Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Mitos e verdades sobre câncer de mama: estratégia de educação e promoção de saúde para formação de trabalhadores de saúde
Laila Ribeiro da Silva, Felipe Moreira de Paiva, Sibele Rocha Inácio, Camila Mota Albino, Vitória Veras de Paula, Maria Vitória Alves dos Santos, Júlia Aparecida Lourenço de Souza, Brenna Karoline Carneiro Souza

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


APRESENTAÇÃO

O câncer de mama é um dos cânceres mais diagnosticados e a principal causa de morte entre a população feminina mundial. No Brasil, o número de diagnósticos e taxa de mortalidade é crescente, onde entre 1980 e 2016, as taxas padronizadas de mortalidade cresceram de 9 para 12 óbitos por 100 mil mulheres. Esse número expressivo de óbitos revela um dos fatores para que o câncer de mama seja de alto risco entre as mulheres: a falta de consciência na procura por assistência médica que agrava o sucesso de um tratamento sem tanta agressividade. Desse modo, essa questão é altamente relevante e de suma importância ser discutida e esclarecida tanto entre a população de modo geral como entre os profissionais de saúde, que irão repassar informações para a população.

A campanha do Outubro Rosa é uma iniciativa positiva e significante para a elucidação, na busca por assistência médica e na promoção de um espaço de discussão sobre os riscos que essa doença crônica tão letal pode acarretar. Essa mobilização proporciona a importância de observar a saúde feminina com mais seriedade e viabilizarem ações que possam chegar na população marginalizada por ausência de informações corretas e de exames que viabilizem o tratamento para uma maior qualidade de vida dessas mulheres. É um momento onde podem-se trabalhar estratégias importantes e relevantes de promoção da saúde entre profissionais de saúde que podem repassar informações sobre a temática. Assim, o trabalho objetiva relatar a experiência da realização de uma ação em saúde, junto aos profissionais de saúde, acerca do câncer de mama.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Trata-se de um relato de experiência acerca da realização de uma ação em saúde para profissionais de saúde, que foi realizada por discentes e docentes do curso de Farmácia de um Centro Universitário, localizado em Fortaleza, Ceará. O encontro com tema outubro rosa, acerca do câncer de mama, foi realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Jurema, localizado em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. O público-alvo da ação foram os profissionais e trabalhadores da saúde, colaboradores da UPA em questão. A ação foi realizada através da realização de uma atividade lúdica intitulada “Mitos e verdade sobre o câncer de mama”. Para realização da atividade, o local foi decorado com balões, flores e enfeites em alusão à campanha do Outubro Rosa. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa, onde houve a apresentação de cada participante e cada funcionário na atividade. Ainda no formato de roda, foi realizada uma dinâmica na qual cada participante da atividade deveria escolher uma afirmativa sobre “Mitos e Verdades: Câncer de Mama”. O encontro foi realizado por meio de uma dinâmica, no qual consistia em realizar perguntas ao público em relação à temática, onde foram realizadas trinta perguntas onde os participantes deveriam afirmar com base nos próprios conhecimentos, apontando se o questionamento feito pela equipe era verdadeiro ou falso. Dentre as perguntas foram abordados assuntos como cuidados no período gestacional, uso de medicamentos, autoavaliação, faixa etária e predisposição genética. Após a escolha, os facilitadores confirmavam a veracidade da informação e discutiam acerca do assunto. O foco das perguntas sempre relacionavam-se aos profissionais e como estes podiam educar a população. Após cada pergunta, o participante poderia escolher entre os brindes da atividade, sendo estes produtos de higiene, como álcool em gel 70% e sabonete líquido.

RESULTADOS E/OU IMPACTOS

O trabalho teve como objetivo relatar a experiência de uma ação de saúde realizada por professores e acadêmicos da área da saúde de modo a empoderar e melhorar os serviços prestados por profissionais da unidade de saúde. Uma vez empoderados, esses profissionais são capazes de atuar na sua saúde, bem como agir de modo coletivo, para promover a equidade e a melhoria das condições e modos de viver, e ampliando a potencialidade da saúde individual e da saúde coletiva.

O principal objetivo da ação foi promover saúde e autocuidado de forma descontraída e compartilhar conhecimentos, estas metas foram alcançadas com êxito. Os profissionais que participaram contribuíram imensamente para o projeto, junto a troca de informações com toda equipe. A partir do encontro, observou-se a importância da coadjuvação e do apoio dos profissionais da rede de saúde para a educação continuada na unidade e para os acadêmicos participantes, ressaltando a importância da divulgação dos cuidados e prevenção ao câncer de mama. Os participantes mostraram-se ativos, altamente integrados à atividade, interessados e dispostos a compartilhar informações com outras pessoas.

Apesar da equipe multidisciplinar de profissionais da saúde propor atendimentos e cuidados, há um receio muito grande das mulheres em procurar ajuda, devido ao fato de associarem o nódulo ou o incômodo diretamente ao câncer e levar a mutilação da mama. Cabe, assim, ao serviço de saúde, desde a Atenção Primária através do exame de prevenção, primeiro acesso da mulher (adolescente), ressaltar a importância do cuidado ao corpo e desmistificar informações. Esse objetivo, relacionado ao cuidado nos diferentes níveis de atenção, foi inteiramente contemplado através da ação realizada.

Desse modo, a experiência da realização da estratégia escolhida para educação relaciona-se ao processo de educação popular em saúde, em que há problematização do processo de aprendizado, bem como empoderamento da população e aumentos dos esforços individuais e coletivos para trabalhar aspectos de saúde da comunidade. Assim, os acadêmicos que participaram da ação puderam colocar em práticas conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula e que foram utilizados como uma efetiva estratégia de educação em saúde.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É possível reforçar através de ações como essa, a necessidade e importância da educação continuada aos profissionais de saúde e ainda evidenciar sobre como o acrescento e utilização da forma lúdica de ensino é capaz de prover melhores resultados. Ao passo que os profissionais recebem orientações e tiram dúvidas sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama, essa aquisição de informações, permite que desenvolvam maior domínio e segurança para repassá-las aos pacientes e população usuária do estabelecimento de saúde. Ainda que seja uma dificuldade enfrentada por muitos anos, atualmente pode-se observar uma crescente “descredibilização” da ciência, em decorrência da facilidade na divulgação de informações nas redes sociais, em maioria falsas e tendenciosas. Torna-se necessária maior imposição dos profissionais de saúde para estruturar de forma eficaz o combate às informações falsas, o que pode ser conseguido através de estratégias e ações de promoção em saúde eficazes.