Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Fatores de importância para atividade física na terceira idade
Márcio Santos Carvalho, Mércia Santos de Carvalho, Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Daniele Santos Mangabeira, Ângela Amorim

Última alteração: 2022-02-11

Resumo


INTRODUÇÃO

Sabendo da importância da prática regular de atividade física para o benefício à saúde e com o aumento evidente da população idosa no Brasil e no mundo, devido a transição demográfica, epidemiológica e nutricional, torna-se necessário que essa população cresça com qualidade de vida à manutenção dessa longevidade e, o mais importante, a saúde.

OBJETIVO

Demonstrar fatores de importância para atividade física na terceira idade.

METODOLOGIA

Revisão de literatura, embasada através de artigos nacionais e internacionais, publicados de 2018 a 2021. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online. Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.

RESULTADOS

Encontram-se como fatores de importância para atividade física na terceira idade sentir-se bem fisicamente e auxiliar no condicionamento físico, além de auxiliar no combate e controle a algumas das principais Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) mais comuns dentre essa população, sentirem-se parte de um grupo, pois através da atividade física foram capazes de criar novas amizades, como no caso das Academias de Terceira Idade, senso de autonomia, melhoria das funções sensoriais, por auxiliar na prevenção a quedas, mas fica evidenciado que existe uma consciência maior da importância para atividade física na terceira idade para idosos que possuem maior grau de instrução.

CONCLUSÃO

Conforme compreende-se que a atividade física é uma forte aliada a proporcionar saúde e bem-estar, auxiliando na prevenção e combate às DCNTs e desempenhando um fator importante para qualidade de vida do indivíduo, independentemente da idade, ficando evidente os fatores de importância para atividade física na terceira idade, aliada a uma alimentação saudável, na diminuição dos impactos decorrentes do processo de envelhecimento.