Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Experiência do Comanejo das equipes de Pediatria Hospitalista e Ortopedia em Hospital Pediátrico no Espirito Santo
Rose Faria Faria

Última alteração: 2022-02-11

Resumo


DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:

Em Outubro de 2020 foi iniciado o Projeto de Medicina Hospitalar no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) em Vitoria-ES. Trata-se de um Hospital Pediátrico estadual com abrangência de internação em diversas patologias clínicas e cirúrgicas, em especial ortopédicas. O conceito do Comanejo foi trazido como um dos objetivos da Medicina Hospital com evidente melhora de  indicadores de tempo de permanência de pacientes em internação, redução nas taxas de complicação de pacientes em Comanejo e redução das reinternações após alta hospitalar. Um dos passos iniciais foi a definição do perfil de pacientes que seriam elegíveis ao Comanejo dentre eles pacientes com infecções osteoarticulares, provenientes de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), com comorbidadedes,   oncológicos, com intercorrências em pós operatório ortopédico e recém nascidos. Outro ponto importante é a identificação desses pacientes elegíveis pela equipe da Ortopedia. As estratégias utilizadas foram a identificação de pacientes em censo de enfermagem no momento da internação ou aviso direto pela equipe de ortopedia a equipe de hospitalistas, além de solicitação em prontuário. Uma vez definido o paciente em Comanejo, iniciamos a assistência conjunta com a especialidade, onde diariamente os pacientes são assistidos tanto pela pediatria quanto pela ortopedia. Um outro ponto importante no desenhar dessa implantação é a definição das funções de cada membro da equipe, sendo funções restritas ao ortopedista indicação de cirurgia, solicitação de equipamentos específicos para procedimentos cirúrgicos como próteses ou instrumental, reserva de centro cirúrgico.

RESULTADOS E/OU IMPACTOS:

Observado que desde a implantação o Comanejo trouxe melhoria na assistência. Destacamos a elaboração de planos terapêuticos para algumas patologias como o de Infecções osteoarticulares. Tais planos terapêuticos consistem na programação detalhada em um cronograma diário da propedêutica do paciente com as funções estabelecidas e descritas de cada especialista da equipe multidisciplinar, de modo que  a cada dia em que o paciente encontra-se em ambiente hospitalar, desde a sua admissão no Pronto Socorro ate a sua alta, cada membro da equipe, cada membro consegue seguir um fluxograma de ações a serem realizadas com o paciente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Podemos concluir que o Comanejo traz benefícios ao paciente ortopédico internado conduzido pela Medicina Hospitalista, como redução de erros de prescrição, aumento da vigilância em relação a coleta de culturas pré antibióticos, maior precisão na escolha de antibióticos o que consequentemente acarreta um menor tempo de permanência e uma alta mais segura para o paciente