Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A Educação em saúde e suas contribuições para formação do acadêmico de enfermagem: relato de experiência
Maria Clara Soares Bulcão, Auriele Cristine de Souza de Costa, Raisa Oksana Lídia Ellis Freire de Sena Garcia da Silva, Lúvia Santos da Silva, Vitória Cristiane Leandro da Silva, Lorena Santos da Rocha, Thiago Simplício Costa, Sandy Valente Coelho

Última alteração: 2022-02-13

Resumo


Apresentação: A educação é a forma pela qual o indivíduo pode adquirir a sua autonomia, tornar-se crítico diante da realidade e empoderar-se a respeito de um determinado assunto.O profissional da enfermagem por meio da educação em saúde dá instrumentos ao paciente para que este se torne um agente ativo da promoção da própria saúde e dos que o rodeiam. Dessa forma, a educação em saúde deve ser parte essencial da prática do enfermeiro, contribuindo para a prevenção e profilaxia de doenças, além de ser vantajosa devido ao baixo custo e a alta efetividade e impacto na saúde da população já que o foco tende a ser o indivíduo e não a doença.  Sendo assim, o objetivo deste relato de experiência é apresentar a perspectiva de acadêmicos de enfermagem  de uma Universidade Pública de Belém acerca da importância da educação em saúde na prática profissional do enfermeiro.

Desenvolvimento do trabalho: Utilizou-se da metodologia crítico-reflexiva tendo como foco as experiências de acadêmicos de enfermagem acerca  das práticas de educação em saúde realizadas no decorrer do curso e das suas contribuições na formação profissional e do impacto na saúde dos públicos-alvo das ações. Para isso, os discentes pautaram-se em três perguntas para a reflexão, sendo a primeira sobre a importância da educação em saúde para a prática do enfermeiro; a segunda sobre a realização de alguma ação educativa e de que forma  isso contribuiu para a sua formação; e a última, sobre quais foram as estratégias de educação em saúde utilizadas. Além disso, realizou-se leituras de artigos para maior  embasamento sobre o tema.

Resultados: De maneira consensual, os discentes destacam a educação em saúde sendo importante para a prática do enfermeiro pois orienta e contribui para o autocuidado dos pacientes, assim como é vista como uma maneira de estabelecer uma relação dialógica com a comunidade, possibilitando a troca de conhecimentos conhecimentos entre paciente-profissional sobre formas de melhorar as condições da própria saúde. Além disso, a prática da educação em saúde ao longo da graduação é vista como gratificante e enriquecedora pelos discentes pois é um momento no qual é possível utilizar dos conhecimentos técnicos e científicos, de uma maneira simplificada e abrangível a todos os públicos, além de estabelecer laços de confiança com o paciente. Por fim, as estratégias em educação em saúde mais utilizadas pelos discentes foram a roda de conversa, gamificações, palestras,e criação de tecnologias educativas como panfletos e cartilhas.

Considerações finais: a reflexão levou a compreensão da importância da educação em saúde tanto na formação do enfermeiro quanto para a comunidade, pois é um instrumento construtor de autonomia e autocuidado, já que esta estratégia possibilita a criação de um vínculo paciente-profissional.