Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A importância da equipe multiprofissional no cuidado a saúde
Márcio Santos Carvalho, Mércia Santos de Carvalho, Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Daniele Santos Mangabeira, Ângela Amorim

Última alteração: 2022-02-10

Resumo


INTRODUÇÃO

A equipe multiprofissional no cuidado a saúde tem como finalidade melhorar o atendimento e o desfecho no cuidado ao paciente, portanto, um bom trabalho em equipe trará benefícios as atividades realizadas possibilitando um fluxo de trabalho mais eficiente e um resultado mais profícuo no que tange saúde, doença e cuidado para o paciente.

OBJETIVO

Discorrer sobre a importância da equipe multiprofissional no cuidado a saúde.

METODOLOGIA

Revisão de literatura, pautada em artigos nacionais e internacionais, publicados de 2020 a 2021. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online. Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.

RESULTADOS

As equipes multiprofissionais são de suma importância para o cuidado a saúde e trazem benefícios ao serem capazes de interagir e integrar-se entre si, proporcionando a troca de conhecimento propiciando o exercício da interdisciplinaridade, o fortalecimento da equipe e a educação compartilhada que promova habilidades complementares mantendo engajamento para realização das ações de maneira cooperativa e interdependente para atingir um objetivo em comum, uma melhor comunicação entre a equipe possibilita que os fluxos de trabalho tornem-se mais eficientes levando à redução no tempo de internação hospitalar, o que pode provocar benefícios financeiros e ao paciente.

CONCLUSÃO

É importante que as equipes multiprofissionais sejam capazes de comunicar-se e visualizem as atividades como um esforço comum para obtenção de um fim, para que através da união e integração da equipe haja práticas de atenção à saúde de maneira integrada e colaborativa para promoção e produção do cuidado à saúde trazendo o maior benefício ao paciente.