Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Matriciamento em Tuberculose: uma ferramenta organizadora da rede
Cristina Bettin Waechter, Daila Alena Raenck da Silva, Pauline Soares Ferrugem, João Henrique Nagildo da Silva, Raphaela Popoviche Eifler, Carla Regina Sell, Denise Gomes, Renata Ullmann de Brito

Última alteração: 2022-02-07

Resumo


Apresentação: O Matriciamento nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS) é caracterizado como um processo de trocas intersetoriais entre equipes de saúde diversas, visando uma construção compartilhada de saberes com o intuito de criar uma intervenção ou estratégia pedagógico-terapêutica. A tuberculose (TB), doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, de propagação respiratória, é considerada um grave problema de saúde pública à nível mundial.

O Matriciamento, no sentido de manejo ao tratamento de tuberculose, apresenta-se como uma ferramenta possível de articulação entre equipes de saúde do município de Porto Alegre. Considerando tais fatores, a equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose visa a implantação do matriciamento para Tuberculose, visando agregar o plano de enfrentamento da TB.


Objetivos: O presente canal busca empreender discussões abrangentes nos âmbitos das unidades de saúde de Porto Alegre, a fim de permitir a elaboração de um plano de tratamento para diferentes casos de tuberculose e infecções latentes baseado na avaliação e discussão de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, pneumologista e assessores técnicos capazes de responder, avaliar e direcionar informações referentes á esquemas terapêuticos, critérios de encaminhamento, fluxogramas de diagnósticos, avaliações de contato e orientações de busca na rede de atenção primária.




Metodologia: O matriciamento proposto se utilizará de diversos recursos existente ou que serão criados: Canal de comunicação não pessoal - Via aplicativo Whatsapp, que contará com assessor técnico responsável pelo encaminhamento e direcionamento de dúvidas e questionamentos no período comercial semanal sendo capaz de facilitar o contato breve de unidades de saúde e dispositivos da assitência, social sobre dúvidas referentes a casos clínico e problemas encontrados na rede; reuniões sistemáticas multidisciplinares, com a equipe do Centro de Referência em Tuberculose Centro e serviços da rede de atenção à saúde e dispositivos da assistência social, discutindo casos com dificuldades de resolução às diferentes realidades encontradas no tratamento de casos de tuberculose no município de Porto Alegre; participações nas reuniões semanais com Serviço de Referência Terciário do Hospital Sanatório Partenon para casos mais complexos; revisão permanente dos materiais de consulta disponíveis na Biblioteca Virtual da Atenção Primária de Porto Alegre.



Resultados esperados: A estruturação do matriciamento em tuberculose visa ser um dispositivo importante para diminuição da incidência de novos casos de TB. Os espaços de discussão devem promover a articulação da rede assistencial de saúde e assistência social, organizando esta e facilitando a padronização do tratamento e de fluxos de atendimento no município, garantindo o acesso equânime. É parte das ações do Plano de Enfrentamento da Tuberculose contribuindo para redução do coeficiente de incidência dos casos em combate à situação pandêmica.


Considerações finais: O uso de tecnologias da informação beneficia a comunicação intersetorial entre as equipes de saúde e assistência social, podendo refletir positivamente na delimitação de estratégias de controle endêmico da TB no município e atingir os resultados esperados pelo Plano Nacional de Eliminação da Tuberculose como problema de saúde pública.