Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS, COM BASE NA METODOLOGIA 5S COMO FORMA DE OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE PRONTO ATENDIMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
ianka carolline da silva saldanha, Lisandra Rodrigues de Medeiros, Valber Holanda Pacheco, Rayssa da Silva Sousa, Alessandra Conceição Leal, Ana Clara Lima Moreira, Ariane Salim do Nascimento, Flávio Araújo Pereira, Mário Antonio Moraes Vieira

Última alteração: 2022-02-15

Resumo


As Unidades de Pronto Atendimento surgiram como uma das estratégias da Política Nacional de Atenção às Urgências para a melhoria da organização na assistência, articulação dos serviços, definição de fluxos e para proporcionar referências resolutivas para o problema de superlotação em emergências hospitalares, oferecendo atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos ou crônicos agudizados construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contra referência com outras instituições e serviços de saúde Todavia, sua demanda espontânea é atraída principalmente pela atenção imediata, medicação e realização de exames aprimorados que os disponíveis na atenção primária. No entanto essa prática pode acarretar prejuízos ao serviço, dentre estes a insatisfação e estresse da equipe, causando diminuição na qualidade do atendimento, devido à falta de tempo, ocasionando também a desorganização do espaço, bem como o risco de doenças ocupacionais como a Síndrome de Burnout  Síndrome de Burnout é desencadeada com excessivos e longos graus de estresses no trabalho, onde, geralmente leva à deterioração do bem-estar físico e emocional, o profissional afetado pela síndrome sente-se exausto, frequentemente está doente, sofre de insônia, úlcera, dores de cabeça, problemas relacionados à pressão sanguínea, tensão muscular e fadiga crônica. Outra característica que implica na necessidade de organização é a alta incidência de Infecções Intra-hospitalares, tendo em vista que as infecções intra-hospitalares também podem ser causadas por fatores simples como a deficiência na lavagem das mãos e desorganização do ambiente dificultando o acesso profissional e rapidez no serviço. Devido à falta de tempo, ocasionando também a desorganização do espaço, bem como o risco de doenças ocupacionais. O estudo objetivou descrever a utilização de tecnologias educativas, baseadas na metodologia 5S, como forma de otimizar o exercício do trabalho em uma Unidade de Pronto Atendimento. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na metodologia da problematização, a qual utiliza o Arco de Charles Maguerez como estratégia de pesquisa. A ação educativa contou com a participação de doze profissionais da área da saúde, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistente social e gestores da UPA, com duração de 1h de tempo. Realizou-se com ajuda da equipe a construção de mapas mentais para cada senso e o preenchimento de 5 tecnologias educativas, contendo as metas estipuladas pelos participantes de cada tópico no momento da ação educativas. dos participantes para cada tópico, as quais foram entregues à coordenadora da UPA, ao final, para serem fixadas em local estratégico e de fácil visualização para a equipe. Neste sentido, é importante destacar a aplicação da metodologia 5S como forma de auxílio para os profissionais, evitando possíveis danos biopsicossociais decorrentes do trabalho com simples metas que melhoram o relacionamento ambiente e trabalho. A urgência e emergência é um setor da saúde no qual precisa de agilidade e eficácia no atendimento, evidenciando assim, a importância da aplicação da metodologia 5s como forma de auxílio para os profissionais, evitando possíveis danos biopsicossociais decorrentes do trabalho e a síndrome burnout com simples metas que melhoram o relacionamento, ambiente e trabalho.