Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-07
Resumo
Apresentação: O Matriciamento nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS) é caracterizado como um processo de trocas intersetoriais entre equipes de saúde diversas, visando uma construção compartilhada de saberes com o intuito de criar uma intervenção ou estratégia pedagógico-terapêutica. A tuberculose (TB), doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, de propagação respiratória, é considerada um grave problema de saúde pública à nível mundial.
O Matriciamento, no sentido de manejo ao tratamento de tuberculose, apresenta-se como uma ferramenta possível de articulação entre equipes de saúde do município de Porto Alegre. Considerando tais fatores, a equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose visa a implantação do matriciamento para Tuberculose, visando agregar o plano de enfrentamento da TB.
Objetivos: O presente canal busca empreender discussões abrangentes nos âmbitos das unidades de saúde de Porto Alegre, a fim de permitir a elaboração de um plano de tratamento para diferentes casos de tuberculose e infecções latentes baseado na avaliação e discussão de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, pneumologista e assessores técnicos capazes de responder, avaliar e direcionar informações referentes á esquemas terapêuticos, critérios de encaminhamento, fluxogramas de diagnósticos, avaliações de contato e orientações de busca na rede de atenção primária.
Metodologia: O matriciamento proposto se utilizará de diversos recursos existente ou que serão criados: Canal de comunicação não pessoal - Via aplicativo Whatsapp, que contará com assessor técnico responsável pelo encaminhamento e direcionamento de dúvidas e questionamentos no período comercial semanal sendo capaz de facilitar o contato breve de unidades de saúde e dispositivos da assitência, social sobre dúvidas referentes a casos clínico e problemas encontrados na rede; reuniões sistemáticas multidisciplinares, com a equipe do Centro de Referência em Tuberculose Centro e serviços da rede de atenção à saúde e dispositivos da assistência social, discutindo casos com dificuldades de resolução às diferentes realidades encontradas no tratamento de casos de tuberculose no município de Porto Alegre; participações nas reuniões semanais com Serviço de Referência Terciário do Hospital Sanatório Partenon para casos mais complexos; revisão permanente dos materiais de consulta disponíveis na Biblioteca Virtual da Atenção Primária de Porto Alegre.
Resultados esperados: A estruturação do matriciamento em tuberculose visa ser um dispositivo importante para diminuição da incidência de novos casos de TB. Os espaços de discussão devem promover a articulação da rede assistencial de saúde e assistência social, organizando esta e facilitando a padronização do tratamento e de fluxos de atendimento no município, garantindo o acesso equânime. É parte das ações do Plano de Enfrentamento da Tuberculose contribuindo para redução do coeficiente de incidência dos casos em combate à situação pandêmica.
Considerações finais: O uso de tecnologias da informação beneficia a comunicação intersetorial entre as equipes de saúde e assistência social, podendo refletir positivamente na delimitação de estratégias de controle endêmico da TB no município e atingir os resultados esperados pelo Plano Nacional de Eliminação da Tuberculose como problema de saúde pública.