentadas durante a pandemia, ressalta-se o caráter positivo e a importância de ampliar os campos de estágio de nutrição no âmbito da saúde mental, bem como repensar a possibilidade de manter campos de estágio nas cidades nas quais os alunos residem como forma de aproximá-los do território e de suas particularidades, preparando-os para ofertar um cuidado centrado no indivíduo e em suas necessidades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Compreender saúde e seu caráter multidimensional para além do adoecimento e reconhecer a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças é fundamental para ofertar um cuidado integral e alinhado aos princípios e diretrizes do SUS. Todavia, para que essa compreensão e essa mudança nos processos de trabalho se efetivem, é necessário pensar os espaços de formação, especialmente a graduação, como propulsora dessa mudança. Apesar dos avanços, a formação em saúde, ainda é fragmentada, especialista e pautada no modelo assistencialista e biomédico, formando profissionais para a cura das enfermidades e para minimizar as queixas dos pacientes, fato que muitas vezes justifica a dificuldade de profissionais pensarem e planejarem atividades coletivas e de promoção a saúde.

A partir da vivência dos estagiários relatadas nesse estudo, percebe-se a importância da aproximação dos estudantes com o território como uma ferramenta potente para a promoção de uma formação e consequentemente de uma prática menos fragmentada, uma vez que conhecendo suas particularidades e necessidades, possibilita um modelo de assistência centrado no  usuário e não no seu adoecimento.