Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Formação-intervenção em dimensionamento da força de trabalho em saúde em maternidades de Pernambuco: caminhos para a construção de capacidade gestora local
Luiza Maria Plentz, Lisiane Bôer Possa, Vitória D’Avila Pedroso, Angélica Araújo de Menezes, Erotildes Antunes Xavier, Carlos Eduardo Antoniete, Vanessa Gabrielle Diniz Santana, Fernanda Tavares Costa de Souza Araújo

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


Apresentação

Este resumo trata-se de um relato sobre o projeto: “Construção de Capacidade Gestora local para qualificação das maternidades do Estado de Pernambuco (PE): Formação-intervenção em Metodologia de Análise dos Serviços, Processos de Trabalho, Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho”. Esse projeto, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Associação Brasileira da Rede Unida, se propôs a contribuir para a qualificação de capacidade gestora local, do sistema de saúde e dos serviços, com vistas a qualificação da atenção nas maternidades do estado, através de formação-intervenção para o componente hospitalar da rede assistencial obstétrica e neonatal.

A SES/PE estabeleceu como prioridades para atuação a Melhoria da Rede de Atenção Obstétrica e Neonatal Precoce, definindo estratégias no Plano Estadual de Saúde 2020-2023, a exemplo: redesenhar a Rede de Atenção Obstétrica; contribuir para a estruturação da rede assistencial adequada para a oferta e demanda, na linha do cuidado, com a estruturação da força de trabalho para responder às necessidades da rede de atenção à saúde de mulheres e bebês.

Desta forma, o projeto apoiou-se na abordagem problematizadora do planejamento estratégico da força de trabalho em saúde, em consonância com as políticas de incentivo a processos descentralizados de formação e educação permanente. Buscou-se contribuir para a efetiva implementação de uma prática de gestão que promova a análise dos processos de trabalho em saúde, especialmente no sentido de reorganizar o modelo de atenção segundo os princípios, valores objetivos do SUS, em especial a integralidade e universalidade da atenção à saúde.

Desenvolvimento

O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: 1) Planejamento, preparação e apresentação da Formação-intervenção; 2) Produção de indicadores e parâmetros de dimensionamento de força de trabalho para maternidades; 3) Realização da formação intervenção e 4) Sistematização das contribuições, produção da análise comparada e relatório finais.

Na 1ª etapa foram produzidas análises sobre a rede de atenção à saúde nos territórios das regiões de Ouricuri, Salgueiro, Recife, Serra Talhada, Limoeiro e Caruaru, três mini-documentários da série “Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde: gestão e cuidado em ato”, ferramentas de dimensionamento, com a elaboração de planilha no programa Excel para a descrição e sistematização da estrutura e capacidade instalada dos serviços, da força de trabalho existente, da produção do cuidado realizada, das atividades realizadas segundo profissão e ocupação e respectivos indicadores e parâmetros a serem pactuados em cada serviço, dos cálculos de dimensionamento e da síntese da força de trabalho programada. Além disso, foram disponibilizados materiais didáticos e de apoio e espaços para debates e compartilhamento dos documentos produzidos na plataforma virtual da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e a seleção de tutores para a atuação nas maternidades.

Na 2ª etapa, realizou-se revisão sistemática da literatura, legislações e normativas sobre indicadores e parâmetros de força de trabalho para o cuidado em obstetrícia e neonatologia. Para produzir consenso de especialistas para indicadores e parâmetros da força de trabalho em maternidades considerando o contexto de PE foram realizadas oficinas virtuais.

No que se refere a 3ª etapa, para o desenvolvimento da formação-intervenção com a realização do dimensionamento nos hospitais participantes foram realizados 43 encontros virtuais, 18 oficinas e 6 seminários regionais, através dos ambientes virtuais de aprendizagem e tecnologias de comunicação e informação, bem como reuniões semipresenciais.

Na última etapa, foi contemplada a construção dos relatórios que sistematizam os produtos da formação-intervenção em cada maternidade. Importante ressaltar que em todas as etapas foram realizadas a atualização do site sobre as principais notícias e resumos sobre as ações e a manutenção do ambiente virtual.

Resultados

Os resultados do projeto contemplam: a validação da metodologia de dimensionamento validada como ferramenta para utilização da SES/PE com projeções para a sua institucionalização; programa de formação e materiais didáticos e ferramentas de apoio para a capacitação em dimensionamento de obstetrícia e neonatologia de hospitais de maior porte validados e transferidos à ESPPE, com projeções para a sua réplica posterior; aproximadamente 40 trabalhadores das 6 maternidades e da SES treinados na metodologia de dimensionamento da força de trabalho; relatório da capacidade instalada, escopo do serviço, dos processos de trabalho e do dimensionamento da força de trabalho dos 6 hospitais indicados.

Como perspectiva da educação permanente, esse projeto pretendeu que os trabalhadores do sistema local, partícipes da formação, pudessem aprender, incorporar, (re)formular  e, idealmente, formalizar a metodologia como instrumento processual e contínuo das suas atividades de gestão do trabalho, da rede de atenção e dos serviços de saúde. Os resultados e as propostas elaboradas foram apresentados em reunião com a gestão da SES e Hospitais participantes do projeto.

É relevante salientar que o dimensionamento deve constituir-se como um processo permanente e de construção coletiva que responda ao contexto vivido no território, trata-se portanto, de romper com a lógica prescritiva e normativa e reconhecer o dimensionamento como resultante do encontro entre os sujeitos trabalhadores, gestores e usuários, portanto, onde se dá o agir no cotidiano do cuidado à saúde.

A SES Pernambuco vem apostando nessa continuidade e institucionalização, demonstrada a partir da recente composição de equipe responsável pelos processos de dimensionamento dos serviços de saúde sob gestão do estado. A equipe compõe a Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SEGTES).

Considerações finais

O projeto ocorreu de forma adaptada ao cenário da Pandemia da Covid-19, com a realização de oficinas e seminários virtuais, visitas técnicas às unidades participantes pelos tutores e orientadores de aprendizagem, produção de materiais didáticos, de relatórios e planos de intervenção que visam contribuir com a qualificação dos processos de trabalho e com a construção de capacidade gestora local, entre outras iniciativas.

A Formação-intervenção foi planejada em dois ciclos, a fim de preservar a boa participação dos gestores e trabalhadores selecionados e evitar a sobrecarga potencializada pela Pandemia de Covid-19.

Dimensionar a necessidade de trabalhadores viabiliza a prática de reestruturação da gestão do trabalho. Trata-se de uma ferramenta potente para identificar, analisar e qualificar os serviços, os processos de trabalho e a força de trabalho existente e necessária para assistir os usuários do SUS.

O projeto promoveu tessituras entre educação, gestão e trabalho, a partir de uma metodologia integrada e multiprofissional. Essa metodologia proporcionou capacitação dos trabalhadores para realizar leituras de cenário, identificando problemas e propondo soluções no cotidiano da prática profissional.