Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Tamanho da fonte:
Sanitarista em formação em uma Unidade Básica de Saúde: um relato de experiência
Última alteração: 2022-02-07
Resumo
Apresentação: Conhecer experiências formativas de graduandos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) fortalece a reflexão sobre as formas de ensino-aprendizagem instituídas no sentido de promover uma leitura crítica pelo estudante em formação, como também ser uma forma pela qual é possível se identificar potencialidades e fragilidades do sistema de saúde. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências do presente autor, um graduando em saúde coletiva, em um estágio não obrigatório realizado em um centro municipal de saúde localizado no bairro de Inhoaíba na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O estágio ocorreu entre Junho e Dezembro de 2021. Metodologia: Refere-se a um relato de experiência, no formato de narrativa, apresentando a importância da vivência do cotidiano nos serviços públicos de saúde desde a graduação. Além disso, o relato tem como pano principal de fundo os processos de trabalho envolvendo as temáticas do acolhimento e a gestão em saúde por um profissional de caráter multiprofissional e interdisciplinar. Resultado: As atividades desenvolvidas, durante o estágio, tiveram como base a educação em saúde e a formação do trabalhador para o SUS, durante o contexto da pandemia da covid-19. O estágio realizado apresentou atividades voltadas para o manejo e inserção de dados primários nos sistemas de informações da Atenção Primária em Saúde (como o SI-PNI, PEC, E-sus e SUBPAV), a colaboração no processo de prestação de contas da unidade de saúde intitulado “ACCOUNTABILITY”, a análise e organização de dados no placar da saúde da clínica da família e o aprimoramento pessoal e profissional a partir de técnicas de gestão em saúde ao decorrer do processo de trabalho. No que se refere aos processos envolvendo o acolhimento, uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que tange a postura dos profissionais de saúde com os demais profissionais e usuários do SUS a qualquer serviços públicos de saúde, considerou-se um dos desafios. Em meio aos casos de desinformação, principalmente em relação à vacinação contra a covid-19, a escuta qualificada foi um pilar essencial do acolhimento para aproximar usuários/pacientes de dados e informações pertinentes e adequados. Considerações Finais: Vivenciar o cotidiano de funcionamento de uma unidade básica de saúde, foi estratégico para a melhor compreensão e entendimentos dos desafios envolvendo a Atenção Primária à Saúde, com especial destaque para o contexto da pandemia de covid-19. A realização do estágio trouxe à tona a reflexão de como faz-se necessária a presença de um profissional sanitarista, com uma visão ampliada e crítica, nos processos de trabalho da unidade, por exemplo no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) ou na gerência. Ademais, a inserção dos graduandos em saúde coletiva nas unidades básicas de saúde contribui para a utilização dos conhecimentos que são ofertados e cursados nas disciplinas da graduação, possibilitando compreender também a importância do processo de trabalho interprofissional na Atenção Primária em Saúde (APS).