Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Apoio psicológico emergencial para trabalhadoras e trabalhadores: Serviço de apoio ao servidor no Amazonas
Lilian de Jesus Fontel Cunha Donato, Maria Catarina Santos Araújo, Rossiney Florêncio da Silva, Helione Lima Pontes, Sônia Maria Lemos

Última alteração: 2022-02-10

Resumo


Apresentação: No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizou a doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) como uma pandemia. Nesse mesmo período, o Estado do Amazonas confirmou o primeiro caso na cidade de Manaus. Diante desse cenário, o governo estadual, a partir do Decreto Nº 40.061 de 16/03/20, declarou situação de emergência na saúde pública e instituiu o Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao COVID-19. Este trabalho tem por objetivo expor a construção de um Serviço de Apoio Psicológico ao Servidor (SAPS) o qual foi idealizado para uma situação emergencial, de atenção emocional ao trabalhador da saúde de linha de frente. Desenvolvimento do trabalho: A partir destas normativa, foram realizadas reestruturações na assistência em saúde de modo geral, como também nos serviços estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em que se destacam: Nota Técnica nº 06/2020, que orienta o fluxo da assistência na Rede de Saúde na Capital Manaus, frente à situação de Pandemia do COVID-19 e; Nota Técnica 07/2020/DVE/FVS/SUSAM que dispõe sobre as orientações sobre a prevenção do novo Coronavírus COVID-19 nos locais de trabalho e; Nota Técnica nº 12/2020-CGMAD/ DAPES/ SAPS/ MS que recomenda à Rede de Atenção Psicossocial sobre Estratégias de Organização no Contexto da Infecção da COVID-19. No entanto, a demanda não era somente organizar os serviços,  seria necessário pensar na saúde mental das equipes (trabalhadores de saúde) que estavam vivendo uma mudança abrupta nos processos de trabalho, precisando, inclusive, distanciar-se de suas famílias. O alto índice de contaminação entre os profissionais de saúde gerou aproximadamente 3 mil afastamentos de profissionais da saúde. Em 06 de abril de 2020, com o  objetivo mitigar os efeitos negativos na saúde mental da população, bem como de profissionais de saúde, além de atender à orientação da Organização Mundial de Saúde que considera a saúde mental como parte da resposta de saúde pública emergencial no manejo da epidemia Covid-19, foi desenvolvido o Plano  de Ação em Saúde Mental e Apoio Psicossocial aos profissionais de Saúde em Tempos de Pandemia, Coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde, através da Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial, Coordenação do Núcleo de Humanização em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Regional de Psicologia 20º Região e Fiocruz. À época foi aberto um processo para um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições parceiras em andamento na SES. Iniciamos o trabalho convocando os psicólogos que atuavam na rede ambulatorial (CAIC e CAIMI), atuando no atendimento dos profissionais em 03 grandes hospitais, mas pela situação isso não foi viável. Após a discussão no grupo denominado comitê de crise em saúde mental e com base nas incertezas do momento, iniciamos a realização e gravação de um treinamento por meio de aplicativo MANU e Portal IPTV da UEA, destinado a profissionais psicólogos presentes na capital e no interior do Amazonas, intitulado “Emergências em Saúde Mental: Primeiros Cuidados Psicológicos”, Posteriormente foi um GUIA DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA O ENFRENTAMENTO DO COVID-19 NO AMAZONAS, documento norteador para as ações que se constituíram da seguinte maneira: acolhimento psicológico aos profissionais de saúde por meio de contato telefônico: aproximadamente 10 (dez) psicólogos remanejados de CAIC e CAIMI, sob gestão da SES/AM, atuaram no atendimento de profissionais de saúde (corpo clínico e serviços de apoio) afastados de seus serviços por situações relacionadas à COVID-19 e por outras demandas. Dessa forma, foram realizados contatos telefônicos com esses profissionais, considerando as informações disponibilizadas pelas unidades de saúde onde estavam lotados. É importante frisar que este serviço envolve inicialmente as unidades da Rede de Urgência e Emergência e eventualmente estendido às demais unidades. Em um mês de trabalho, apresentou estimativa de 1500 contatos. Esse serviço foi de suma importância uma vez que, os contatos telefônicos tinham uma duração média de vinte minutos, norteados pela Política de Humanização, técnicas de acolhimento e escuta qualificada, a fim de verificar níveis de ansiedade e existência de pensamentos disfuncionais, abrangendo ainda a realização de técnicas psicoeducativas na mobilização do servidor em estabelecer ou fortalecer estratégias de enfrentamento de condições adversas. Assim, iniciou-se a proposta deste serviço que busca apoiar e acolher os profissionais de saúde. SAPS (Serviço de Apoio Psicológico ao Servidor) é um serviço de acolhimento psicológico que visa oferecer apoio emocional a servidores públicos (ativos e afastados), no contexto pandêmico nas seguintes modalidades: escuta emergencial e plantão psicológico. O serviço destinado aos servidores iniciou em 27/01/2021 e conta, atualmente, com a participação de 15 instituições parceiras. Atualmente, o serviço é desenvolvido em modalidade Home Office, por equipe composta por dezenove (19) psicólogos habilitados para atendimento online, sendo dezesseis (16) atuando nos atendimentos e três (03) compondo a equipe de apoio. Os atendimentos são gratuitos, emergenciais, sigilosos, mediados por Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s), regulamentados pela Resolução CFP Nº11/2018 e realizados por psicólogos devidamente registrados no Conselho da categoria e autorizados para prestarem serviços psicológicos online. O contato com o usuário pode ser realizado através de: SMS ou WhatsApp (mensagem assíncrona). Os psicólogos realizam os atendimentos, preferencialmente, por meio de videochamada, e, diante de dificuldades tecnológicas e/ou do usuário, pode ser utilizado por chamada telefônica. Podem ser feitos até 3 (três) acolhimentos com duração de até 30 minutos, de segunda à domingo, de 07h às 20h, inclusive nos feriados. Esse serviço não produz nenhum documento para o usuário, exceto encaminhamentos quando necessários. Devido ao seu caráter confidencial, não é permitido o compartilhamento das informações e nem a gravação dos atendimentos. Os usuários podem acessar o serviço através de um site ou por meio de contato telefônico. Resultados e/ou impactos: Ao longo da execução do serviço, ocorreram 11.358 procedimentos, até janeiro de 2022, sendo a categoria profissional com maior adesão a dos Técnicos de enfermagem. Com relação aos pontos qualitativos, destacamos que esta ação pode proporcionar: o sentimento de valorização, melhora do vínculo com o trabalho/instituição, preparação para retorno às atividades laborais, sensibilização do servidor ao cuidado em Saúde Mental, novas possibilidades de atuação em Saúde do Trabalhador. Diante da diminuição de casos de Covid19, em agosto de 2021, foi identificada a possibilidade de ofertar acolhimento presencial aos servidores da saúde, sendo estabelecida parceria com o Centro de Apoio aos Trabalhadores (CAS), na sede da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, viabilizando a ampliação do serviço nesta modalidade. Considerações finais: O SAPS teve por objetivo mitigar os efeitos negativos na saúde mental dos profissionais de saúde do Estado do Amazonas, atendendo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera a saúde mental como parte da resposta de saúde pública emergencial no manejo da pandemia Covid-19. Frente ao exposto, ratifica-se a importância desse serviço para o trabalhador de linha de frente da saúde, assim como o pioneirismo no uso das TICs para realização de atendimento psicológico oferecido pelo Sistema Único de Saúde.