Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
FUNCIONAMENTO E ATUAÇÃO DA EQUIPE DE CONSULTORIO NA RUA - UNIDADE DE ACOLHIMENTO PROVISÓRIO EM SAÚDE - ISOLAMENTO DOMICILIAR / DISTANCIAMENTO SOCIAL - COVID-19
Joelma de Faria Nicolau Orlando, Rariane Flôr Vieira, Rafael Lira da Silva, Jacqueline Moerbeck Miranda Gama, Cynthia Correa de Oliveira Ferreira, Nicole Cleidiane Kinupp de Oliveira, Cácia Mônica Osório, Daniele Fátima De Paula, Nilda Francisco Camillo, Wendel Oliveira dos Santos

Última alteração: 2022-05-04

Resumo


É um Serviço de Acolhimento Provisório para o distanciamento social de pessoas em situação de rua com sintomas respiratórios leves suspeitos de contaminação pelo novo Coronavírus (COVID – 19). O serviço irá promover o apoio e proteção à população em situação de rua, com a oferta de alojamentos provisórios, alimentação e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas. Assegura a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial para a minimização dos danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas. PÚBLICO ALVO: Pessoa em Situação de Rua com sintomas respiratórios leves sugestivos de COVID 19 com indicação médica para isolamento domiciliar / distanciamento social. OBJETIVOS: Realizar o isolamento domiciliar/distanciamento social; Assegurar acolhimento imediato em condições dignas e de segurança; Manter alojamentos provisórios; Monitorar diariamente o estado geral de saúde, avaliando sinais e sintomas.

AMBIENTE FÍSICO:Alojamento provisório para repouso e restabelecimento pessoal, mantendo uma distância de pelo menos 2 (dois) metros entre as camas, com condições de salubridade; Instalações sanitárias para banho e higiene pessoal, com provento de insumos para higienização adequada, com a oferta de toalha de papel para secagem das mãos e utilização roupas de cama e utensílios individuais, sem compartilhá-los. Espaço para realização de refeições, com a oferta, se possível, de utensílios descartáveis; RECURSOS MATERIAIS:

Materiais de consumo para o desenvolvimento do serviço: alimentos, artigos de higiene, roupas de cama, banho e cobertores, dentre outros. Estrutura para guarda de pertences e de documentos. Bebedouro, refrigerador, aparelho de TV. Medicamentos e Insumos de saúde necessários, como EPI’s, termômetros, oxímetro, esfigmomanômetros e estetoscópios.  RECURSOS HUMANOS: 06 Técnicos de Enfermagem em regime de trabalho 12horas/60horas; 1 Auxiliar de Serviços Gerais diarista; 1 (uma) Enfermeira Supervisora – Responsável Técnica TRABALHO ESSENCIAL AO SERVIÇO: A Equipe de Consultório na Rua em conjunto/parceria com a Rede SUAS é responsável pela supervisão e vigilância deste Serviço, os profissionais devem atuar em conjunto com o Centro POP, Serviço de Abordagem Social e Casa de Passagem/Abrigo Noturno (Rede SUAS) para o acesso e garantia do direito a saúde da pessoa em situação de rua acometida pelos sintomas sugestivos a infecção pelo novo coronavírus – COVID-19. Será ofertada proteção social proativa, escuta e orientação. Realização e monitoramento diário do estado geral de saúde e avaliação da evolução de sinais e sintomas. FUNCIONAMENTO: 24 horas, no período de duração da situação de emergência para o enfrentamento da Pandemia do novo coronavírus. ABRANGÊNCIA: Município de Resende -RJ. ARTICULAÇÃO EM REDE: Serviços da Rede SUAS (Centro POP, Serviço de Abordagem Social e Casa de Passagem/Abrigo Noturno) responsáveis pelo atendimento social da população em situação de rua, Serviços de Saúde, Guarda Municipal, e Organizações da Sociedade Civil que realizam o atendimento a população em situação de Rua no Município de Resende. IMPACTO ESPERADO:Contribuir para minimização de danos, vigilância em saúde, proteção social de indivíduos, isolamento social de forma a evitar a contaminação e disseminação no novo coronavírus (COVID-19).