Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Por uma clínica além das prescrições: possibilidades da educação em saúde
Suelen Beal Miglioransa, Regina Pereira Jungles

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


Apresentação: Situada em uma Universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) é uma clínica-escola que exercita o desafio da interprofissionalidade entre oito cursos da saúde e um da educação, visando o desenvolvimento de um cuidado em saúde que rompa com o foco nos sintomas e nas doenças, mas busque uma perspectiva de educação em saúde junto a comunidade. Corroborando com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a proposta da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) são princípios desta clínica-escola: a integralidade nas ações de cuidado em saúde; a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade nos processos de trabalho; a horizontalização de saberes; a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão; a articulação com a rede intersetorial locorregional; a qualidade e humanização no atendimento; a centralidade da atenção nas necessidades de saúde do usuário; o comprometimento com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde — SUS. Destaca-se, especialmente, a integralidade que visa a garantia de atenção a todas as necessidades da população atendida, através da promoção em saúde e atenção integral à saúde. Desenvolvimento do trabalho: A clínica-escola, de caráter regional, oferece seus serviços ao município sede e também aos municípios vizinhos. Desde o início de suas atividades vem contribuindo com a formação de diversos profissionais de saúde e no cuidado com a comunidade. O espaço recebe semestralmente acadêmicos dos cursos de graduação em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Os estudantes são inseridos no serviço por 8h semanais, permanecendo o prazo de um semestre letivo (19 semanas), com exceção do curso de Psicologia, que permanece dois semestres. Nas práticas realizadas, destaca-se a proposição da constante educação permanente em saúde, proporcionada aos estudantes através dos espaços de reuniões de equipe semanais, matriciamento dos casos junto aos profissionais técnicos supervisores de estágio e a reserva de 3h semanais para experimentações teórico-práticas aplicadas com metodologias ativas. Os usuários da clínica são referenciados pela rede de atenção à saúde do seu município de origem, preferencialmente pela equipe de referência de seu território de residência. Os atendimentos oferecidos na clínica são realizados por equipes multiprofissionais, compostas pelos acadêmicos que estagiam no local nas modalidades de acompanhamento interdisciplinar e/ou grupos de promoção em saúde (GPS). Propõe-se que o acompanhamento interdisciplinar seja planejado em conjunto com os usuários, onde é construído um Plano Terapêutico Singular (PTS), com ações a serem desenvolvidas, não restritas a um núcleo profissional, mas visando a colaboração e a produção entre as disciplinas, e atendendo as necessidades dos usuários acolhidos, considerando interesses e objetivos dos mesmos, a partir de um processo educativo e não simplesmente prescritivo acerca de sua saúde. Os GPSs realizados, especialmente no ano 2021, atuaram com o foco em desenvolver espaços de atividade física, autocuidado, educação nutricional, educação emocional e práticas integrativas e complementares (PICs). Outras atividades que ocorreram na clínica foram: ações de apoio matricial com escolas e outros serviços, com o foco de reforçar a manutenção do cuidado em território e desenvolver mais o processo de educação em saúde; e ações de educação em saúde voltadas à comunidade em geral através da da sala de espera, redes sociais e da rádio local. Resultados: Ao longo de seus 11 anos de existência a clínica recebeu aproximadamente 1923 acadêmicos. No ano de 2021 compuseram o serviço 160 acadêmicos dos cursos acima mencionados, 172 usuários nos diversos formatos oferecidos (atendimentos interdisciplinares, grupos, matriciamento e sala de espera), dez supervisores profissionais técnicos e uma professora coordenadora. Nas horas reservadas para experimentações teórico-práticas, citados acima, foram abordados temas pertinentes à prática clínica e que abordaram as políticas de atenção integral à Saúde da Criança e Adolescente, Saúde da Pessoa Idosa, Saúde da Família, Saúde mental, PICs; além dos conceitos de EPS, promoção à saúde e prevenção de agravos, grupos de promoção e educação em saúde, medicalização da vida, violências, alienação parental e inclusão e patologização das infâncias. Esses momentos ocorrem em caráter semanal nas sextas-feiras pela manhã, quando todos os estagiários estavam presentes na Clínica. As equipes de trabalho que estavam distribuídas para atuar nos atendimentos aos usuários eram as responsáveis por organizar esta manhã, propondo os materiais teóricos e também a metodologia. O desenvolvimento da prática profissional envolve a construção teórico-prático, que se faz em EPS, pois com constante estudo e experimentação de assuntos pertinentes à prática que se aperfeiçoa e qualifica o desenvolvimento profissional e o atendimento ofertado aos usuários. Isso era percebido nestas manhãs de EPS, onde os estagiários interagiam com núcleos profissionais diversos e exemplificam os conceitos e práticas a partir das atividades realizadas. No que diz respeito ao cuidado com os usuários, nos atendimentos realizados de modo individual ou grupo, buscou-se o desenvolvimento de atividades que promovessem autonomia e protagonismo no cuidado, sempre visando a educação dos usuários perante sua vida e sua saúde, elaborando os planejamentos junto com os mesmos, construindo sentido e não apenas prescrevendo orientações. Indo além de atendimentos restritos ao consultório, também elaboraram-se atividades em diferentes espaços que não das paredes físicas da clínica, como praças e áreas de lazer próximas ao campus universitário; e foram utilizadas estratégias de arteterapia, ludicidade e criatividade, sempre respeitando a vontade dos sujeitos. Considerações finais: Importante ressaltar que o cuidado em saúde realizado na clínica-escola é abrangente e busca constantemente a manutenção dos princípios do SUS, pois, acreditar em uma clínica além das prescrições diz de desenvolver um conceito de saúde ampliado e que aproxima a saúde de um processo educativo, onde soma-se o saber do usuário ao saber do profissional. A educação e a saúde tem se aproximado cada vez mais, especialmente ao discutirmos o processo formativo dos profissionais e a partir dos campos de saúde coletiva e comunitária. O contexto da Cures acredita no potencial desta aproximação, onde uma formação que sai de um modelo biomédico e especialista para uma modelo de assistência mais humanizado, com tecnologias de cuidado leve e relacionais, sensibiliza e transforma estudantes e profissionais para atuarem na perspectiva de uma clínica ampliada. Esse processo se dá a partir de muito estudo e interação interdisciplinar, agregando diferentes núcleos profissionais por uma construção colaborativa no campo da saúde ampliada. Para os usuários percebe-se que o acompanhamento interdisciplinar tem gerado bons resultados, observando-se adesão aos objetivos planejados e melhora de sua saúde integral. Eles evidenciam a importância da clínica e desse cuidado ofertado nas suas rotinas diárias, possibilitando assim, que  muitos consigam desenvolver de forma satisfatória seu autocuidado. Aos estagiários a experiência também tem, de modo geral, sido avaliada de maneira satisfatória apesar de a vivência desse estágio, que rompe com a lógica uniprofissioanl, trazer certo desconforto e estranhamento. Salienta-se que para grande parte dos cursos este é o primeiro contato com a prática profissional sendo um momento importante também para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao profissional da saúde como o trabalho em equipe, escuta ativa e comunicação assertiva.