Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A educação em saúde como estratégia para prevenção de acidentes com o paciente pediátrico: um relato de experiência
Claudia Bueno Nascimento, Yasmin Saba de Almeida, Natânia Candeira dos Santos, Roberta Silva Sampaio, Cláudia Maria Messias, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Elaine Antunes Cortez, Lizette Cruz Azevedo

Última alteração: 2022-02-07

Resumo


Apresentação: O paciente pediátrico possui especificidades características de sua faixa etária que o tornam mais suscetível ao adoecimento e a ocorrência de acidentes. Em virtude dessa vulnerabilidade, pode-se observar um número elevado de acidentes domiciliares, bem como de eventos adversos provocados durante as hospitalizações. Visando transformar essa realidade, a educação em saúde tem por intuito desenvolver o senso de responsabilidade dos usuários do Sistema Único de Saúde, quanto a sua saúde, a de seus familiares e da comunidade como um todo. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de ações de educação em saúde voltadas à prevenção de acidentes no paciente pediátrico. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência vivenciadas em um hospital público pediátrico do SUS, localizado no município do Rio de Janeiro. As ações ocorreram entre os meses de setembro a novembro de 2021, com um intervalo de 15 a 20 dias entre elas. Estas foram coordenadas pela equipe de enfermagem e psicólogas do hospital, em parceria com os acadêmicos de enfermagem do 10º período de uma universidade privada localizada no mesmo município. As atividades tiveram como público-alvo os pais, os responsáveis e os cuidadores dos pacientes pediátricos internados na enfermaria de clínica médica. Portanto, tendo por foco os acidentes provocados no âmbito hospitalar durante o processo de internação, assim como no domicílio após a alta do paciente pediátrico, as ações educativas contaram com a elaboração e distribuição de folders informativos, e com a realização de rodas de conversa, as quais duravam aproximadamente 30 a 40 minutos, tendo por tema: “Como evitar acidentes aos pacientes pediátricos no âmbito hospitalar e domiciliar". Como as ações ocorreram durante a pandemia por COVID-19, todas as exigências sanitárias foram respeitadas.Resultados: A ação educativa possibilitou aos participantes a oportunidade de sanar dúvidas e de compartilharem vivências correlatas à temática. No decorrer da experiência, os profissionais e acadêmicos perceberam a necessidade de destacar estratégias voltadas à prevenção de acidentes provocados por quedas, tanto no âmbito hospitalar quanto nos domicílios. Neste contexto, ressalta-se que o uso das rodas de conversa como método para a efetivação da educação em saúde pode ser muito eficaz, visto que no início da ação os participantes se mostraram tímidos, porém, em pouco tempo começaram a interagirem entre si e com os profissionais. Foi possível evidenciar mudanças no cotidiano das hospitalizações, a partir das ações desenvolvidas, em que os acompanhantes mostraram-se mais cautelosos quanto a segurança das crianças e com o ambiente ao redor. Considerações finais: Sendo a atitude preventiva de acidentes na infância algo que compete a todos os profissionais da saúde, as atividades de educação em saúde realizadas demonstraram ser uma estratégia efetiva e de fácil replicação. Desta forma, este relato poderá contribuir, por meio de uma nova perspectiva, para a reflexão dos profissionais da saúde, possibilitando ampliar a educação dos usuários do Sistema Único de Saúde e, por conseguinte, melhorar a qualidade da assistência.