Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Inserção do Assistente Social Residente nas equipes de saúde da família: relato de experiência
RAFAELA LOUBACA, Maisa Soares, Michele Garcia, Iluska Quaresma Gastaldelle, Amanda Morais Polati

Última alteração: 2022-02-10

Resumo


Resumo:

Introdução: As equipes de saúde da família são compostas por profissionais que estão inseridos na Estratégia, cujo objetivo maior é a reorganização da atenção básica no País.

O Assistente Social integra a equipe de saúde da família, atuando de maneira conjunta e assertiva. O profissional desenvolve ações de atenção, acompanhamento e monitoramento das famílias que estão em sua área de abrangência. Tendo o desafio de buscar constantemente alternativas para construção com a rede de proteção social, contribuindo além do trabalho preventivo e curativo numa perspectiva de defesa dos direitos garantidos pela constituição, principalmente em área de maior vulnerabilidade.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família, é um programa robusto, que insere profissionais de várias categorias nas unidades básicas de saúde tendo a oportunidade de aprender sobre o funcionamento da Estratégia de Saúde da Família, à partir da vivência no campo de prática, aprendendo e entendendo o funcionamento da Atenção Primaria em Saúde (APS), sob sua lógica

Objetivo: Relatar a experiência da inserção do profissional Assistente social enquanto residente nas equipes de saúde da família.

Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, onde foi realizado busca por referenciais teóricos aliado a valorização das práticas profissionais. Foram realizados espaços de discussão com as equipes a fim de fomentar experiências e trocas de saberes.

Resultados: As discussões contribuíram para construção e fortalecimento dos processos de trabalho relacionados ao funcionamento das equipes de saúde da família.

A partir das trocas de saberes entre os profissionais das equipes de saúde da família e profissional residente o trabalho se fortalece e o conhecimento é disseminado de forma mais assertiva e coerente.

Conclusão: O Profissional Residente aparece no cenário da atenção básica na maioria das vezes sem qualquer conhecimento de causa sobre a Equipe de Saúde da Família na APS, após sua inserção começa a entender e compreender o funcionamento das equipes e a atuação do Assistente Social dentro da Estratégia de Saúde da Família.

 

Descritores: Assistente Social, APS, Estratégia Saúde da Família,Residêcia