Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
George Sillas Silva Gomes, Rayane Larissa Santos de Araújo Monteiro, Letícia Abreu de Carvalho, Dinorah de França Lima, Fernanda Carla Faustino da Silva, Francisco Maxwell Carvalho da Silva, Elizeu Pinheiro da Silva, Karoline Câmara Noronha

Última alteração: 2022-02-07

Resumo


INTRODUÇÃO: A regulamentação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS), no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) nasceu mediante a necessidade de estabelecer as finalidades, as competências e o dimensionamento necessário para a consolidação  desses espaços como articuladores do ensino serviço nas Unidades Hospitalares, de Referência e na Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs) da  rede SUS RN.OBJETIVO: Relatar a experiência da construção colaborativa da regulamentação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde  no estado do Rio Grande do Norte.METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo. Esse processo foi conduzido pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho e  da Educação na Saúde (CGTES), por meio da Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde (SGES) da SESAP. Essa  regulamentação se deu  por meio da elaboração de uma portaria e utilizou-se como metodologia  a oficina colaborativa,quando a reflexão dos participantes quanto  às experiências do cotidiano do trabalho se tornou fundamental  para essa construção. Participaram  os coordenadores dos NEPS das Unidades  Hospitalares e das Unidades de Referência da SESAP,assim como os(as) gerentes e referências de EPS das URSAPs. Após a oficina, a minuta de portaria foi apresentada na Comissão de Integração Ensino Serviço do Rio Grande do Norte (CIESRN) para contribuições no seu texto. RESULTADOS: Como produto, foi publicada a Portaria SEI, número 3072, de 29 de Outubro de 2020, que instituiu as diretrizes para a implantação dos NEPS.Dentre suas finalidades destacamos a atuação  como espaço de mobilização e articulação interinstitucional para formação, capacitação, qualificação e educação permanente dos recursos humanos que atuam no âmbito do SUS RN; Divulgação dos processos educacionais oferecidos e realizados para os trabalhadores do SUS. No tocante de suas   competências  enfatizamos acompanhar e desenvolver em articulação com as instituições de ensino ações conjuntas próprias da relação ensino/serviço; e  elaborar, identificar e acompanhar as necessidades de qualificação dos profissionais ( em nível técnico, de graduação, pós-graduação e especialização técnica de nível médio), de acordo com a realidade  e necessidades regionais.CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os Núcleos de Educação Permanente em Saúde se tornam mais fortes com suas finalidades e competências definidas, permitindo execução de atividades do ensino serviço mais sólidas e articuladas no SUS RN.

Palavras-chaves: Educação Permanente em Saúde, Sistema Único de Saúde, Ensino-Serviço.