Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-08
Resumo
TEMA: PROFESSORES EM ENSINO REMOTO E SUAS INQUIETAÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA
LETICIA MILLER MARTINS², FATIMA MOUSTAFA ISSA¹, ROSANE MEIRE MUNHAK DA SILVA¹, ADRIANA ZILLY¹
1Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
2Professora da Rede Estadual
TEMA: APRESENTAÇÃO: Visando conter/combater a Pandemia Covid-19, o ensino escolar público e privado seguiram o protocolo sanitário adotado e ocorreu por meio do Ensino Remoto em muitas localidades brasileiras. Face a esta realidade, os professores foram transpostos abruptamente do ensino presencial para essa nova maneira de lecionar.
DESENVOLVIMENTO: Esta comunicação visa apresentar pontos, tanto os positivos quanto negativos, com os quais os professores se depararam nessa pandemia. Para tanto, foram entrevistados professores de Língua Portuguesa , ensino fundamental ll, em uma escola pública de Foz do Iguaçu, em 2021. Os dados obtidos foram analisados sob a ótica do DSC (Discurso do Sujeito Coletivo).
RESULTADOS: Ao se realizar as análises das cinco entrevistas, emergiram inquietações referentes a qualidade do ensino ofertado aos alunos, uma vez q parecia-lhes que faltava interação, feedback, o face-a-face, inseguranças quanto ao desenvolvimento e fazer das aulas, ainda, duas entrevistadas relatam que sofreram estresse emocional, insônia e mal estar físico que resultou em procura por atendimento médico especializado em saúde mental. Vale destacar que ambas as entrevistadas não contaram de apoio por parte dos dirigentes educacionais para o bom andamento do tratamento médico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que os resultados obtidos contribuam para minimizar as inquietações emocionais do fazer educação/ ensino em uma nova ótica de trabalho na qual os professores e aprendizes passam a ocupar o dois lados, o de ensinar e aprender.