Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Biblioterapia: o uso da leitura como aliado a saúde
Márcio Santos Carvalho, Mércia Santos de Carvalho, Ida Oliveira de Almeida, Danielle Brandão de Melo, Thalita Marques da Silva, Rosana Freitas de Assis, Daniele Santos Mangabeira, Ederlan Ribeiro de Assis

Última alteração: 2022-02-10

Resumo


INTRODUÇÃO

A leitura é uma atividade enriquecedora que pode proporcionar conforto e aquietação, além de proporcionar a sensação de bem-estar e conferir ao paciente a possibilidade de transgredir a sua realidade através do exercício da imaginação proporcionando, assim, conforto a saúde dos pacientes podendo combater as mais diversas enfermidades.

OBJETIVO

Descrever os benefícios da biblioterapia aliado ao cuidado em saúde.

METODOLOGIA

Revisão de literatura, embasada através de artigos nacionais e internacionais, publicados de 2018 a 2021. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online e Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Para seleção, realizamos a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.

RESULTADOS

A biblioterapia, apesar do nome, não está relacionada somente as atividades relacionadas a leitura, mas, a tem como instrumento primordial, portanto, são desenvolvidas atividades como a contação de histórias, e demais atividades como filmes, desenhos, teatro, aliado a um acervo variado de atividades complementares. São diversos os benefícios apontados, tais como, controle das emoções, alegria e a melhora de comportamento. O uso da leitura como terapia propicia a recuperação de pacientes que estejam passando por dificuldades relacionadas a doenças físicas, psicológicas, problemas emocionais, comportamentais, depressão e demais problemas que requeiram atenção. Por tratar-se de atividades, relativamente simples, podem ser aplicadas para auxiliar a recuperação desde crianças a adolescentes, adultos e idosos.

CONCLUSÃO

A leitura pode proporcionar conforto em qualquer situação, exceto quando na busca por conhecimento técnico, porém, no uso da biblioterapia comprova-se que serve de conforto para os mais diversos casos de recuperação clínica e para auxiliar no tratamento de doenças físicas e mentais, no Brasil e no mundo, pois consegue atenuar os temores, do paciente, elevando a autoestima o que proporciona qualidade a sua saúde.