Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Eixo formativo do Projeto Fortalecimento do Planejamento Regional da Paraíba: Uma experiência de Educação Permanente em oficinas 100% remotas durante a pandemia de Covid-19.
Anderson Sales Dias, Thaysa Gomes Ferreira Tenório dos Santos, Adriane Fogaça Pilz, Anderson Belmont Correia de Oliveira, Mayara Kelly Pereira Ramos, Lidiane Nascimento Cassimiro, Renata dos Anjos Cunha, Marcelo José Costa Mandu, Maria Analuce Dantas de Figueiredo

Última alteração: 2022-02-10

Resumo


Apresentação: O Projeto de Fortalecimento do Planejamento Regional da Paraíba, instituído por meio da Portaria n° 1812/2020 do Ministério da Saúde, surge de pactuação tripartite realizada na Paraíba, com o objetivo de constituir uma equipe de apoio ao Fortalecimento do Planejamento Regional no Estado. As ações do projeto foram pensadas em três eixos: Eixo Planejamento, Eixo Formativo e Eixo Governança. No Eixo Formativo a Educação Permanente em Saúde (EPS) foi a base como estratégia político-pedagógica, guiando a construção e produção de conhecimentos, a partir da realidade vivida pelos municípios, tendo os problemas enfrentados no dia-a-dia do planejamento municipal e as experiências prévias dos atores como ponto de partida do processo de discussão e norte para a construção de caminhos para a  mudança da realidade. Desenvolvimento: Em função da Pandemia de COVID-19, as atividades formativas tiveram que ser adaptadas para o ambiente virtual, e assim permaneceram por todo o ano de 2021. Desta forma, foram pensados módulos educacionais, equivalentes às etapas de elaboração do plano municipal, que seguiram um formato de construção do conhecimento iniciando com módulos de abertura. Nestes, as situações problemas serviram de disparadores do tema com  debate e atividades para levantar o conhecimento prévio dos participantes. Em seguida, era apresentado um processo de incorporação de novos conhecimentos, voltado à etapa da elaboração dos planos municipais de saúde e, por fim, o fechamento do módulo com a produção e apresentação dos produtos de cada etapa. Para superar a ausência de momentos presenciais, utilizou-se ferramentas online como suporte para cada etapa. Resultado: Os casos disparadores foram elaborados em vídeos animados, foi elaborada a história de uma secretária de saúde que recém assumiu a pasta durante a pandemia e com parte da equipe em Home Office no exato momento da construção do novo plano municipal de saúde. Para captar a vivência prévia dos participantes foram utilizados o Google Jamboard, Padlet e Google forms. Para inserção de novos conhecimentos foram utilizados vídeos, lives, apresentações dialogadas e um de TBL. A construção do produto se deu em momentos de dispersão com o suporte dos membros do projeto, apoiadores institucionais da SES, do COSEMS, das Gerências Regionais de Saúde e equipe da Superintendência Regional da Paraíba, tendo os resultados  apresentados em uma oficina de fechamento. Ressalta-se que os três entes participaram de oficinas de avaliação de módulos para qualificar o processo entre cada ciclo de oficinas. Considerações finais: As ferramentas digitais, desenhos animados e lives mostraram grande potencialidade a ser explorada pela criatividade da equipe do projeto e dos especialistas convidados. Mesmo sem momento presencial a metodologia foi bem avaliada pelos participantes, foi realizada uma pesquisa de avaliação junto aos participantes, por meio de formulário eletrônico,, de um total de 178 respondentes, 47,8% apontaram que o aprendizado foi “ extremamente proveitoso” e 49,4% “proveitoso”.. Acredita-se que a EPS tenha sido responsável por este resultado. Com isso, este formato possui potencialidade de continuidade nas estratégias de Educação em Saúde mesmo pós retorno da condição de realização de oficinas presenciais.