Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROFESSORES EM ENSINO REMOTO E SUAS INQUIETAÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Leticia Miller Martins, Fátima Moustafa Issa, Adriana Zilly, Rosane Meire Munhak da Silva

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


TEMA: PROFESSORES EM ENSINO REMOTO E SUAS INQUIETAÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA

LETICIA MILLER MARTINS², FATIMA MOUSTAFA ISSA¹,  ROSANE MEIRE MUNHAK DA SILVA¹, ADRIANA ZILLY¹

1Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

2Professora da Rede Estadual

 

TEMA: APRESENTAÇÃO: Visando conter/combater a Pandemia Covid-19, o ensino escolar público e privado seguiram o protocolo sanitário adotado  e  ocorreu  por meio do Ensino Remoto em muitas localidades brasileiras. Face a esta realidade, os professores foram transpostos abruptamente do ensino presencial para essa nova maneira de lecionar.

DESENVOLVIMENTO: Esta comunicação visa apresentar pontos, tanto os positivos quanto negativos, com os quais os professores se depararam nessa pandemia. Para tanto,  foram entrevistados professores de Língua  Portuguesa , ensino fundamental ll, em uma escola  pública de Foz do Iguaçu, em 2021.   Os dados obtidos foram analisados sob a ótica do DSC (Discurso do Sujeito Coletivo).

RESULTADOS: Ao se realizar as análises das cinco entrevistas, emergiram inquietações referentes a qualidade do ensino ofertado aos alunos, uma vez q parecia-lhes que faltava interação,  feedback, o face-a-face, inseguranças  quanto  ao desenvolvimento e fazer das aulas, ainda, duas entrevistadas  relatam que sofreram estresse emocional, insônia  e mal estar físico   que resultou em procura por atendimento médico  especializado em saúde  mental. Vale destacar que ambas as entrevistadas não contaram de apoio por parte dos dirigentes educacionais para o bom andamento do tratamento médico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que os resultados obtidos contribuam para minimizar as inquietações emocionais do fazer educação/ ensino em uma nova ótica de trabalho na qual  os professores e aprendizes passam a ocupar o dois lados, o de ensinar e aprender.