Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-15
Resumo
As Unidades de Pronto Atendimento surgiram como uma das estratégias da Política Nacional de Atenção às Urgências para a melhoria da organização na assistência, articulação dos serviços, definição de fluxos e para proporcionar referências resolutivas para o problema de superlotação em emergências hospitalares, oferecendo atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos ou crônicos agudizados construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contra referência com outras instituições e serviços de saúde Todavia, sua demanda espontânea é atraída principalmente pela atenção imediata, medicação e realização de exames aprimorados que os disponíveis na atenção primária. No entanto essa prática pode acarretar prejuízos ao serviço, dentre estes a insatisfação e estresse da equipe, causando diminuição na qualidade do atendimento, devido à falta de tempo, ocasionando também a desorganização do espaço, bem como o risco de doenças ocupacionais como a Síndrome de Burnout Síndrome de Burnout é desencadeada com excessivos e longos graus de estresses no trabalho, onde, geralmente leva à deterioração do bem-estar físico e emocional, o profissional afetado pela síndrome sente-se exausto, frequentemente está doente, sofre de insônia, úlcera, dores de cabeça, problemas relacionados à pressão sanguínea, tensão muscular e fadiga crônica. Outra característica que implica na necessidade de organização é a alta incidência de Infecções Intra-hospitalares, tendo em vista que as infecções intra-hospitalares também podem ser causadas por fatores simples como a deficiência na lavagem das mãos e desorganização do ambiente dificultando o acesso profissional e rapidez no serviço. Devido à falta de tempo, ocasionando também a desorganização do espaço, bem como o risco de doenças ocupacionais. O estudo objetivou descrever a utilização de tecnologias educativas, baseadas na metodologia 5S, como forma de otimizar o exercício do trabalho em uma Unidade de Pronto Atendimento. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na metodologia da problematização, a qual utiliza o Arco de Charles Maguerez como estratégia de pesquisa. A ação educativa contou com a participação de doze profissionais da área da saúde, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistente social e gestores da UPA, com duração de 1h de tempo. Realizou-se com ajuda da equipe a construção de mapas mentais para cada senso e o preenchimento de 5 tecnologias educativas, contendo as metas estipuladas pelos participantes de cada tópico no momento da ação educativas. dos participantes para cada tópico, as quais foram entregues à coordenadora da UPA, ao final, para serem fixadas em local estratégico e de fácil visualização para a equipe. Neste sentido, é importante destacar a aplicação da metodologia 5S como forma de auxílio para os profissionais, evitando possíveis danos biopsicossociais decorrentes do trabalho com simples metas que melhoram o relacionamento ambiente e trabalho. A urgência e emergência é um setor da saúde no qual precisa de agilidade e eficácia no atendimento, evidenciando assim, a importância da aplicação da metodologia 5s como forma de auxílio para os profissionais, evitando possíveis danos biopsicossociais decorrentes do trabalho e a síndrome burnout com simples metas que melhoram o relacionamento, ambiente e trabalho.