Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Desafios do Profissional de Educação Física e Dentista na atenção à saúde aos cuidados para mulheres na área rural de Planaltina - DF de forma interdisciplinar
Andressa Medeiros Medeiros, Robert Santos Robert

Última alteração: 2022-02-09

Resumo


Educação

Refere-se a um relato de experiência,  vivenciado na Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase da População do Campo, na área rural Rajadinha - DF,  através da Fundação Oswaldo Cruz, na qual buscam realizar atividades educativas e de conscientização para a população da área rural  (Rajadinha) Planaltina – DF. Em que envolve um estudo qualitativo com mulheres com nível de escolaridade baixa e sem perspectiva de melhoria de vida. O trabalho vem sendo observado mediante aos profissionais Residentes, Profissional de Educação Física e Dentista.Elaboramos estratégias com ações para construir uma relação de confiança com a referida população, abordando temas de acordo com o calendário mundial da saúde em datas alusivas a cada mês. Após muitas ações conseguimos conquistar a confiança da comunidade que passou a em nosso trabalho. Iniciamos um projeto chamado “Corpo e Mente em Movimento”, onde vem sendo realizado encontros semanais e contamos com a participação de mulheres da área rural da rajadinha - DF.Os encontros ocorrem 2 dias durante a semana, a priori foram realizadas atividades voltadas para a prática de exercícios físicos, sucedendo pela Residente Profissional de Educação Física. No início da construção do grupo, era notório que existia um distanciamento e barreira entre essas mulheres, que dividem o mesmo território, porém nunca houve uma aproximação entre elas. Nas 2  primeiras semanas, ao chegarem no espaço e aguardar o início das atividades, cada participante ficava em uma distância razoável da outra, mas sem nenhum diálogo entre elas.Então, foram adotadas ações durante esses encontros, como roda de conversa, meditação, prática de exercício físico, jogos de estafetas, momento educação e saúde sobre temas: Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Saúde Bucal, Hábitos Alimentares, Saúde Mental, entre outros. Durante os encontros são separados em 3 momentos, na qual são aplicadas ações que foram mencionadas acima. Contando também com a participação de outros profissionais da Unidade Básica de Saúde na Rajadinha - DF.É possível observar que houve o fortalecimento do relacionamento interpessoal do grupo, os diálogos são iniciados de forma espontânea sem a intervenção de algum residente. Houve aumento significativo nas buscas por atendimentos na UBS com mais frequência, assim também,  trazendo dúvidas para serem debatidas em roda de conversa. Deixando relatos que enfatizam as transformações que as ações realizadas no grupo proporcionam. Deixo a seguir um dos relatos mais marcantes citados pelas participantes participante do grupo… “mulher preta, pobre, gorda, sem estudos, fumante, que tinha dificuldade em realizar alguma prática em grupo, e atualmente vem conseguindo se relacionar melhor com as demais participantes e deixando de fumar após 45 anos sendo fumante.

 

Considerações Finais:

É notório que no território que atuamos, não existe uma política de atenção à saúde voltada a prevenção de doenças e um cuidado continuado de estudos de casos, aplicando de forma coerente a estratégia da Saúde da Família, assim como a falta de profissionais contratados e a falta de alguns materiais que venham a melhor o atendimento para nossa comunidade.